domingo, 6 de maio de 2012

Uma paciência esperta para seu iPad

Sou fã de jogos de paciência. Também conhecidos como Solitaire na língua norte americana, gosto de passar algumas horas livres no Mac/iPhone/iPad tentando obter deles as melhores estatísticas de aproveitamento. 
Neste tempo, desenvolvi uma tese de que todo jogo de paciência, em algum momento já nasce morto. Em outras palavras, feita a disposição das cartas, nenhuma jogada ou movimento poderia garantir-lhe a vitória. Simplesmente, a caprichosa e aleatória apresentação inicial, estaria insolúvel desde o nascedouro.

Tal possibilidade, é algo irritante. Afinal, você precisará espremer seu cérebro ao limite, testando todas as possibilidades, para só então descobrir que não há solução. Uma perda de tempo.

E foi utilizando um elegante aplicativo para iPad, que imagino ter comprovado a minha tese. Falo do Real Solitaire HD.
Disponível em versão gratuita e paga (U$ 2,00) na iTunes Store, o aplicativo possui um interessante recurso que evita que você tenha este aborrecimento. Habilitando o Game Solver, uma pequena mensagem vai avisá-lo se aquele jogo é winnable (ganhável) ou não. O game solver vai calculando também no background todas as possíveis jogadas ao longo de uma partida. Se em algum momento você cometer uma besteira, logo a taxativa mensagem em letras vermelhas avisa: Not Winnable.
Jogo Not Winnable com zero movimentos!
Tudo bem! Tudo bem!
É claro que eu estou trapaceando ao utilizar este recurso. Sei que alguns vão logo notar. Mas no limite, ele acabou por comprovar minha teoria. Em muitas partidas, logo de início, sem que eu tenha tido a oportunidade de mover qualquer carta, lá estava a flagrante mensagem informando que eu não ganharia.
Sacaram?

Nenhum comentário: