sexta-feira, 29 de junho de 2012

Candidato de si mesmo

Trabalhei por quase quatro anos na Câmara Municipal de Belém, junto a uma vereadora da base de sustentação do então prefeito, Edmilson Rodrigues. Ali conheci Arnaldo Jordy. Inteligentíssimo, culto, eloquente, o melhor orador que havia por ali. Sem dúvida, uma pessoa muito preparada para administrar a cidade. Mas uma coisa me incomodava profundamente nele: a sensação de que só defendia os próprios interesses. Embora fosse líder do governo na Câmara (em detrimento dos vereadores do próprio PT, partido de Edmilson à época), apoiou Almir Gabriel em sua campanha à reeleição ao governo do Estado. Após a campanha, voltou à base de sustenção do prefeito. Uma dualidade muito conveniente.
Depois de alguns insucessos, Jordy conseguiu um mandato de deputado estadual e, na Assembleia Legislativa, descolou uma CPI da Pedofilia para se catapultar ao mandato de deputado federal que hoje titulariza. Tudo correndo bem para o seu verdadeiro projeto: prefeitar Belém.
Fosse uma questão de preparo, eu votaria em Jordy. Mas ele não me inspira confiança. Não é por causa do episódio recente da gravação clandestina sobre abortamento. Não supervalorizo isso. O problema é essa sensação de que Jordy sempre colocará o interesse pessoal acima do público, no que aliás não se diferenciaria dos outros, ao contrário do que diz.
Enfim, se ainda existia alguma remota chance de votar em Jordy (p. ex., em último caso, para impedir a eleição de um candidato apoiado por Duciomar Costa), ele morreu ontem, com o anúncio do apoio do DEM, o partido ideologicamente mais à direita do Brasil (exceto, talvez, aqueles nanicos dos quais ninguém toma conhecimento). Dize-me com quem andas.
Votar em Jordy? Jamais.

7 comentários:

Marise Rocha Morbach disse...

Yúdice, eu vou um pouco por ai em relação ao Jordy. Lá pelas tantas, ainda não consegui vislumbrar um perfil do eleitor do Jordy em campanhas majoritárias.

André Batista disse...

Digo tb que depois que soube do apoio do DEM , minhas intencoes de votar em Jordy foram definitivamente sepultadas.

Lafayette Nunes disse...

Mas, não é supervalorizar esse apôio do DEM ao Jordy, tal qual a PIG fez com o do Maluf ao Lula, quando este beijou a mão do Jader?

Ops, confundi-me! ...ou não!

O Pirante (oh, saudade que não te afastas, e nem quero!) escolheu um Pastor, justamente para levantar a "guerra-santa" ao Jordy, e "seu" aborto-que-não-teve.

Duciomar vem com Anivaldo Vale, que, na minha leitura, já está no 2º Turno, votado ou não.

Edmilson vem se mantendo e se manterá no patamar atual (claro, se não sacarem um "escândalo" contra ele.

Esqueci de alguém? Ah, do Zenaldo. Deste, não sei dizer. Minha Mãe Dinah não diz nada!

Erika Morhy disse...

"Fosse uma questão de preparo, eu votaria em Jordy. Mas ele não me inspira confiança". Colega, o melhor resumo. Também acompanhei um pouco mais de perto o desempenho do Jordy, mas na Alepa. E te digo que ele tanto mostra preparo como inspira desconfianças mil.

Carlos Barretto  disse...

Interessa a quem, confundir o que parece para mim suficientemente claro?
Direita e esquerda não existem? Alianças?

Para mim, as coisas estão historicamente claras. A atitude do PPS como partido, não me causa estranheza. Sempre foi assim. Na verdade, o que me causou em algum momento a mesma estranheza, foi a atitude do PT. Este sim, merece minha total indignação, bem como muitos outros.
Mas jamais minha ingenuidade, de pensar que ele manteria as mãos limpas da bandalheira.
Se existe algo que amadureceu em minha visão política, é justamente o FATO que a corrupção é uma doença social apartidária, assexuada, laica
e "por aí vai". Ninguém está à salvo de ser corrupto. Nem eu, nem ninguém.
Contudo, apesar de algumas "nuvens de fumaça" surgirem aqui e ali, minhas opções permanecem bem claras. E nelas, não está o deputado Jordy e muito menos o PPS.
Abs à todos!

Eduardo Simões Moraes disse...

Yúdice.

Eu postei um comentário sexta-feira, e não vi publicado, sinceramente, eu não vejo razão para não ser publicado, não quero crer em censura prévia, então vou remeter novamente..

Prezado Yudice,

Eu conheço Jordy desde os meus 05 anos de idade, sou da mesma idade dele com uma diferença de 15 dias entre um nascimento e outro, e acompanhei muito de perto a trajetória de vida dele.

