domingo, 9 de setembro de 2012

O gato expressionista


Como fã incondicional da série em quadrinhos O Gato do Rabino, do aclamado francês Joann Sfar, fui premiado hoje com a possibilidade de ver o filme que aguardo desde 2010 (vide o post Um Gato Sagaz) aqui no Rio de Janeiro.
Aliás, uma boa animação funciona muito bem para "desintoxicar" os neurônios oriundos de um dia pleno de congresso, e, mesmo reconhecendo algumas dificuldades na junção das histórias dos livros, adorei o estilo contrastante orientado ora por por traços mínimos, ora pela riqueza de detalhes.
Imagino que a crítica possa encontrar muitas falhas, principalmente no roteiro oscilante, mas fã é fã, e quem gosta do gato ardiloso e movido à paixão vai degustar o filme com imensurável prazer.
E para quem quer conhecer a felina obra, os dois primeiros volumes (de um total de cinco) foram editados no Brasil e ainda são encontrados nas livrarias.
Deixo, além do trailler, a descrição de uma fala do gato abaixo, como amostra-grátis:

"Pergunto-lhe qual a diferença entre um humano e um gato. Ele me responde que Deus fez o homem à sua imagem. Peço-lhe que me mostre uma imagem de Deus. Ele me diz que Deus é uma palavra. Digo ao rabino do rabino que, se o homem é semelhante a Deus por saber falar, eu sou semelhante ao homem. Ele me diz que não. Porque minha palavra é má. Porque eu a adquiri num ato de morte. Digo-lhe que isso não é verdade, que não comi o papagaio. Ele me diz que, além disso, sou um mentiroso."
(O gato narra diálogo com o rabino do rabino)

8 comentários:

Edvan Feitosa Coutinho disse...

Scylla, vi o filme ainda no inicio deste ano, depois de ter lido todos os volumes da HQ. E gostei demais. Acho que o filme manteve o espirito dos quadrinhos.

Scylla Lage Neto disse...

Eu também gostei muito, Edvan.
E veja o nosso enorme delay para os lançamentos cinematográficos fora do mainstream. Só agora o filme chegou no sudeste e em Belém, com muita sorte, chegará na Fox Locadora em 3 a 6 meses.
Um abraço.

Rz disse...

A HQ é ótima! Fiquei curiosa e com vontade de ver o filme! Quando li a BD lembrei de um romance de E.T.A. Hoffmann, "Kater Murr", fragmentos de uma incrível modernidade literária, obra de um bichano inteligente, erudito, filósofo e poeta como só os gatos soem ser!

Scylla Lage Neto disse...

Rz, aposto que você vai adorar o filme.
A aparição relâmpago do Tintim, vista no trailer, na verdade é uma crítica nada velada ao volume Tintim no Congo Belga.
Há inúmeras referências contra o racismo, a intolerância religiosa e a xenofobia.
Vale a pena!
Abs.

Erika Morhy disse...

Me parece genial! Vou buscar. Valeu a dica, Scylla.

Scylla Lage Neto disse...

Erika, assim que você começar o primeiro volume, O Bar Mitzvah, não conseguirá mais parar.
Abs.

Rz disse...

A direção é do próprio Sfar!
Você viu que traduziram para o português "Habibi" do Craig Thompson?
\O/ \O/ \O/

Scylla Lage Neto disse...

Rz, obrigado pela dica!
Eu não sabia, mas vou correr atrás imediatamente.
Abs.