quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Primeiras 24 h sobrevivendo ao Vista

Primeiras 24 hs utilizando o novo Windows Vista e continuo vivo. Mas vamos a alguns problemas que certamente, boa parte dos usuários com o mesmo desprendimento e desejarem arriscar a instalação do Windows Vista, vão experimentar. Adquiri a versão Home Premium que é a adequada a maioria dos usuários domésticos. A Home Basic, sinceramente, não vale a pena.

Meu perfil de hardware:
ATHLON XP 2600 (2GHZ), 1 gbyte de RAM, HD de 40 gbytes, Placa de Vídeo ATI Radeon 9600 (AGP), Placa de Áudio Creative Audigy 2 ZS 7.1, Monitor LCD Samsung 710 N, Impressora HP Photosmart 7260, Scanner Genius HR6X Slim, Mouse e Teclado wireless da Microsoft, Microsoft Fingerprint Reader (leitor de impressões digitais), Sintonizador de TV USB D-Link DUB T 210, iPaq hW6945, base para iPod com iTunes. Em rede híbrida (Wireless e Ethernet) com mais 3 computadores com Windows XP, de configuração semelhante. Os requisitos de sistema estão razoáveis para o Vista, principalmente levando em conta a placa de vídeo que deve fazer toda a diferença para fazer funcionar a interface AERO, mais bonita e cheia de novidades cosméticas. Mas quem não gosta de uma boa área de trabalho?

Instalação: durou quase uma hora. Descontado o tempo necessário para descobrir como abrir a caixa do Windows Vista (modo totalmente incomum) e onde estaria afixada a etiqueta com a chave de ativação. O Windows Vista vem em DVD. Portanto, os usuários que não possuírem leitor de DVD em sua máquina, NÃO conseguirão instalar o produto.
Neste tempo, 3 reinicializações sendo que a última, a máquina travou e tive aplicar a velha reinicialização manual (botão RESET no PC). Mas ao final, tudo voltou redondo e finalmente pude entrar em contato pela primeira vez com o sistema.

Primeiro boot:
A interface AERO funcionou perfeitamente nesta configuração com trasnparências, sombras e o novo cosmético Flip 3D (as janelas abertas se alternam em 3D na área de trabalho ao apertarmos as teclas WINDOWS + TAB). A performance aparente do sistema pareceu exatamente a mesma do XP, apesar de sabermos que tecnicamente o Vista exige muito mais da CPU. Ainda nas primeiras 24 h de sobrevivencia, é cedo para dar alguma opinião. Placa de vídeo, monitor, mouse e teclado automaticamente reconhecidos e funcionais. (Mouse e Teclados Microsoft utilizam os softwares Intellipoint e Intellitype que já possuem versões novas para o Vista. Recomendamos o download prévio). Os usuários do Fingerprint Reader, terão que fazer o download do novo software Digital Persona 2.0.
A placa de vídeo, apesar de ter sido reconhecida perfeitamente, deve ser atualizada com os últimos drivers disponíveis para manter sempre a melhor performance em jogos. Ambos os fabricantes (Nvidia e ATI) já possuem drivers atualizados em seus websites.
O iPod e o iTunes funcionaram sem nenhum arranhão, o que já contribuiu para minha maior tolerância aos problemas que surgiram depois (citados abaixo). Ora! Para que serve uma @#$%#% de PC que não consegue rodar um iPod?
O Fingerprint Reader, após a instalação do novo software, funcionou redondo.
A conexão com o roteador Velox funcionou de forma magnífica, sem quase nenhuma interferência minha, estando conectado à internet já no primeiro boot. Lembro que meu modem é configurado como roteador, sendo ele o responsável pelo login no Velox, independente do PC que a ele esteja conectado. Isto facilita e muito o compartilhamento de internet com os demais PCs da rede.

