Perigeu de 2011 - Imagem: Carlos Barretto. Todos os direitos reservados. |
Como tem órbita elíptica ao redor da terra, é previsível que em algum momento desta trajetória a lua fique mais próxima de nosso planeta. Este fenômeno natural conhecido como perigeu, ganhou nos EUA desde 1979 a designação midiática de SuperMoon (Super Lua), quando coincide com a fase de Lua Cheia. Esta singularidade infrequente, proporciona aos terráqueos a maior e mais brilhante visão da superfície lunar.
Sendo mais objetivo, todos os meses temos lua cheia. E todos os meses também temos perigeu. Os dois simultâneos => "Super Lua".
Sendo mais objetivo, todos os meses temos lua cheia. E todos os meses também temos perigeu. Os dois simultâneos => "Super Lua".
O termo, obviamente exagerado, deve estar provocando algum tipo de mal entendido entre os leitores. Afinal, qual seria a razão para o prestigiado National Geographic produzir uma matéria com o título Supermoon Coming Saturday - Not a Threat to Earth ???
Bem.
Para quem tem alguma dúvida sobre o inocente e belo fenômeno que vai acontecer no próximo sábado, o National Geographic esclarece que a Lua deve aparecer 30% mais brilhante e 16% maior. E não deve provocar maiores consequências em nosso planeta. Segundo a publicação, apesar de conhecermos os efeitos da Lua Nova e Cheia nas marés, não existem evidências científicas que a conectem com terremotos e outros desastres naturais.
Sendo assim, respire tranquilo e agende-se. Deve valer a pena.
4 comentários:
Huuummm...fotinhos...tô ligado.....hehehe
Hehehehehe
Ah, Carlinhos isso porque já nesta sexta acordei com um crescente vontade de uivar.
Ahahahahahahhahahah
Postar um comentário