sábado, 18 de dezembro de 2010

Janeiro de 2011. Vem aí a Mac App Store

Quem tem iPad, iPhone ou iPod Touch (desde já e sempre conhecidos como iGadgets) legalizados (not jailbroken), já sabe que a única maneira de obter software é através da iTunes Application Store. Desta maneira, mantendo um certo controle de qualidade centralizado sobre os aplicativos desenvolvidos para sua plataforma, a Apple pretende evitar que código mal comportado acabe por ameaçar a boa reputação de seus produtos. E de quebra, levar parte do lucro dos desenvolvedores, é claro. 
Tal modelo de negócios, antes restrito aos iGadgets, de acordo com o anunciado no último grande keynote da companhia de Cupertino, vai ser extendido aos portáteis e desktops da maçã, com a criação da Mac App Store. Em outras palavras, de agora em diante, todo e qualquer o software que você desejar para seu Mac, deverá poderá ser adquirido através da loja online da própria Apple.
E a data oficial de lançamento da Mac App Store já está lançada. 6 de janeiro. É esperar e conferir.

------------------------------------------------------------------------------------
Atualizado às 16:25
Segundo informações de ASF@Web, na verdade, o usuário Apple poderá também adquirir seus softwares direto de terceiros, como já vem acontecendo até o presente momento.
Agradecemos a retificação.

7 comentários:

Val-André Mutran  disse...

Começo a me preocupar com o excesso de concentração desse modelo Carlos.

Carlos Barretto  disse...

Não é só nossa a preocupação.
E do mundo inteiro, que vê neste passo que a Apple dá, como um marcador que pode trazer consequências impensáveis. Sentemo-nos ao camarote e acompanhemos os resultados.

Abs

ASF disse...

Uma pequena retificação, o texto ficaria mais preciso assim: "Em outras palavras, de agora em diante, todo e qualquer software que você desejar para seu Mac, poderá ser adquirido através da loja online da própria Apple."

Substitua o 'deverá' por 'poderá', e vocês verão que o sentido da frase (mensagem) é completamente diferente. Em outras palavras, outras formas de distribuição de software para Macs continuarão existindo como acontece hoje. Inclusive não está nos planos da Apple o bloqueio do Mac OS X para instalação apenas de aplicativos aprovados pela Apple como ocorre no iGadgets.

Portanto, relaxem rapazes.

ASF disse...

Digno de assombro mesmo são as especulações sobre a "Apple City"!

Não sabem do que se trata? Então deixa eu explicar, recentemente a Apple comprou da HP uma enorme propriedade na Califórnia onde será construído o novo "campus" da empresa.

Segundo especula-se está nos planos da empresa de Jobs um projeto arquitetônico e urbanístico como nunca foi visto. Agora é aguardar.

Val-André Mutran  disse...

Vixe! O Steve vai fazer o quê Antonio?
Será que a gente não descola com uns amigos up to date de lá, para descolar um convitezinho para a inauguração?
Gitinho, daqueles sabe?

ASF disse...

Se você conseguir um me avisa que nós dois vamos juntos! :)

Carlos Barretto  disse...

Opa! 3 membros!