quinta-feira, 10 de julho de 2008

Brasileiros agora podem criar contas no iTunes Store

Na véspera do início das vendas do iPhone 3G em alguns países, a Apple lançou hoje o novo iTunes 7.7, disponível para download aqui. Mas as novidades não param por aí. Na nova versão do software, os brasileiros agora também podem se inscrever na iTunes Store. Na verdade, apenas na iTunes Apps. Antes, a possibilidade de adquirir músicas era restrita apenas a usuários dos EUA, a quem era permitida a criação de uma conta na iTunes Store. Tudo mudou de ontem para hoje. Inaugura-se assim no Brasil, bem devagarinho, uma nova fase no uso das músicas digitais.
Por enquanto, apenas a seção Apps da iTunes Store estará disponível para os brasileiros. Em outras palavras, nada de músicas. Só joguinhos e aplicativos para iPods Touch e iPhones.

Veja como abrir sua conta no tutorial abaixo.

1) Faça o download do iTunes 7.7 clicando aqui;
2) Após a instalação, abra o iTunes. Se o software não abrir de cara na iTunes Store, vá até o menu lateral esquerdo e em LOJA, clique em iTunes Store;



3) Aberta a iTunes Store, baixe a janela até aparecer lá embaixo My Store. É possível que esteja selecionada previamente a opção United States. Mude para Brazil.



4) Aguarde o recarregamento da página da iTunes Store. Em seguida, vá até o menu do iTunes, localize o ítem LOJA e clique em CRIAR CONTA.
5) Você finalmente será levado a preencher um formulário, onde além das informações de praxe (e-mail, senha, primeiro nome, sobrenome, endereço, CEP, etc) deverá escolher entre 3 bandeiras de cartão de crédito (VISA, Mastercard ou American Express).
6) Forneça as informações do cartão de crédito que vai utilizar para adquirir os aplicativos e quem sabe em breve, as músicas. A Apple informa neste momento, que nada lhe será cobrado, se nada for adquirido.
7) Terminada esta etapa, tudo estará concluído e você já será usuário de uma legítima conta na iTunes Store.

Mas atenção! Apesar de o recurso de criação de conta já estar disponível e operante para os brasileiros, ainda não temos informações seguras de que as transferências de músicas já estariam oficialmente habilitadas. Melhor aguardar um pouco, antes de iniciar qualquer processo de aquisição.

-----------------------------------------------------
Atualizada às 14:55

Segundo o blog MacMagazine, por enquanto a iTunes Store Brasil funciona apenas para aquisição de aplicativos (iPod Touch e iPhone) e joguinhos. Além disso, os estados do Ceará e da Bahia, foram solenemente esquecidos.

* Com os agradecimentos a ASF@Web, sempre ligado, e ao Blog MacMagazine.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pois é, mas por enquanto nada de músicas para as contas brasileiras.

Culpa de legislação brasileira, por aqui o processo de autorização para comercialização das músicas é burocrático e pulverizado, diferente do que ocorre nos EU e na Europa.

O jeito é aguardar.