quinta-feira, 11 de março de 2010

Será o Fim do PV? Ou Apenas o Começo?


Interessante coluna de Leonel Rocha na Época analisa as consequências da saída de Juca Ferreira do Partido Verde (PV). O ministro da Cultura saiu do PV por não concordar com a decisão do partido de lançar uma candidata própria (Marina Silva) `a Presidência da República.

Oficialmente, Juca disse que suas posições políticas em relação a importantes tópicos sociais são muito diferente das de Marina: "Defendo o Estado laico, o direito das mulheres de interromperem a própria gravidez e o pleno direito dos homossexuais. Nesses temas Marina é muito conservadora", disse ele. Sabe-se, porém, que Juca sempre defendeu uma aliança do PV com o PT para as próximas eleições, e nunca escondeu sua preferência.

A principal pergunta agora é: quais serão as consequências da saída de Juca para o PV? Gilberto Gil, outro pevista de destaque, quer Marina como candidata. Alguns deputados pevistas acham que Juca já vai tarde, e que o ministro estava atrapalhando as negociações estaduais. Entretanto, outras alas do partido poderão sentir-se mais livres para apoiar Dilma Rousseff. Quem será que ganha e quem será que perde com a "desfiliação" política de Juca?

P.S.: Oficialmente, Juca Ferreira não saiu do PV, mas suspendeu sua filiação ao partido por um ano. Mas toda a mídia está tratando esta "suspensão" como saída...

Nenhum comentário: