segunda-feira, 12 de maio de 2008

Só pela griffe?



A ASUS lançou semana passada um novo modelo de ultraportátil, associado a famosa marca italiana (Bologna) Lamborghini. A exemplo da ACER, que no passado lançou o caríssimo modelo Ferrari, o ASUS VX 3 carrega o belo design dos carros italianos.
Intel Core 2 Duo 2,5 GHZ, 320 gbytes de HD, 4 Gbytes de RAM, Vídeo Offboard NVidia GeForce 9300. Com esta configuração, o ultraportátil de 12 polegadas teria tudo para voar baixo nas mãos de usuários sedentos por extrema portabilidade sem prejuízo de performance, mesmo que este não seja exatamente o perfil dos portáteis desta categoria, onde a performance é quase sempre menor do que nos modelos convencionais.
Mas não é bem assim. Segundo alguns reviews que começam a aparecer (veja este do Engadget), além de suas baterias terem durado cerca de 1 mísera hora na execução de um DVD (possivelmente você não conseguirá assistir ao final do filme), o produto não atingiu o índice de performance (benchmark) mostrado por concorrentes (veja o detalhado review da ZDNet), com talvez, o mesmo espírito e de preço similar, como o Macbook Air e o Acer Ferrari.
Contudo, ele parece diferenciar-se na categoria dos ultraportáteis por possuir gravador de DVD e saída HDMI. Dá o que pensar também nas supostas vantagens destes "diferenciais".

O VX 3 vem nas cores mais comuns encontradas nos Lamborghinis (amarelo e preto), tem detalhes internos em couro e o "vidro" que protege a webcam é de safira (apenas um pouquinho menos resistente que o diamante).
Ora! Mas quem sai por aí detonando a webcam de seu notebook? Detalhes em couro???
Por cerca de 3500 a 5000 dólares (segundo afirmam alguns), era de se esperar que o consumidor não adquirisse apenas a griffe associada ao produto.

Em um Macbook Air da Apple, ao menos, você assiste a seu DVD até o fim. E sem trancos! Depois dizem que a Apple só vende design. Pensando bem, se você arde de desejo pelo design de um portátil e acha conveniente despejar sua grana em um produto como esse, melhor mesmo é pensar num Lamborghini. O carro é claro!

Atualizada às 8:05 de 13/05
------------------------------------------------------------------------

No último parágrafo do post, a citação de que no Macbook Air você poderia assistir seu DVD até o fim é parcialmente incabível, tendo em vista que o equipamento da Apple não conta com drive de DVD onboard. Contudo, se o usuário preferir, poderia adquirir um superdrive USB externo, quando então a afirmação seria plenamente verdadeira, no tocante a duração da bateria. Salientamos que no perfil dos ultraportáteis, a presença de drives de DVD/CD é incomum, tendo em vista que no projeto destes notebooks, a portabilidade é privilegiada com sacrifícios evidentes em recursos e performance. No entanto, a crítica do post em nada se altera tendo em vista que de fato os concorrentes no mesmo perfil fazem melhor e com maior duração de suas baterias, conforme atestam os reviews citados.

Nenhum comentário: