sexta-feira, 26 de maio de 2006

Censura sistemática aos blogs

E os blogs parecem incomodar mesmo muita gente. Em pelo menos 2 hospitais em que trabalho, o acesso aos blogs foi bloqueado nos servidores das instituições. A justificativa é uma desculpa "amarela". Segurança.
Tal justificativa é improcedente pois os mesmos que alegam suposta vulnerabilidade à segurança atribuída aos blogs, utilizam em suas máquinas corporativas Windows 98, reconhecidamente o sistema operacional mais inseguro do planeta. Em minha humilde opinião, o temor é contra a livre expressão.
Por outro lado, existe mesmo a necessidade das empresas de exercerem um certo controle sobre os usuários tendo em vista que nestes mesmos locais, não é infrequente surpreender o acesso à websites x-rated, o que é verdadeiramente inconcebível neste ambiente de trabalho. Não apenas pelo ponto de vista moral da questão mas pelo simples fato de que estes websites em sua maioria, apresentam-se infestados de spywares e malwares dissimulados e transparentes ao usuário, embutidos em scripts no código HTML que podem comprometer a segurança da empresa. Mas daí a censurar os blogs há muita diferença. E razões diferentes.

2 comentários:

Anônimo disse...

Você está equivocado e a justificativa realmente procede: Segurança!

- Segurança de que as pessoas não estarão informadas;
- Segurança de que os "interessados" não serão criticados;
- Segurança de que seus cargos e empregos e votos estarão garantidos, etc, etc, hehe.

Carlos Barretto  disse...

É verdade, anônimo. É um outro ponto de vista do mesmo problema.
Abs