segunda-feira, 9 de abril de 2012

Os "Doodles" nossos de cada dia


Quem já abriu o Google deve ter apreciado o belo doodle animado (captura de tela acima) que hoje  homenageia o fotógrafo inglês Eadweard J. Muybridge (9 de abril de 1830 – 8 de maio de 1904).

Atualmente, abrir a extraordinária ferramenta de busca de Sergei Bin/Larry Page e encontrar esses mimos, vem se tornando algo quase corriqueiro na vida online. Contudo, a despeito de cada vez mais frequentes, estas belas e elegantes homenagens gráficas trazem sempre surpresas e conteúdo. Seja pelas belas alegorias gráficas em torno da famosa logomarca (algumas vezes nem percebida), seja pela sofisticada tecnologia embutida, os Google Doodles são um espetáculo à parte
.
Fascinado, há tempos habituei-me a colecioná-las, salvando-as quando possível em uma pasta dedicada. O termo "quando possível" é proposital. Afinal, dependendo da tecnologia associada, não é simples  salvá-las (embora possível). Como é o caso das sofisticadas imagens animadas em HTML 5, como parece ser o doodle de hoje. Conheça outros extraordinários exemplos clicando aqui, aqui e aqui. Não deixe de clicar nestes links. Perceba como alguns doodles podem ser sofisticados à ponto de nos fazer supor uma não desprezível estrutura de bastidores para produzi-los.

Como sempre faço, cliquei na imagem de hoje para saber que digna personalidade mereceu a honrosa homenagem desta segunda-feira. O primeiro link que surge na extensa lista de informações relacionadas ao inglês Muybridge, encontrei um interessante texto do (para mim, desconhecido) Alagoinhas Notícias. Lá, além de conhecer alguns detalhes do homenageado, encontrei uma síntese da origem e trajetória dos queridos doodles. Logo em seguida, acabei chegando provável a fonte original do website: a Página Oficial dos Google Doodles

Saibam então, que essas belezinhas tem uma história que começa em 1998 com a pretensa mensagem cômica abaixo, em que os fundadores Bin e Page tentavam informar que estariam fora do escritório participando de um evento cultural.


Apesar da simplicidade e gosto duvidoso da imagem pioneira, a iniciativa vingou. Alguns outros foram feitos em seguida. Foi então que 2 anos depois, Bin e Page solicitaram ao então webmaster estagiário Dennis Hwang um logo comemorativo ao Dia da Bastilha. Ele responderia com a imagem abaixo.


A iniciativa agradou os usuários e terminou por catapultar espetacularmente o talentoso estagiário à condição de doodler chefe do Google. Hwang, segundo a Wikipedia americana, até o presente momento é o mais importante webmaster da empresa.

Para conhecer a completa (e extensa) galeria de grafismos comemorativos produzidos em torno da logomarca do Google, é indispensável clicar aqui
Lá mesmo, além de mais alguns detalhes da história que resumi acima, você vai conhecer isso aqui.


Nem sei porque, mas confesso que me surpreendi com o achado.
Na Loja do Google Doodle, você pode encomendar seu doodle favorito associado a uma boa variedade de produtos como camisetas (U$ 18,00), canecas (U$ 17,00),  e até pranchas de skate (U$ 60,00).

Mas afinal, quem foi Eadweard J. Muybridge mesmo? Experimente. Clique no doodle de hoje. Ou então aproveite este nosso atalho aqui.

Nenhum comentário: