quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

Windows Vista: Índice de Experiência do Windows

O Windows Vista após avaliar o desempenho de seu hardware com foco em processador, memória RAM, elementos gráfico, gráficos de jogos e disco rígido primário, atribui uma pontuação (de 1 a 5) para cada um destes ítens. Baseado na menor pontuação obtida entre estes ítens, atribui a pontuação final de desempenho do windows. É o chamado Índice de Experiência do Windows. Com ele, você poderá avaliar aquilo que sua máquina será capaz de executar com o hardware disponível, estabelecendo 3 níveis bem distintos:
  • Pontuação até 2: o PC possui desempenho suficiente para executar a maioria das tarefas gerais de computação, como executar aplicativos de produtividade comercial e pesquisar na Internet. Mas o PC não é capaz de executar o Windows Aero, ou as experiências multimídia avançadas disponíveis no Windows Vista.*
  • Pontuação 3: o PC é capaz de executar o Windows Aero e muitos recursos novos do Windows Vista em nível básico.*
  • Pontuação maior que 4: o PC é capaz de executar todos os novos recursos do Windows Vista, com total funcionalidade, e é capaz de suportar experiências intensivas em elementos gráficos high-end, como jogos com vários participantes e 3D, além de gravação e reprodução de conteúdo HDTV.*
Em meu PC, descrito no post abaixo, a mínima pontuação que consegui foi de 3,5, por conta da má performance de meu processador ATHLON XP 2600 (2 ghz). Com 1 Gbyte de memória RAM, consegui 4,2 de índice. Isso dá uma idéia das exigências pesadas de hardware para a execução com folga de todas as funcionalidades do Vista.
Para acessar a ferramenta de Índice de Experiência do Windows vá em Painel de Controle -> Informações e Ferramentas de Desempenho.
Qual foi seu resultado?

*Fonte: Ajuda e Suporte do Windows

8 comentários:

ASF@Web disse...

"...por conta da má performance de meu processador ATHLON XP 2600 (2 ghz)" ++p

P...! Um Athlon XP 2600 é fraco!? ahahahahahah

Esses idiotas estão mesmo se superando.

Flanar disse...

Já estava esperando sua participação nestes posts ASF...:-)
Mas realmente, não fiquei exatamente lisonjeado com a classificação de meu suado PC.
Abs

ASF@Web disse...

Mas alguém poderia afirmar que perco credibilidade usando a palavra "idiota". Ok, então:

$ echo 'Esses idiotas estão mesmo se superando.' | sed 's/idiotas/telentosos engenheiros de software/'

Copulatum et Malum Remuneratum disse...

Será que roda na minha máquina?
AMD K6-2 500, 64 MB de RAM, HD de 4 GB, placa de vídeo Trident de 2 MB, compartilhada, a placa de som não funciona a algum tempo..., que mais? teclado 9 pinos, mouse serial. Ah, conexão discada em modem de 33,6 kbps.
Roda Win 95, Office 97, Netscape 4. Não tem anti-vírus.
Dê o diagnóstico aí, dotô. Só não vale mandar pra UTI, senão eu vou desconfiar que vc tá querendo arrumar cliente...

Flanar disse...

Ahahahahah!
Égua, Copulatum! Mas não brigue com sua máquina. Ela ainda pode render um bom firewall turbinado numa instalação enxuta do Linux.
O asf@web há de nos dar alguma opinião a respeito.

Antonio disse...

Caro Copulatum,

Seu PC tem praticamente menor capacidade de processamento do que o meu Palm Pilot! :-)

Eu sinto decepcioná-lo mas se você não estiver disposto a desembolsar uma boa grana e a se livrar desse “lixo” a Micro$oft não tem nada para você. Eu até arrisco afirmar que, ao que tudo indica, como usuário você nem mesmo existe para o pessoal de Redmond.

Mas não fique triste (esses insensíveis), saiba que existe um universo de possibilidades novas a serem exploradas mesmo usando “relíquias tão queridas” como parece ser o caso do seu K6. Saiba que existem ambientes gráficos modernos, super leves, aplicativos de produtividade para escritório, para edição de imagens, ferramentas para Internet e muito mais. Tudo isso construído em cima de uma plataforma sólida como uma rocha, anti-vírus para que?

Você já ouviu falar em software livre? Já ouviu falar em Linux? Em BSD?

Win 95, Office 97, Netscape 4? Hum, parece que chegou mesmo a hora de se livrar de velharias.

Abraço,

ASF
http://antoniofonseca.wordpress.com

Anônimo disse...

Aqui no pc no vista a menor pontuação é 5,1 para o processador que é um athlon x25000 e o restante é tudo acima de 5,6. Aqui ele roda que nem uma pena.

Carlos Barretto disse...

Sorte sua amigo. Da data de publicação deste post (Fev 2007) até o presente momento, muita coisa aconteceu.
Entre elas, mudei para Mac.
E estou muito feliz.
Desejo felicidades a vc também.

Abs