quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Go Home!

Piadinha da Guerra Fria:
- Sabes porque não existe golpe de estado nos EUA?
- Porque lá não tem embaixada americana.
Constrangido pela audácia da instabilização política promovida por seus opositores, o presidente Evo Morales decidiu expulsar o embaixador norte-americano na Bolívia.
A situação, contudo, está longe de ser pacificada. Permanece gravíssima, e qualquer decisão mais drástica dos litigantes levará a uma guerra civil, com envolvimento oficioso da Venezuela e, consequentemente, dos norte-americanos, sob vivas e aplausos dos magnatas da indústria bélica mundial, os primeiros beneficiários desse tipo de açougue humano.
Louve-se, portanto, a atitude do presidente Evo Morales, que busca por meios lícitos - não pelo golpe! - garantir a legitimidade de seu governo e os direitos de seus compatriotas indígenas, maioria cultural em um país rico de recursos naturais, mas vítimas da miséria e desigualdade social. Esperemos que a diplomacia brasileira não tarde comparecer a esse cenário de potencial conflito civil, de inquestionável repercussão para o equilíbrio político regional.

2 comentários:

Anônimo disse...

Concordo. Mas eu faria uma ressalva, Evo Morales tem sua parcela de culpa (e agora parece retroceder) nesse processo de crescente instabilidade.

Agora onde estão mesmo aquelas bravatas rotineiras? E os conselhos chavistas?

Itajaí disse...

Não é fácil construir hegemonia política. Não basta o discurso, há que reunir honestidade e alguma audácia para superar, não cair, e se cair saber sair das tramas, tramoias e outras noias da política. As primeira Evo Morales tem, a segunda lhe falta.