sexta-feira, 9 de março de 2012

Cinema Novo Film Festival - muito além de Bollywood.

Abriu ontem, aqui em Brugge, a edição 2012 do Cinema Novo Film Festival. Há um tempo contei aqui no Flanar um pouco da história desta incrível mostra de filmes de arte da África, Ásia e América Latina.
O que mais me deixa espantado é como uma cidade de 100 mil habitantes, como a nossa Brugge, consegue, já há quase 30 anos, manter um dos festivais mais prestigiados do norte da Europa. A resposta é mesmo a qualidade dos filmes aliada à organização impecável. Este ano, a Índia é o país foco e o festival mostra que há cinema de autor na terra de Gandhi, além dos musicais de Bollywood - o gênero cinematográfico baseado em Mumbai, centro da maior produção de cinema do mundo. Pequenas jóias do cinema indiano estarão nas telas, como a trilogia de filmes baseados na obra do prêmio Nobel de Literatura Rabindranath Tagore (1861-1941).
Este ano, o festival exibe no total 72 filmes, sendo 39 da Ásia (incluindo os 15 filmes da mostra indiana), 11 filmes da África e 18 da América Latina. Entre estes, três filmes brasileiros: o super aguardado Tropa de Elite 2 (de José Padilha), e os delicadíssimos Abismo Prateado, do diretor Karim Aïnouz (de Madame Satã e Céu de Suely) e Girimunho (dos estreantes Helvécio Marins JR e Larissa Campolina).
O programa completo do Cinema Novo Film Festival pode ser lido no site em neerlandês, francês e inglês.