Na inevitável e breve passagem por este mundo. Faz-se necessário o entendimento de algumas regras, de modo que possamos compreender alguns acontecimentos que julgamos injustos no viver e sobreviver nessa "selva" chamada Terra.
Mundo cercado de armadilhas de gente que come, bebe e até pede dinheiro emprestado para você, abusando de sua boa índole e generosidade; e cospe, e trai e revela-se; e é apenas um apêndice de nosso aprendizado. Apenas um. Há muitos.
Na quarta música deste especial clássico em que revelo aos leitores minha predileção clássica a qual fui induzido por critérios de qualidade e eliminação por meus pais; lá atrás, há quase 50 anos, no que chamo de privilégio. Destaco a beleza inexplicável da Terceira Parte da 5.a Sinfonia em Dó sustenido menor (Adagietto), composto pelo imortal maestro e compositor "apátrida" Gustav Mahler ― meu compositor predileto.
Este movimento, o "Adagietto" (em fá maior, mas com uma grande quantidade de modulações a meio do movimento), segundo o estudioso da obra do maestro Willem Mengelberg, no andamento "muito lento" (absolutamente poético) é uma declaração de amor que Mahler faz a Alma no verão. Parece que ― e ambos afirmam o mesmo ― uma vez terminado, Mahler o enviou a Alma, que o leu imediatamente.
Alma, por sua vez, vem a ser a mulher do gênio austríaco. Segundo consta, Mahler não queria que ele fosse interpretado em um andamento demasiado lento, tal como fazem muitos maestros hoje em dia. Fica muito doce e perde todo o caráter meditativo, ressalta, com proficiência, o especialista.
Dois dos principais maestros executores da obra do genial judeu "apátrida", qual sejam: Bruno Walter e Mengelberg, não menos extraordinários, consignaram que esse movimento ― um dos mais belos jamais criado pela civilização ― não poderiam passar de 7' e meio (às vezes, chegam quase a 8'), enquanto que há maestros que chegam aos 11' e até mais.O quê os dois melhores intérpretes da "atormentada alma" Mahleriana querem dizer é que, numa típica forma A-B-A, em que B é uma grande modulação com variações, escrita exclusivamente para quinteto de cordas e harpa; não cabe ou, não seja aconselhável, o equivocado entendimento cartesiano de que este movimento em particular, cuja melodia empregada por Mahler tem um estrito ou aproximado parentesco com as utilizações anteriores em várias ocasiões e que se distinguem pela sua evolução em graus conjuntos. É ascendente e proporciona modulações também ascendentes como o leitor pode, com facilidade constatar ao ouvir com atenção e repetição a magnífica passagem da sinfonia em tela.
Fico, ainda, com a perfeita definição do crítico e maestro português Eduardo Ríncon, a quem deploro as melhores impressões pelos livros publicados em linguagem acessível e esclarecedora.Ríncon finaliza: O movimento foi escrito com verdadeira mestria, pintado amorosamente, sem recorrer a grandes explosões orquestrais, mas com uma intensidade tal que prova que para compor boa música não é necessário fazer demasiado barulho."
E para não cansar o leitor. É de Mahler a sentença que, como descendente de libaneses, muito me toca e fortalece qualquer indício de intolerância: "Sou apátrida por três razões: como nativo da Boêmia na Áustria, como austríaco na Alemanha e como judeu no mundo inteiro. Sou um intruso em toda parte!". O grito de protesto contra o fator de ser tolerado, mas não totalmente admitido é do próprio Mahler.
Quantos de nós não nos sentimos assim em determinadas ocasiões de nossas vidas?Grande maestro, tardando para ser reconhecido como excepcional compositor, a vida de Mahler foi inteiramente dedicada à música.
Ouça o que considero sua melhor sinfonia: a n.o 5, em soberba execução da Royal Philharmonic Orchestra, de Londres.
Mais sobre Mahler aqui.
Não menos extraordinário é o fechamento da obra com "Rondo Finale", da Terceira Parte.
-Senhores(as) leitores(as) : é quase como as boas-vindas de chegada ao Céu. Supimpa!
Mahler incompreendido em sua época, apresentou à melhor música um sistema inovador de composição, dado sua complexidade, atualmente firmado como polifonia.
Não se deixe reprimir nesse turbilhão arrebatador, pois, Gustav era assim.
- Eu sou assim!
Eis Mahler: "Com mais de oitocentos compassos, é quase impossível referir o seu caminhar sem seguir a partitura e uma descrição minuciosa, que aqui é impossível realizar", cravou o prestigioso regente lisboeta Eduardo Rincón sobre o gênio da polifonia.
- O homem que ligou a música do século XIX ao nossos dias.
Set List
Sinfonia N.° 5 em Dó Sustenido Menor – Gustav Mahler
Regente: Frank Shipway conduzindo a Royal Philharmonic Orchestra de Londres
Primeira Parte
1- Trauermarsch (Marcha Fúnebre)
2- Stürmisch Bewegt (Tempestuoso Agitato)
1- Trauermarsch (Marcha Fúnebre)
2- Stürmisch Bewegt (Tempestuoso Agitato)
Segunda Parte
3- Scherzo * Trompa: John Bimson
3- Scherzo * Trompa: John Bimson
Terceira Parte
4- Adagietto
5- Rondo Finale
4- Adagietto
5- Rondo Finale
P.S.: Chopin. Minha segunda predileção musical clássica. Será publicado amanhã.
8 comentários:
Surpreendente e espetacular! Bom sábado!
Chegou o magic aqui.
Você parece que tem poderes mediúnicos, sô!
Li seu post sobre a experiência da utilização do hardware.
Realmente, o acessório vale quanto custa, mas, demora pra burro pra chegar né?
Olha só Carlos.
Observando o selo da caixinha do magic mouse. Fiquei passado ao constatar que ele foi fabricado na China!
Cara, os chineses já são os donos do mundo.
Val, what a surprise - Valeu!
E me pergunto quem virá depois do Chopin...
Abs.
Prezado Val,
Interessantes seus comentários, olhe que nunca prestei muito atenção em Mahler. Inclusive comprei a revista Concerto deste mês, dedicada ao citado compositor, só para ler uma entrevista de Nelson Freire sobre Chopin. Vou "ouvir" a tua música então.
Lhe dou uma dica, se não conhece, acredito que vai agradecer para o resto da vida.
Anote esse endereço http://pqpbach.opensadorselvagem.org/ é um espaço interessantíssimo onde se discute a boa música e se disponibiliza para download gratuitos excelentes gravações de dezenas de compositores clássicos.
Olhe lá o que vai dizer de Chopin! É meu segundo predileto.
Abs,
Nilson
Val, você já viu a Ilha do Medo? Mahler domina a trilha sonora.
Veja!
Abs.
Realmente, Val, totalmente inesperada a tua seleção de músicas. Contudo, desde logo posso te dizer que nenhuma outra me deixou mais satisfeito.
Verei o filme Scylla.
Obrigado Yúdice. Sei de seu refinado gosto.
Nilson Soares muito obrigado pela recomendação da página - realmente excelente.
E já está publicado uma pequena introdução à Chopin.
Espero que todos apreciem e que possa continuar o desafio que, à mim, muito tempo absorve para apresentá-los algo com um mínimo de consistência histórica e incentivo ao especial mundo da música clássica, a mais bela e universal das invenções humanas.
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