terça-feira, 2 de novembro de 2010

O melhor biscoito do mundo?



Este post vai em homenagem ao amigo e companheiro do Flanar Edvan Feitosa, que me apresentou a este tesouro nacional da Bélgica chamado "Speculoos", provavelmente o biscoito mais delicioso do mundo. Uma rápida pesquisa na Internet me diz que o speculoos, um biscoito muito fino, era tradicionalmente consumido no mês de dezembro, por ocasião do dia de São Nicolau.

Depois se tornou uma verdaira paixão nacional e símbolo da Bélgica, que já produz duas "comidas" maravilhosas: batatas fritas e waffles. Se juntou então a este time imbatível o speculoos, um biscoito feito com manteiga e especiarias como a canela, noz-moscada, cravo e gengibre.

Comi toneladas deste biscoito em julho, quando visitei a Bélgica. Desde que cheguei de volta, procurava pelo maldito como um junkie procura o crack. Achei um biscoito americano parecido, mas não no mesmo nivel.

Agora finalmente encontrei algo a altura: a versão alemã do speculoos, chamada "spekulatius" (foto acima). Pra completar, ainda encontrei uma especie banhada em chocolate. Quantas horas terei que passar na academia por causa disso???

4 comentários:

Anônimo disse...

e como encontramos essa maravilha ????

Edvan Feitosa Coutinho disse...

Raul, caríssimo, bedankt pela homenagem. Realmente Speculoos é algo que vicia. Ainda mais a famosa pasta Speculoos de passar no pão, da marca Lotus, com pedaços crocantes do biscoito. Inventada pela belgo-flamenga Els De Schepper, a pasta virou uma mania a ponto de vender milhões de potes a cada ano. Achei na internet uma receita do biscoito:

http://www.suareceita.com.br/receitas/1184-speculoos.

Não tentei, mas quem quiser arriscar, talvez o anônimo das 10:29, pode depois dizer se deu certo. Eu prefiro passar no supermercado na volta do trabalho, e garantir o estoque dos biscoitos que invadem agora as prateleiras até o dia de São Nicolau, no 6 de dezembro.
Na lista de delícias belgas, além dos waffles e das fritas, eu acrescentaria as cervejas (mais de 400 marcas diferentes) e o inigualável chocolate belga do tipo praline, das chocalaterias de Brugge...

Raul Reis  disse...

Muito bem, Edvan, obrigado! Que saudade da pasta de speculoos!!! Talvez eu ainda encontre por aqui tb.

Ao anônimo das 10:29: tive a sorte de encontrar a versão alemã dos speculoos aqui em Long Beach, na rede "World Market". Aliás, esta rede é fantástica, pq vendem todo tipos de importados de qualidade, desde chocoloates, massas, cervejas até moveis e artigos de decoração vindos dos países mais diferentes possíveis (e não só da Europa)...

Scylla Lage Neto disse...

Raul e Edvan, engordei uns 2 quilos so' de ler a postagem...
Que maldade!