sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

El Breve Espacio En Que No Estás



Conheci a música do vídeo de hoje há quase vinte anos. Os sábados televisivos eram preenchidos por Chico Buarque e Caetano Veloso, em grande forma, e seus ilustres convidados. Eis que em um destes entra um cubano gordinho, cabeludo, de óculos, chamado por Chico para com ele cantar uma canção que fizeram em parceria: a chatíssima Iolanda, recém gravada por Simone.

Cumprida a tarefa, Chico saiu e deixou Pablo Milanés, o cantor caribenho, sozinho, a lhe acompanhar um pianista. Pablo sacou então da cartola El breve espacio en que no estás. Fiquei pasmo. Tive então uma revelação: um dia conheceria Cuba, seu sol, sua arquitetura, sua musicalidade.

Anos depois, tive a oportunidade de ir a Havana. Outro espanto: sob um sol de 40 graus e um céu azul de sem nuvens, prédios lindos e totalmente reformados ombreavam-se com ruínas onde morava um povo bonito, acolhedor e, como eu bem desconfiava, muito musical. Encantei-me por Cuba, como me havia encantado pela voz de Pablo Milanés.

No vídeo, Milanés canta em frente à Universidad de La Habana. Em tempos de Fórum Social Mundial, nada mais apropriado que esta sessão musical.

2 comentários:

Carlos Barretto  disse...

Vc me provocou. Vou fazer upload para o You Tube, de cenas da última apresentação de Milanes aqui em Belém. Filmei em DVD quase todo o show.
Vai dar um trabalhão. De edição e tudo o mais. Coisa que o iMovie cuida com primor.
Aguarde!

Abs

Francisco Rocha Junior disse...

Beleza, Carlinhos. Vi ele e Chucho Valdez no Hangar, também. Coisa memorável. Merece o upload.
Abração.