segunda-feira, 13 de maio de 2013

O que é real?


“A minha preocupação principal é a diferença entre a nossa percepção da realidade e o que é realmente a realidade.” Philip K. Dick

Por mais que eu fuja da literatura inquisidora de Philip K. Dick, acabo sempre retornando ao seu universo de memórias induzidas, realidades virtuais, dimensões paralelas e humanos artificiais.
Neste último final de semana fui "obrigado" a "ver" um presente que ganhei, o box Blade Runner - 30th Anniversary - Colector's Edition (3 BD's + livreto + holograma), o que me impulsionou imediatamente a começar a reler a obra literária sombria e cult de PKD.
E apesar de estar apenas na metade do primeiro livro escolhido ao acaso, o pouco conhecido A Penúltima Verdade, a pergunta que se recusa a calar já começou a morder o meu inconsciente: afinal, o que é real?



“Dick parece prever um futuro em que questões intelectuais da filosofia académica irão se mudar para a rua de modo a que qualquer pessoa será obrigada a resolver tais problemas contraditórios como a “objetividade” e a “subjetividade,” porque a sua vida dependerá do resultado.” Stanislaw Lem

2 comentários:

Edyr Augusto Proença disse...

O que mais me fascina dele é que apesar de falar sempre de um tempo futuro, cheio de máquinas, o que há para se discutir é o ser humano e seu momento.
Abs

Scylla Lage Neto disse...

Edyr, o presente já tem muito de PKD e começa a ficar parecido com o universo de William Gibson.
É verdadeiramente fascinante!
Um abraço.