segunda-feira, 2 de agosto de 2010

E assim caminhou a Humanidade

Sempre que viajo e vejo lugares históricos impressionantes, pergunto se é um patrimônio da Humanidade. E, na maioria das vezes, a resposta é não. Mas hoje, lendo a lista dos mais recentes Patrimônios Mundiais da Unesco, vi com alegria a inclusão deste observatório astronômico do século XVIII, chamado Jantar Mantar, em Jaipur, no Rajastão, norte da Índia. Quando estivemos lá, no verão de 2008, o lugar estava no final de uma restauração. É um um sítio de observação astronômica que inclui um conjunto de 20 instrumentos fixos. Segundo a Unesco, “eles são exemplos monumentais em alvenaria de instrumentos conhecidos mas que, em muitos casos têm características próprias. Desenhados para a observação de posições astronômicas a olho nu, eles incorporam várias inovações instrumentais e arquitetônicas. Este é o observatório histórico mais significativo, mais abrangente e o melhor preservado da Índia. É uma expressão das habilidades astronômicas e conceitos cosmológicos da corte de um príncipe culto do final do período Mughal”.
Na mesma reunião do Comitê de Patrimônio da Unesco, que aconteceu em Brasília, além do observatório indiano, foram listados outros patrimônios que agora são reconhecidos como de importância mundial.
O Brasil apresentou um único candidato e conseguiu inclui-lo na lista da Unesco: a praça São Francisco, na cidade de São Cristóvão, em Sergipe. Segundo o Iphan, o Conjunto Arquitetônico da Praça, em que está erigido o Convento de São Francisco, “ é um dos mais expressivos remanescentes entre os que foram edificados pela Ordem Franciscana no Brasil colônia. Possui uma composição dinâmica própria em função da monumentalidade do adro e do cruzeiro e da ruptura com a idéia de equilíbrio e simetria comuns a outros conventos franciscanos, sendo que a Praça remete claramente às disposições da Lei IX das Ordenações Filipinas; o que a torna única no processo de ocupação do território brasileiro. A Praça São Francisco representa um registro íntegro e autêntico de um fenômeno urbano singular no Brasil, que tem como contexto um período representativo de sua história: a aliança das coroas portuguesa e espanhola sob o domínio dos reinados de Felipe II e Felipe III”. A lista completa dos novos patrimônios da Humanidade está no site da Unesco em português.

Nenhum comentário: