quarta-feira, 14 de abril de 2010

Dos tempos primordiais da internet


Para os que gostam de assuntos relacionados a história da internet, vale a pena a visita a este post do Domisteco Fernandel. Lá você vai conhecer a USENET e a curiosa origem da palavra "spam". Por conta de minha atividade na UFPa, sou um usuário meio dinossáurico da internet. Já a utilizava, por volta de 1994, quando ela só existia em modo de texto. HTML, navegadores, programas de e-mail, MSN, nada disso existia. Fazíamos a conexão com o antigo SECOM (atualmente Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação) através de um modem (na época, um US Robotics de 14400 bps!!), e abríamos uma sessão UNIX, através da qual, acessávamos a USENET e alguns "menus" da época, com um programinha de texto chamado "Gopher".
Era assim.

4 comentários:

Rz disse...

Os velhos tempos dessa tralha toda (em hardware e software) não me deixam nem um pouco saudosa!
Trabalhei na minha faculdade com programas de pesquisa e de extensão associados à TI desde o início dos anos 80. Nem tinha muita consciência do que havia de revolucionário. Achava muito legal que o computador me possibilitasse não mais trabalhar com máquinas de escrever e nem ter de fazer aqueles cálculos enfadonhos. Mas os equipamentos ocupavam uma sala inteira de bom tamanho! Os programas eram chatérrimos e lembro que todo ano, ao sair de férias - praticamente 3 longos meses -, meu cérebro e minhas mãos faziam questão de esquecer de praticamente todos aqueles comandos chatos e repetitivos!
Não imagina meu espanto e "desajeitamento" quando enfrentei meu primeiro mouse!
E o que dizer dos primeiros meses de convívio como um Mac!
Realmente nossa vida esta muito melhor hoje em dia! O que ainda não tomou jeito (mas é de se esperar) é o ritmo como anda nosso processo de apropriação tecnológica com todos os meandros que muitos de nós ainda temos de enfrentar para virmos a ser usuários com um bom nível técnico. Sem falar nos aspectos éticos da questão.
Abração, Rz

Carlos Barretto  disse...

Também não tenho saudades, RZ.
E vc salienta um ponto importantíssimo quando toca nos aspectos éticos de tudo isso. De fato, às vezes, é como se estivéssemos na idade da pedra de toda esta história.
Bjs

Andrea Casali disse...

Deu até uma saudade do carta-certa! bjs

Carlos Barretto  disse...

Carta Certa!!!!?????
Ahahahahahahahahahahah! E olha que vc chegou a ser aficcionada do Carta Certa!
Ahahahahahahahahahahah!