quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Hospital de ensino

O Hospital Ophir Loyola acabou de receber o certificado que o declara hospital de ensino, pelos Ministério da Saúde e da Educação.
Sendo este um blog que possui médicos em seu staff editorial, gostaria que estes esclarecessem a todos nós, leigos, quais as vantagens que podemos esperar dessa nova condição do HOL, além do óbvio - favorecer a sociedade por meio de uma melhor formação dos acadêmicos de Medicina - e do que o jornal já noticiou (ser autorizado a realizar procedimentos médicos hoje inexistentes, por ausência de credenciamento junto ao SUS). Isso representa mais repasses de recursos ou é apenas um título? Traz apenas deveres ou se ganha algum benefício? O que deve apresentar uma instituição para ser um hospital escola?
Agradeço desde já a diminuição do arcabouço da minha enguinorança.

2 comentários:

Itajaí disse...

Existem vantagens, direitos e obrigações para os hospitais de ensino na rede do SUS. A certificação é renovável a cada dois anos..
A matéria é regulada pelo Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino, mas é bastante extenso o processo de contratualização dos hospitais de ensino. Recomendo que você dê uma lida nesta apresentação, disponível na internete:
www.fehosp.com.br/audhosp2009/250909/Dra_Maria_Cecilia.ppt
Nela além de outras informações interenssantíssimas, que dão a dimensão do que de fato é o SUS, o processo de contratualização está didaticamente explicitado.

Yúdice Andrade disse...

Muito obrigado, Itajaí.