domingo, 5 de setembro de 2010

Brasil para Iniciantes II (Culinária paraense)

Para o episódio Gastronomia, a produção da série Brasil para Iniciantes fugiu dos clichês e acertou em cheio ao escolher Belém e arredores como locação.
O chef belgo-flamengo Viki Geunes, do restaurante ‘t Zilte (um duas estrelas do exigente guia Michelin) foi à capital paraense e entrevistou os chefs Ofir Oliveira, Fábio Sicilia e Cristine Klautau. A guia Daniela Rocha acertou também no roteiro. Levou o chef belga ao Ver-O-Peso, ainda de madrugada, para aquele passeio que chega a ser surreal pela quantidade e variedade de peixes e frutas amazônicas. O açaí ganha destaque numa visita à Embrapa, onde se faz pesquisa de alto nível sobre a essa e outras frutas da floresta.
A produção também esteve no Marajó. Foi Cristine Klautau quem se encarregou de mostrar a coleta de caraguejo e de turú – agora elevado à condição de delicatesse.
O episódio sobre gastronomia será o último da série e deve ir ao ar em meados de novembro. Deve ser um grand finale, pois deverá ser o mais original e completamente supreendente, segundo a Daniela Rocha, com quem troquei idéias, em Bruxelas, ainda na fase de pré-produção da série.
Além de Gastronomia no Pará e Religiosidade na Bahia, a série Brasil para Iniciantes ainda vai mostrar os seguintes temas e convidados:
-Ecologia, com o jornalista especializado em Meio Ambiente, Sven Pichal, que foi ao Amazonas;
-Esporte, com o campeão olímpico de Judô, Robert Van De Walle, que esteve no Rio de Janeiro, se antecipando às Olimpíadas de 2016;
-Política, com o jornalista política Tim Pauwels, que foi à Brasília;
-Cultura do Corpo e Relações Homem-Mulher, com a sexóloga Mieke Mievis, que gravou no Rio de Janeiro, por questões óbvias;
-Música, com o DJ e jornalista Lieven Verstraete, gravado em São Paulo, para mostrar de Tom Zé ao samba-rock, passando pela casa de Arnaldo Antunes e Jair Rodrigues;
-Artes, com o pintor Michaël Borremans, que foi à Minas Gerais, sede do grupo Corpo e da coleção de arte contemporânea do milionário Bernardo Paz;
-Tecnologia e Empreendimento, com Karel Van Eetvelt, coordenador da União dos Empresários Autônomos da Bélgica, que foi à São Paulo.


Como complemento à série de documentários, o livro Brazilië voor Beginners vai ser lançado no começo de outubro. É um pouco sobre os bastidores das filmagens, com fotos e o relato da jornalista Daniela Rocha.

3 comentários:

André Batista disse...

Interessantíssimo Edvan, será que pelo menos parte dos episódios devem aparecer no youtube? Abraços

André Batista disse...

Interessantíssimo Edvan, será que pelo menos parte dos episódios devem aparecer no youtube? Abraços

Edvan Feitosa Coutinho disse...

Oi André, pode ser que apareçam, mas acho que a produtora tem interesse em vender a série também para os canais a cabo do Brasil. Seria realmente interessante que os brasileiros pudessem ver esse novo olhar sobre o país.
Abs.