segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Como postar vídeos do You Tube 2

Em novembro, no post Como publicar vídeos do You Tube no seu blog, ensinamos uma das maneiras de levar seu leitor direto aos vídeos que você deseja, sem que ele precise abandonar seu blogue. Além de copiar a URL do vídeo na própria página do You Tube exibida em seu navegador (que é a alternativa mais efetiva caso nada funcione), existe uma pequena variação na técnica que poderá ajudá-lo neste firme propósito. Basta que você consiga o código "embed", que é o código que faz a mágica toda. Se você não deseja se tornar membro do You Tube para ter facilitado o compartilhamento de arquivos, poderá simplesmente obter o código "embed" copiando no canto superior direito da página do You Tube que contém seu vídeo. Basta selecionar todo o código contido na caixa "embed" e digitar CTRL-C (Copiar).

Entretanto, quando os vídeos do You Tube são publicados em blogues, eles exibem o botão MENU (sempre localizado no canto inferior direito da janela de vídeo) que, quando clicado, exibe não só o código "embed" como a URL que direciona seu usuário para outra janela no navegador. Você pode então, obter o código "embed" de um outro blogue. (Não esqueça. Seja correto(a). Diga de onde você obteve o vídeo, linkando o blog amigo).

Existem portanto ao menos 2 opções de obter o código "embed".

Vamos dar um passo-a-passo utilizando como exemplo, o post de Oliver sobre o Trash pour 4, publicado aí embaixo.

1) Acesse o blogue (Opção A) ou a página do You Tube (Opção B) que contém o vídeo.
2) OPÇÃO A: Clique no botão MENU da janela de vídeo e em seguida, clique no botão Copy to Clipboard referente ao código "embed".


Código "embed" obtido pela opção A em blogues.

OPÇÃO B: Digite CTRL-C na janela do canto superior esquerdo do You Tube que contém o código "embed" referente ao vídeo que você deseja publicar.
Utilize uma OU outra opção, entendido?


Código "embed" obtido pela opção B, no sítio do You Tube.

3)Vá até a janela de postagem do Blogger e, com a aba ESCREVER selecionada, digite o texto que deseja para comentar sobre o vídeo que vai adicionar ao blog, se for o caso.



4) Ainda na janela de postagem, feito o texto, clique agora na aba Editar HTML. Você ainda conseguirá ver seu texto digitado, talvez cercado por códigos de formatação. Vá até o início do texto e dê dois espaços para poder colar seu código "embed", copiado no passo 2.
5) Ponha o cursor do mouse no canto superior esquerdo da área de postagem e cole o código copiado no passo 2, digitando CTRL-V (Colar).


Clique na imagem para ampliar e ver com mais detalhes.

6) Agora é só clicar em PUBLICAR POSTAGEM e, voilá!
Seu vídeo estará no blogue junto com o texto, se optou por fazê-lo.
Boa sorte!

9 comentários:

Francisco Rocha Junior disse...

Barretto, valeu pela dica. Da próxima, vou tentar não postar várias vezes o mesmo vídeo até que ele entre no blog... "by the way", obrigado por ter corrigido a besteirada que eu fiz, tentando postar o vídeo da Roberta Sá (foste tu que corrigiste, eu presumo...). :-)
Abs.

Carlos Barretto  disse...

Na verdade, FRJ, a série Tutoriais vou publicando aos pouquinhos, na medida em que este conhecimento amadurece na minha cabeça. Aprendo também junto com todos lendo a respeito, nos intervalos em que não estou lendo sobre medicina.
O objetivo da série é mesmo compartilhar este conhecimento com a blogosfera. Se você consultar a série, vai ver outras informações interessantes, montando uma espécie de FAQ (frequentely asked questions) sobre os mais variados assuntos da área.
Sendo assim, que bom que também está sendo útil para você.
Tomei a liberdade de corrigir seu post sobre a Roberta Sá, antes que ele chegasse octuplicado a nossos leitores. Pelo qual, de alguma maneira me penitencio. Juro pra você que quando o faço, não toco em uma só linha do texto original, preservando intocável, a autoria do texto. Concentro-me apenas nos aspectos técnicos, e apenas quando suas consequências para o resultado final no blogue tiverem o potencial de sacrificar sobremaneira o acesso dos leitores. Se assim não for, costumo sempre consultar seu autor antes.
Quanto ao problema específico do post da Roberta Sá, acredite. Vc não teve a menor culpa. Já me aconteceu também em outras oportunidades. Parece tratar-se de uma "pegadinha" no You Tube. Uma espécie de "lag" ou "delay" ou "atraso" entre o momento em que clicamos no PUBLICAR POSTAGEM e seu aparecimento no blogue. O que nos leva invariavelmente ao erro de tornar a publicá-la mais vezes.
Sendo assim, o que tenho a recomendar é que aguardemos ao menos 1 hora (talvez um tempo excessivo demais, quem sabe), antes de fazer nova tentativa de publicação de vídeos do You Tube.
Abs

Carla disse...

Muito obrigada,através do seu blog consegui finalmente postar um video. Gostei do nome do blog de vcs, acho que estou precisando flanar um pouco , tal como o João do Rio. bjs

Carlos Barretto  disse...

Ótimo! Que bom que vc aproveitou, Carla.
Volte sempre.
Em março, estaremos reformulando o visual do blog, além de contar com mais 3 articulistas, o que possivelmente vai conferir ao blog um status de revista com atualizações diárias.
Bjs

Milena F. disse...

Já estava desistindo de publicar um video quando eis que surge a luz no fim do tunel. E o melhor, funcionou... rsrs

Obrigada!

Carlos Barretto  disse...

Valeu Milena. Obrigado pela visita.
Interessante como mesmo após tanto tempo, este post continua ajudando a galera.
Faça bom proveito.

Snake/// disse...

Tomei uma surra do caramba para conseguir postar um vídeo, e só consegui graças a esse tutorial atualizado!
Valew muito!

Bianca Ordahy disse...

Muuuito obrigada! Finalmente consegui!

Carlos Barretto  disse...

Que ótimo, Bianca!