segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Transporte Público 2

Procura-se uma bicicleta. Deve ser leve mas resistente, e capaz de enfrentar as ruas e o trânsito incessante aqui da California. Não precisa ser cara, nem de fibra de carbono, nem do último modelo. Pelo contrário: procuro uma bike despretenciosa e que cumpra a sua função principal de me levar do ponto A ao ponto B de forma eficiente e "reliable".

Depois de minha frutífera e "life changing" experiência com o transporte público/alternativo na Europa (ver abaixo), finalmente decidi comprar uma bike nova (e decente), e bicicletar para o trabalho pelo menos 3 vezes por semana. E estou dedicando à tarefa de encontrar esta bike o mesmo empenho que dedico quando tenho que comprar o último gadget electrônico.

Bicicletar da minha casa ao trabalho (apenas 5 quilômetros) não é nenhuma tarefa hercúlea, e nem será tão aprazível quanto os trajetos do amigo Edvan pela linda Bruges, que mais parece um cenário de cinema montado por um designer perfeicionista. However, acho que poderei adicionar algo incrível ao meu dia a dia.

O transporte público aqui em Long Beach (como no resto do sul da California) deixa muito a desejar. However, em termos de biking, Long Beach está a frente da grande maioria das outras cidades dos EUA. Das cidades americanas de mais de 500 mil habitantes, é a que mais tem "bike lanes": são mais de 40 milhas de bike lanes a esta altura, já chegando perto das 50. Há também 12 milhas adicionais de bike lanes nas praias, lugar preferido dos ciclistas. Há ruas inteiras com pistas preferenciais para ciclistas: se houver um ciclista que seja, os carros têm que mudar de pista.

Por que não aproveitar mais este clima incrível daqui (nunca chove e está sempre mais ou menos agradável), a paisagem natural que também é linda, e ainda por cima exercitar mais?

3 comentários:

Carlos Barretto  disse...

Percebi que esta "byke" de Brugges, apesar de seu design convencional, possue marchas, não. Lembra da marca?

Raul Reis  disse...

Não lembro da marca, mas foi bastante prática e útil...

Edvan Feitosa Coutinho disse...

Carlinhos, a bike da foto é uma Oxford (modelo feminino). Tem marchas e é uma das centenas que você pode alugar no fietspunt da estação de trem Brugge. É uma boa marca, mas eu recomendaria a bikes da marca Sparta (holandesa) que é a da minha bicicleta. Ela é extremamente resistente e super prática para manutenção.