domingo, 13 de novembro de 2011

Herói Italiano

Hoje me perguntaram quem teria sido o melhor piloto brasileiro da Fórmula 1, Senna, Piquet ou Fittipaldi, e após pensar durante boa parte da tarde, concluí que não sabia ao certo, mas que na história do automobilismo dificilmente pode ter havido um piloto mais completo do que Alessandro Zanardi.
Zanardi, piloto italiano tri-valente, andou na F-1 por 4 temporadas, migrou para a Indy (onde foi bicampeão), voltou para a Fórmula 1 e não deu certo, e por fim, de volta à Indy, sofreu o terrível acidente abaixo, quando perdeu as 2 pernas.



Apenas 15 dias após o infortúnio, Alessandro já surpreendia o mundo se exercitando em sua cadeira-de-rodas (vide fotografia abaixo). Voltou ao automobilismo no Campeonato Mundial de turismo (WTCC) 4 anos depois, onde competiu pela BMW por 5 temporadas.



Em 2010, já dedicado no atletismo, venceu a Maratona Paraolímpica de Roma e há apenas 8 dias venceu a Maratona de New York na categoria Handbike.
Zanardi pretende representar a Itália nos Jogos Paraolímpicos de Londres.
Alguém pode me indicar um piloto brasileiro deste quilate?

4 comentários:

Pedro do Fusca disse...

Queria ver ele no caótico transito de Belem comandado pelo "Oftalmologista" Duciomar Costa! Aqui certamente empacava.

Scylla Lage Neto disse...

Pedro, como cadeirante, o Zanardi não conseguiria progredir muito num passeio pela capital paraense, nem nas nossas calçadas nem no nosso asfalto "lunar".
Abs.

Yúdice Andrade disse...

Meu amigo, aquelas duas massas avermelhadas que aparecem na imagem, uma acima da outra, as duas acima do pneu à esquerda, são o que parecem? Pedaços do piloto? Jesus Cristo...

Scylla Lage Neto disse...

Temo que sim, Yúdice!
Mas prefiro nem olhar em detalhes.
Horrível acidente, não é mesmo?!
Abs.