terça-feira, 1 de maio de 2012

1° de Maio





Imagens: Edvan Feitosa Coutinho- 2005

Em junho de 2005, fomos a Berlim e o guia Lonely Planet recomendava um passeio ao lado oriental da cidade -  símbolo da divisão do mundo pós-Segunda Guerra. Nessa época, esta parte da velha Berlim ainda guardava em sua arquitetura os traços dos anos de chumbo. Num dos prédios públicos - talvez sede de algum ministério da antiga República Democrática da Alemã (RDA) - vimos uma série de pinturas murais no melhor exemplo do Realismo Socialista - a estética de estado da União Soviética também adotada pelos países da chamada Cortina de Ferro. Ainda se podia ver no mesmo prédio, uma imensa fotografia de algum 1° de maio  dos anos 50. Lembrei dessas fotos que fiz ao pensar no Dia do Trabalho e  de nós, Trabalhadores - sempre personagens centrais da engrenagem que move o mundo, e em nome de quem regimes,  de esquerda e de direita, se arvoram em falar em nome e impor estéticas, sejam elas de estado ou de mercado. Mas, enfim, acima de tudo isso, viva o Trabalhador!

3 comentários:

Marise Rocha Morbach disse...

Lindos!

Carlos Barretto  disse...

Mais um post A N T O L Ó G I C O!
Eras, Edvan.

Edvan Feitosa Coutinho disse...

Obrigado Marise e Carlos. Publiquei também via Facebook e lá, nosso amigo Ernani Chaves, um berliner partucamente, comentou:
"Edvan, fiquei pensando que os painéis poderiam ser no antigo Palast der Republik, sede do governo da ex-DDR, que ficava quase em fente à Catedral e que foi demolido. Na terceira imagem, de acordo com a sequência na qual postastes, aparecer Erick Honneker, o último "presidente" da ex-DDR, cumprimentando, de paletó, um "trabalhador". A última imagem, a do imenso painel na fachada de um prédio, parece ser uma fotografia e que foge do estilo do realismo socialista, é bem bonita."