terça-feira, 4 de setembro de 2012

Governos x Políticas Públicas

------------------

Eu estou acompanhando de perto a polêmica gerada por Fernando Henrique Cardoso com um artigo publicado por ele no Observatório Político. A Folha de São Paulo está dando corda, cobrindo as reações do governo Dilma Rosseff  ao artigo de FHC na base da disputa eleitoral. Considero que este é um debate da maior importância para a democracia brasileira; e como liberal de esquerda que sou, não posso me furtar em comentar a polêmica. Não gosto de Fernando Henrique Cardoso, mas não desconsidero o intelectual que ele é,  nem os avanços de seus governos; entre eles o Plano Real. Não gosto da social democracia do PSDB: jamais receberam o meu voto. Mas é importante ler as críticas de FHC ao governo de Lula; e observar os impactos da política dos governos Lula na administração de Dilma Rousseff. Deixo aqui o link para o artigo de FHC; e penso que devemos fazer comparações e reflexões sobre os governos de FHC e de Lula. Eles estão aqui: diante de nós! Estão no governo de Dilma Rousseff. Gostaria de concordar com FHC, que num  artigo anterior a este, questiona a política de expansão das universidades públicas brasileiras. Eu vejo hoje, o que essa expansão significou no salário dos professores universitários. Sou doutora em ciência política; me custou muito ter a formação acadêmica que tenho; e considero iníquo o salário que recebo em relação ao que o meu trabalho significa. E uma das razões para isto é a expansão das universidades públicas de uma forma abrupta, e sem previsão dos impactos dessas ações sobre os proventos dos professores. Não temos uma carreira docente digna; e estamos diante de um impasse genuíno. Políticas públicas precisam afirmar as condições de cidadania de um povo: Educação é uma delas. Leiam aí!

-------------------------------------

5 comentários:

Silvina disse...

Se FHC tivesse poder absoluto em seu tempo, já nao mais existiriam universidades públicas. E vc, doutora, nao teria proventos (pelommenos se fosse continuar dando,aula) e si, teria salario de um empregador privado. Etc, etc...

Marise Rocha Morbach disse...

É verdade Silvina. Discutia essa realidade do governo de FHC com uma pessoa faz alguns minutos. De fato os governos de FHC foram terríveis para a educação. Concordo plenamente com você.

Marise Rocha Morbach disse...

Silvina, tem uma outra coisa ai nessa reflexão sobre o professor. É claro que aqui estou mais centrada no impasse atual entre as universidades públicas e o governo Dilma Rousseff. Sou professora do setor público há exatos 13 meses. Sempre paguei as minhas contas com grana do setor privado, e me doutorei trabalhando, e muito; e longe de uma perspectiva de trabalhar no setor público. Quando pisei em uma sala de aula já tinha um mestrado concluído. Conheço bastante o mundo acadêmico privado, coordenei cursos na Unama e na Fap. Conheço a realidade do professor do ensino privado. Os ganhos dos professores, titulados ou não, são medíocres do ensino fundamental ao universitário. E não há dúvidas de que os professores do setor privado trabalham "muitíssimo mais" do que os professores universitários das universidades públicas.

Erika Morhy disse...

Infelizmente, Marise, tenho acompanhado de forma muito superficial este debate. Por isso, vou seguir suas sugestões. Gosto do debate elegante e bem argumentado. Parece que anda nesta linha, não?

Marise Rocha Morbach disse...

Sim, querida Erika Morhy: avec elegância. Lamento, apenas por um lado, que você não esteja aqui. Por outro, estou muito feliz por você estar ai: aproveite! Bjs.