terça-feira, 3 de agosto de 2010

Time Capsule é um show de tecnologia

Esta "coisa" linda aí (à direita na imagem) resolveu dois grandes problemas que achava que não tinha. Mas de fato tinha. Trata-se da Time Capsule, adquirida recentemente na Saraiva do Boulevard Shopping, agora, sem a menor sombra de dúvida, um dos melhores revendedores Apple da cidade. Mas o que vem a ser exatamente este produto? Vamos então mostrar o cenário que tinha antes em meu apartamento. Dois Macs, (sendo que um Macbook Pro e outro Mac Mini), um Modem ADSL WiFi Netgear (que fazia a conexão com o "Tchau/Lentox" e a compartilhava com os dois Macs), e ao menos 2 HDs externos Western Digital Passport. Um deles, o mais novo de 500 gbytes, utilizava para backup automático através do recurso Time Machine do Mac OS X Snow Leopard. Com ele, basta conectar o HD e ele faz uma imagem completa de seu computador, de maneira que você poderá recuperá-la totalmente, se uma tragédia ocorrer. E vai fazendo o "backup" incremental de maneira transparente, de tal maneira que ele consegue manter imagens de diferentes momentos da vida de seu Mac, possibilitando voltar ao tempo ao clique de um botão. Mas tudo isso, funciona melhor, se você possuir um dispositivo de armazenamento online, ou seja, continuamente conectado a sua rede local. Aí é que entra a Time Capsule.
Trata-se de um dispositivo de armazenamento (disponível com 1 ou 2 terabytes) associado a um roteador WiFi. Sendo assim, ele tem na verdade dupla finalidade. E com vantagens adicionais, tendo em vista que utiliza o moderno e mais rápido padrão 802.11 n, mais rápido que os habituais e hegemônicos 802.11 g. E todo Mac já vem pronto para o padrão "n". Em outras palavras, era um desperdício utilizar os Macs conectados com o antigo padrão "g" gerado pelo Modem ADSL WiFi Netgear.
Então, com o novo produto, só o que tive que fazer foi desabilitar a funcionalidade WiFi do Netgear (mantendo-o apenas como Modem ADSL) e conectando-o com um cabo RJ-45 a entrada WAN do Time Capsule, que passa assim a fornecer e rotear o acesso WiFi a web aos dois computadores e a qualquer outro dispositivo WiFi ou Ethernet.
E a configuração é simples. Mas há necessidade de algum conhecimento, que reputo como intermediário, na configuração de redes locais. Para isso, o próprio Mac OS X já vem com um utilitário denominado Airport Utility, que através de um passo-a-passo, configura automaticamente o sistema, desde que você tenha feito as conexões certas, na sequência certa. Daí a necessidade de um conhecimento intermediário. Mas o manual, é bastante explicativo. E contei com inestimável ajuda de ASF@Web, a quem, uma vez mais, agradeço.
Sendo assim, o que já acontece de diferente depois do Time Capsule?
Em primeiro lugar, a velocidade de acesso à rede local melhorou sensivelmente. Tanto em velocidade quanto em área de abrangência. Motivo? O Time Capsule utiliza antenas de 20 dbi, comparadas com a de 5 dbi do Netgear. Em segundo lugar, com mais de 10 mil músicas sincronizadas com o iPod, o Macbook Pro que possui 160 gigabytes de HD, já estava fazendo água, ocupado com os mais de 90 gbytes de músicas e vídeos da iTunes Store. Passei tudo para os enormes HDs do Time Capsule e agora, posso acessar e sincronizar a biblioteca de músicas e vídeos de maneira centralizada, através de qualquer um dos dois Macs. Mesmo assim, ainda ficaram sobrando incríveis 900 gigabytes de espaço livre para armazenamento online.
Mas as coisas não terminam por aí. Com o Time Capsule, você na verdade pode configurar não só uma, mas duas redes sem fio, sendo que a segunda, você utiliza para convidados, que através de uma senha, poderão acessar a internet de seus próprios computadores, sem terem acesso a sua rede local. E ele ainda vem com uma porta USB onde você pode conectar um impressora compatível, ou um "hub" USB com mais modems USB externos. E mais 3 portas Ethernet onde você também pode conectar parte de sua rede cabeada, e usufruir da conectividade a internet.
Bingo! Nem perguntem o preço. Mas devo dizer, que com todas estas vantagens, ele até saiu baratinho.
E atenção! Funciona também com o Windows! Para isso, você terá antes de tudo, instalar o Airport Utility disponível em CD ROM junto com o produto. Bingo de novo!

10 comentários:

ailton martins disse...

Olá td bom. Estou divulgando este documentário, se puder assistir, vale a pena! Obrigado
http://nosolhosdaesperanca.blogspot.com/

Resenha
Jânio é um rapaz de vinte anos que foi preso na orla da praia da Cidade de Praia Grande confundido de fazer parte de um grupo de jovens que promoveram um arrastão. Mesmo sem provas ficou preso durante 11 meses. Leide e Francisco a mãe e o pai de Jânio precisaram lutar para provar a inocência do filho, enfrentando a principal dificuldade que esbarra num problema social ainda não resolvido no Brasil.

"Ser pobre é ser culpado até que se prove ao contrário?"

Antonio Fonseca disse...

"Uma pequena complementação: para os Macs ele funciona com 802.11n na faixa de 5Ghz, muito menos poluída que 2.4Ghz (que é largamente utilizada não apenas por WiFi mas também por aprelhos domésitcos como telefones sem-fio e etc).

The backup for the rest of us!"

Continuo enfrentando problema para postar comentários. Uma última consideração, o ganho de antenas é expresso em dbi e não em db (o correto seria 20 dbi e 5 dbi).

Abraço,

Carlos Barretto  disse...

Beleza, Antonio.
Correção feita. Obrigado.
Mas que será que anda acontecendo com vc por aí, quanto aos comentários? Já estou preocupado, tendo em vista que eles estão sendo feitos normalmente por outros leitores. Que coisa!

Renato disse...

Reabilitou-se. Achei que voce estava com febre ante-ontem. Eu achei muito estranho a tarde quando lhe encontrei na saida do Hospital voce cometeu uma ato falho ao dizer que "o negocio não era comprar carro e sim comprar computador".
Na verdade voce estava pensando em dizer que o melhor era comprar MAC(não Donald,claro.

Carlos Barretto  disse...

KKKKKK!
Para mim, nem que me sobre apenas uma bicicleta, não me faltarão os Macs.
Rssss

ASF disse...

Pois é... eu não sei! Será que o pessoal do Google está implicando comigo?

Vamos ver se esse aqui passa.

ASF disse...

Olha só, consegui postar mas usando minha conta do Google e não o OpenID.

Será que depois que eles começaram o namoro com a NSA o "Don't be evil" virou coisa do passado?

Mais tarde tento novamente através do OpenID.

ASF disse...

Pra quê você foi falar disso aqui! Não é que seu Saraiva vendeu todos os Time Capsules que haviam por lá!?

Carlos Barretto  disse...

Ahahahahahahah!
Da próxima vez, eu te passo primeiro a dica e, em seguida, publico no blog.
Selado?

ASF disse...

ok ;)