sábado, 8 de janeiro de 2011

Adieu, Belas Artes


Imagem: Folhapress

Pense num cinema cult; pense no Belas Artes (São Paulo).
Pois após 68 anos funcionando na Av. Paulista com Rua da Consolação, o tradicional cinema fechará as portas devido à falta de patrocínio e aos altos alugueis.
Deixará mais um hiato na história cinematográfica paulistana e brasileira com o encerramento dos "noitões", que reuniam mais de mil pessoas nas madrugadas paulistanas.
Cheguei a frequentá-lo na década de 80 e lembro que lá vi alguns filmes que me marcaram, como Home of the Brave, de Laurie Anderson, e 9 ½ Semanas de Amor. O último filme que vi no Belas Artes (aliás, duas vezes) foi Bicicletas de Belleville.
Para os inconformados resta a opção do abaixo-assinado contra o fechamento e para os conformados, somente agasalhá-lo na memória bem ao lado dos nossos finados Palácio, Nazaré e Iracema.
R.I.P.!

4 comentários:

Francisco Rocha Junior disse...

Scylla,

O fechamento do Belas Artes foi anunciado há um ano pelo seu principal patrocinador (salvo engano, o HSBC).

Ano passado, vi lá A Fita Branca e Guerra ao Terror, dois filmes complementares para entender a lógica da guerra. Vai ficar na minha lembrança.

Espero que outra instituição ou empresa resolva adotar o cinema. Os administradores das salas ainda nutrem esta esperança.

Abração.

Val-André Mutran  disse...

É a nossa memória escorrendo por entre os dedos.
Que pena!
Vou assinar o manifesto.
Abs Scylla.

Scylla Lage Neto disse...

Francisco, acho que dessa vez o fechamento é pra valer. Infelizmente.
Um abraço.

Scylla Lage Neto disse...

É, Val, só nos restar assinar.
Abraços.