domingo, 23 de agosto de 2009

Mighty Mouse que não rola páginas web

Eis aí um belo modelo de mouse da Apple. Bonito, brilhante, branquinho, wireless bluetooth, 5 botões clicáveis, ergonômico, ambidestro, enfim, aparentemente uma maravilha.
Vejam aquela pequena bolinha na parte inferior da imagem. Através dela, você movimenta sua páginas web para cima, para baixo, à direita e à esquerda. Legal, não?

Pois foi justamente esta insana bolinha chamada de scroll, que ocupou-me boa parte desta promissora manhã de domingo. Por alguma razão, em determinado momento, ela permitia apenas que eu rolasse para cima os websites. Para baixo, nada feito!

Irritante, insano, ridículo! @$#%&%#@# de mouse!

Comecei então "googlar", em busca de solução para este encosto que dominava meu mouse. O primeiro website que visitei, foi o troubleshooting da própria Apple, é claro. Para minha surpresa, havia lá um tópico ensinando como limpar a bolinha do bichinho. Nada de extraordinário. Como sempre recomendam para produtos eletrônicos, deve-se limpá-la com o inarredável pano seco, segurando o mouse de "cabeça para baixo". Huummm! - pensei eu. De "cabeça para baixo"? Deve ser isso! O pulo do gato, a pedra filosofal, o toque de midas que falta para resolver meu problema. Até mesmo pelo simples fato de que o pano seco já havia sido utilizado freneticamente, de todas as maneiras possíveis, sem resultados. Assim procedi e nada feito! Porra, que eu já estou pra chutar o pau da barraca!

Contei até 10 e prossegui em minha pesquisa. Foi aí que então encontrei a solução e também uma explicação para o problema. Descobri que existe uma legião de pessoas, com exatamente o mesmo problema. Já tem até nome de batismo para ele, com o qual, rapidamente você encontrará tudo o que precisa: chama-se mighty mouse scrolling problem. É só clicar que está tudo lá.

Concluindo, o que devemos fazer?
  • Utilizar um cotonete embebido em pequena quantidade de álcool isopropílico (que porra nenhuma! Usei álcool globo mesmo!), para limpar a @#$%^$ da bolinha fazendo movimentos em todas as direções;
  • É sério! Faça isso com o mouse de cabeça pra baixo. Assim, você evita que possíveis respingos passem para a parte interna do mouse, e que a sujeira seja direcionada para fora por gravidade, sem se acumular nesta região inacessível do mouse.
  • Limpar com a parte seca do cotonete, o álcool que acabou de passar;
  • Esperar alguns minutos para secar;
O problema ocorre pelo emporcalhamento que fazemos com o mouse, ao utilizá-lo do jeito que chegamos da rua, ou após usar os dedos para fazer sabe lá Deus o quê. Trata-se portanto, de um mouse para "madames". Deve-se portanto, lavar as mãos "insanamente" antes de utilizá-lo (aqui trata-se de Medicina Preventiva) ;-)

Funcionou!!!

Voltei a navegar pelos websites sem problemas. O entusiasmo foi tanto que abri alguns sítios e passei a movimentá-los freneticamente, para testar. Jesus, cheguei no limite!

Restaram alguns pontos engraçados de minha pesquisa, onde pude perceber o nível de insanidade que os usuários chegaram na tentativa de resolver este irritante problema. Dê uma passadinha aqui no Mac OS Hints e veja você mesmo. Lá você vai ver de tudo. Tem neguinho que fez até tutorial de desmontagem de seu Mighty Mouse, só para chegar até esta maldita bolinha, limpá-la e depois passar mais quase 1 hora para remontá-lo (SIM! Ele também foi feito para NÃO ser aberto. Grrrrr!). Mas o melhor, foi o cara que diz ter descoberto a solução escovando os dentes. Esse aí, pirou de vez e nem se apercebeu. O pior é que ele realmente acha que escovar os dentes de seu mouse, resolveu o problema.

Enfim, saibam todos: basta não ser porquinho.
Lave suas mãos, cara pálida! E limpe seu mouse.

OBSERVAÇÃO: Felizmente, o Wireless Mighty Mouse foi descontinuado pela Apple e substituído com inúmeras vantagens pelo Magic Mouse.

6 comentários:

Anônimo disse...

Aqui cabe o bom e velho "one more thing...": siga os conselhos apresentados nesse post e evite também o contágio da gripe suína.

Carlos Barretto  disse...

Ahahahahahahahah!
Mas como eu fui me esquecer disso, Antonio.
Ahahahahahahahah!

Bia disse...

Boa noite, Carlos,

eu e meu mouse dinossáurico rimos pra caramba deste post...rsrsrs.. Do post, não de você!

Beijão.

Carlos Barretto  disse...

Boa noite, querida.
Realmente, vc deve ter bons domingos com seu mouse "dinossáurico".
Mas ao fim de tudo, veio aquela sensação de alìvio e "glória" que se segue às grandes batalhas.
Tudo por um @&$?#% de mouse.
Rsssss

Bjs

Saulo disse...

rsrs. Muito bom!kkkkk como eu pude ser tão esdrúxulo ao ponto de querer desmontá-lo, rsrsrs.
Ainda bem que achei seu post antes. Valeu!
Mouse funcionando perfeitamente.

Carlos Barretto  disse...

Beleza, Saulo.
Seu comentário, reforça a utilidade do post.
Abs e obrigado pela visita.