Problemas:
1. Placa de áudio não reconhecida. Tive que ir até o website da Creative americano e baixar uma versão beta do driver de áudio que funcionou adequadamente). Devo voltar lá mais vezes até o lançamento da versão final. Problema PARCIALMENTE RESOLVIDO!
2. Software de sincronização para o Pocket PC teve que ser atualizado para o novíssimo Windows Mobile Device Center que vai substituir o antigo ActiveSync. E funcionou bem após a instalação. Problema RESOLVIDO!
3. Norton Internet Security 2007 (NIS) comprado há menos de 1 mês é incompatível com o Vista e nem se instala. Problema GRAVÍSSIMO, que resolvi agora pela manhã após consultar Microsoft e Symantec. A solução apesar de trabalhosa é simples: baixa-se a versão trial da Symantec americana (em inglês uma vez que a brasileira ainda não está disponível até o momento) e durante a instalação, fornecemos a mesma chave de ativação impressa na capa do CD da versão brasileira, adquirida na loja. Finalmente, para meu alívio, tudo passou a funcionar perfeitamente. Estaremos em contato com a Symantec brasileira para obter uma versão funcional em português. Problema RESOLVIDO!
4. Perdi o Scanner que até o momento não possui drivers para o Vista (deverá ir para outro PC da rede com Windows XP). Problema NÃO RESOLVIDO!
5. Perdi o sintonizador de TV USB da D-Link que também até o momento não possui drivers para o Vista (idem). Problema NÃO RESOLVIDO!
6. Se você já se acostumou com o Windows Explorer, vai estranhar o novo gerenciador de arquivos do Vista. Trata-se de quase um novo paradigma. Mas com o tempo, acho que vou me adaptar a ele.

Estaremos a partir de agora postando sempre que possível, as novidades sobre o funcionamento do Vista, na medida em que o utilizamos. Aqueles que pretendem adotá-lo, podem ter uma boa idéia do que vão enfrentar pelo menos nestes primeiros meses. Na verdade, esta adoção precoce de um novo sistema operacional, nunca é recomendada, exatamente pelos problemas que sempre surgem com drivers de dispositivos. Nem todos os usuários de PC tem estômago para enfrentar sozinhos estas dificuldades iniciais. Estejam alertados então. Mas quem gosta e tem conhecimento para arriscar, vai adorar sim.
Vamos em frente então.

7 comentários:

Itajaí disse...

E quanto custou essa caixinha de chatices?

Val-André Mutran  disse...

Optei pelo pacote do Windows Vista Business, um colosso que consumiu 25% de meu HD de 100. Aproveitei a onda e instalei o Office 2007. Quase n"ao tive que configurar nada, foi tudo reconhecido pelo novo sistema. Reinstalei normalmente os demais programas que utilizava e, novamente, nenhum problema. Minha rede é sem fio e serve dois PC de mesa e um notebook, como já havia te relatado em nosso encontro aí em Belém.
Achei tudo magnífico e, inclusive, voltei a adotar o novo navegador Internet Explorer e o Outlook, tudo do novo pacote.
Como não tenho os hardwares que você possui, não tive qualquer problema, exceto com a impressora que, facilmente, baixei o novo software no site do facricante japonês.
Achei que a rede ficou mais lenta. Não duvido disso. Mas, o prazer, pelo menos por enquanto, da utilização da nova plataforma, está compensando.
Ah! Os chipsets que utilizo são bem mais rápidos que a configuração que você descreveu no teu relato.
Grande abraço! Gostou das músicas?

Carlos Barretto  disse...

Olá, Oliver.
Veja os preços lá na Intersol em
http://www.intersol.com.br/
São os mesmos para todo Brasil.
Se vc tem hardware poderoso, arrisque pois eu sei que vc é daqueles que gosta desta história de drivers e tudo o mais.

Carlos Barretto  disse...

Olá Val.
Para quem tem um hardware novo e atual, possivelmente não deve haver contratempos. Estes, residem mais nos periféricos.
E se vc usa o Norton ou o MacFee, vai ter o problema da compatibilidade com o Vista. Mas são temporários e já estão sendo resolvidos.
As músicas...
Bem, estou programando a festa de aniversário aqui em casa.
Vai ter Signos Club, com toda certeza...
Abs e obrigado, amigo.

Yúdice Andrade disse...

Embora (ou exatamente por causa de) seja casado com uma profissional da informática, tenho restrições seríssimas aos aparatos tecnológicos. Afinal, a informática é a ciência criada para resolver os problemas que não tínhamos antes dela.
Graças ao post e ao comentário do Val-André, temos instalado aqui um verdadeiro serviço de utilidade pública. Acompanharei atento, para quando for aderir ao Vista... daqui a um bom tempo.
A propósito, minha campanha anti-Dudurudú se tornou diária. Dêem uma passadinha lá, por favor.

Carlos Barretto  disse...

Deixa disso, Yúdice. Vc adora informática e já é um adicto e nem sabe.
:-)
Mas vamos lá ao Dudurudú sim.

Val-André Mutran  disse...

Então agora e' pa...no Dudurudu!!Hehe.