Eu não poderia dizer que sou amigo dele, pois nunca privei de um convívio mais íntimo, tipo conviver na sua casa e ele na minha, diria que somos conhecidos, amigos não.

Por coincidência, acabei morando próximo da sua residência desde a infância até a fase adulta.

Fui militante de partidos comunistas e me aproximei e divergi de Jordy em vários momentos. Posso afirmar sem nenhum medo de errar: Eu conheço Jordy como poucos, incluso seus familiares.

Por tudo isto relatado, necessário por introdução de que não estou dando uma opinião desprovida de base fática, eu te afirmo com absoluta convicção: Conheço raríssimos seres humanos tão coerentes quanto Jordy. Como político, ele é excepcional, como poucos neste país inteiro.

Eu tenho divergências e muitas com Jordy, acho que o convívio pessoal com ele é extremamente difícil, mas me surpreendo sempre com estes argumentos que dizem que Jordy não é confiável.

Qual a incoerência que poderia ser argumentada pelo fato de ter apoiado Almir Gabriel em sua reeleição se o candidato apoiado pelo Edmílson era o então senador Ademir Andrade, este sim um sujeito absolutamente inconfiável e errático, eu não vou perder meu tempo falando de Ademir Andrade, seu verdadeiro prontuário, lembrem-se da CDP e das prisões por desvios de recursos públicos e tenham uma amostra de quem é Ademir.

Queriam que ele apoiasse a Cacilda do PSTU, ou Jáder Barbalho, que nós não precisamos nem perder tempo comentando.

A política é a arte do possível, e eu mesmo nunca tive qualquer simpatia pelo PSDB e muito menos Almir Gabriel, e quero deixar claro que nunca votei em Almir Gabriel, mas neste pleito as escolhas eram muito difíceis, eu optei por votar em branco para governador em 1998.

Jordy tem uma trajetória política irrepreensível, me digam qual a acusação por menor que seja de envolvimento de Jordy com qualquer falcatrua, apropriação de recursos públicos ou outros malfeitos e desvios de conduta como político, não estas forçações de barra, querendo dar uma dimensão outra para um deslize em relação a uma gravidez, que foi um vacilo evidente, mas sem hipocrisia, não pode ter esta onda toda que os oportunista querem criar.

Não existe neste estado, nenhum político com o preparo intelectual, a honradez e a seriedade de Jordy. Ele é diferenciado e muito além da mediocridade destes infelizes e ridículos concorrentes apresentados a disputa eleitoral deste ano.

Nem o meu amigo pessoal e um excelente quadro político como Edmílson Rodrigues, se compara com Jordy, os outros, são apenas os outros, derivando de vigarice, oportunismo, gatunagem e falta de senso, ao gosto do freguês de descobrir qual a carapuça de cada um.

Quanto ao apoio do DEM, qual o problema, pois os dois vereadores deste partido, são dos poucos que se salvam na atual legislatura municipal, e tem uma postura séria e coerente de combate a este desprezível ladrão chamado Dulciomar.

Sem firulas doutor, eu te digo por quê conheço de perto e já vi coisas feitas por este cara, que me deixaram de queixo caído em relação a honestidade, a coerência e o compromisso com a ética, a defesa dos interesses públicos e das causas populares, que é Arnaldo Jordy.

Quem conhece Jordy, sabe que jamais usa os seus interesses em detrimento dos interesses públicos, vá conhecer a forma como ele vive, e os conflitos familiares que ele passa, por não se deixar desviar do rumo traçado em sua conduta.

Quem conhece Jordy, sabe o que eu digo, o resto é marola, onda em tentar compará-lo com os políticos medíocres que infestam este estado, em particular esta cidade de Belém.

Um grande abraço.

Eduardo Simões.

Yúdice Andrade disse...

Caro Eduardo, antes de mais nada, é um prazer debater em bom nível. Não vi sua mensagem anterior, por isso não a excluí. Ignoro se algum dos coeditores o fez por acidente. No mais, estou longe de ser doutor.
Agradeço sua manifestação, porque o contraponto é necessário, ainda mais numa hora em que precisamos resgatar a cidade do que de pior já lhe sucedeu. Informações de cunho pessoal também são valiosas.
Respeito sua opinião, em que pese conservar a minha. E lhe digo que compreendo as alianças, mas jamais toleraria uma com o Maluf ou com o DEM. Este partido reúne uma direita reacionária, com tradiçeão reacionária (ao contrário do PSDB que finge possuir valor sociais), e nenhum nome com carisma para concorrer, o que lhe deixa ainda por cima numa condição secundária. É verdade o que diz sobre os dois vereadores, mas isso é conveniência, não convicção. PSDB-DEM nos empurraram Duciomar Costa. Não há perdão para isso. A morte talvez, mas como eles não se mataram, continuo minha faina ideológica de repudia-los.
Pena que o Jordy se meta com eles, mas no fundo não é novidade.