quinta-feira, 6 de setembro de 2012

A380

Apaixonado por aviões, é evidente que me impressionei quando soube do A380, maior avião de passageiros já fabricado, da francesa Airbus, maior fabricante mundial de aeronaves comerciais. E isso porque nunca vi a criatura de perto. Aliás, o Brasil sequer tem infraestrutura aeroportuária para recebê-lo. Neste momento, o Aeroporto de Internacional de Guarulhos está passando por uma enorme expansão, a fim de se capacitar a receber o ilustre visitante. Aguardo uma oportunidade, quem sabe, de passear no brinquedo.


O A380 é uma criança de 72,72 metros de comprimento (maior do que os apartamentos vendidos hoje em dia, em m2, obviamente), 79,75 metros de comprimento e 24,09 metros de altura. Alcança uma velocidade máxima 0,89 Mach, que corresponde a 890 Km/h. O mais hospitaleiro já construído tem capacidade para 530 passageiros e pertence à Air France. Está sendo montado um para a francesa Air Austral, exclusivamente para classe econômica, com capacidade para 800 almas.
O Portal Terra nos oferece um excelente infográfico, mostrando como se constroi o gigante dos ares. Um deleite para os apreciadores. Ali, ficamos sabendo que o avião é assombroso desde o primeiro momento, pelos números envolvidos e pelo trabalho descomunal empreendido para a sua construção. O transporte rodoviário de peças chega a paralisar cidades pequenas durante a passagem das carretas.


O A380 estreou em 2007. Até o presente momento, foram entregues 69 unidades, que pertencem a apenas sete empresas: Singapore, Emirates, Qantas, Air France, Lufthansa, Korean Air e China Southern.
Seu preço de tabela é de US$ 389,9 milhões (cerca de R$ 673 milhões), um valor tão descomunal como o objeto. Mas enquanto eu pensava que somente grandes empresas de aviação se atreviam a fazer esse investimento, a matéria me informou que uma pessoa física fez uma encomenda. O desgraçado quer o maior avião de passageiros do mundo para lhe servir de jato particular! Obviamente, não foi revelado o nome do lazarento.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caraca, um avião que carrega 800 passageiros é mesmo um colosso! Tem muita cidadezinha do nosso interior que poderia viajar inteira num monstro desses!

Scylla Lage Neto disse...

Yúdice, descobri outra paixão em comum com você: a aviação.
Meninos gostam de brincar de carrinho e aviãozinho, não é verdade?!
Um abraço.