terça-feira, 2 de novembro de 2010
O melhor biscoito do mundo?
Este post vai em homenagem ao amigo e companheiro do Flanar Edvan Feitosa, que me apresentou a este tesouro nacional da Bélgica chamado "Speculoos", provavelmente o biscoito mais delicioso do mundo. Uma rápida pesquisa na Internet me diz que o speculoos, um biscoito muito fino, era tradicionalmente consumido no mês de dezembro, por ocasião do dia de São Nicolau.
Depois se tornou uma verdaira paixão nacional e símbolo da Bélgica, que já produz duas "comidas" maravilhosas: batatas fritas e waffles. Se juntou então a este time imbatível o speculoos, um biscoito feito com manteiga e especiarias como a canela, noz-moscada, cravo e gengibre.
Comi toneladas deste biscoito em julho, quando visitei a Bélgica. Desde que cheguei de volta, procurava pelo maldito como um junkie procura o crack. Achei um biscoito americano parecido, mas não no mesmo nivel.
Agora finalmente encontrei algo a altura: a versão alemã do speculoos, chamada "spekulatius" (foto acima). Pra completar, ainda encontrei uma especie banhada em chocolate. Quantas horas terei que passar na academia por causa disso???
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
e como encontramos essa maravilha ????
Raul, caríssimo, bedankt pela homenagem. Realmente Speculoos é algo que vicia. Ainda mais a famosa pasta Speculoos de passar no pão, da marca Lotus, com pedaços crocantes do biscoito. Inventada pela belgo-flamenga Els De Schepper, a pasta virou uma mania a ponto de vender milhões de potes a cada ano. Achei na internet uma receita do biscoito:
http://www.suareceita.com.br/receitas/1184-speculoos.
Não tentei, mas quem quiser arriscar, talvez o anônimo das 10:29, pode depois dizer se deu certo. Eu prefiro passar no supermercado na volta do trabalho, e garantir o estoque dos biscoitos que invadem agora as prateleiras até o dia de São Nicolau, no 6 de dezembro.
Na lista de delícias belgas, além dos waffles e das fritas, eu acrescentaria as cervejas (mais de 400 marcas diferentes) e o inigualável chocolate belga do tipo praline, das chocalaterias de Brugge...
Muito bem, Edvan, obrigado! Que saudade da pasta de speculoos!!! Talvez eu ainda encontre por aqui tb.
Ao anônimo das 10:29: tive a sorte de encontrar a versão alemã dos speculoos aqui em Long Beach, na rede "World Market". Aliás, esta rede é fantástica, pq vendem todo tipos de importados de qualidade, desde chocoloates, massas, cervejas até moveis e artigos de decoração vindos dos países mais diferentes possíveis (e não só da Europa)...
Raul e Edvan, engordei uns 2 quilos so' de ler a postagem...
Que maldade!
Postar um comentário