A lebre
Responda em menos de um segundo: quem é mais rápido, o novo
esportivo BMW Z4 20i ou o novo VW Fusca?
Bem, a resposta correta, por mais incrível que possa
parecer, é o Fusca.
Para entender como um Z4 acelera de 0 a 100 km em “apenas” 7,2 segundos, contra
“incríveis” 7,1 segundos do Fusca, temos que absorver que o downsizing de
motores é um fato concreto, mesmo entre as mais tradicionais montadoras
automobilísticas.
A tendência mundial é a de reduzir o tamanho dos motores,
deixando-os com menor capacidade cúbica e segurando a potência com um turbo,
geralmente pequeno, associado à injeção direta de combustível. Tudo pela
economia de combustível e (supostamente) pela menor emissão de poluentes na
atmosfera.
E como os carros importados custam no Brasil pelo menos o
dobro do valor cobrado na Europa ou nos Estados Unidos, por exemplo, a opção mais
lucrativa para as poderosas montadoras/importadoras é trazer os caros modelos esportivos com o
menor motor disponível, custando obviamente o máximo possível.
No exemplo desta postagem, a BMW trouxe da Alemanha o
coupé/conversível Z4 com um motor 2.0 “gitito”, de apenas 184 cavalos (custando
R$ 219.950,00), enquanto a Volkswagen trouxe do México (com o privilégio da isenção de
impostos) o novo Fusca com o fantástico motor 2.0 TSi, de 200 cavalos (o mesmo
que equipa o também mexicano Jetta e o alemão Passat), por R$ 76.000,00.
Aos proprietários do belo BMW Z4 resta rezar para jamais
encontrar um Fusca no sinal.
Placar final: Besouro 1 X 0 Lebre.
Quem diria?!...
O besouro
4 comentários:
Eu prefiro a lebre, com um gato dentro. Rss.
Kss.
Scylla, tenho um amigo que andou nesta nova maravilha da Volkswagem e ficou maravilhado com o Beetle, eu
particularmente acho muito caro. Esta é a minha unica restrição a este
bolido. Estranho estre troço de tecnologia, meu fusca 58 faz 12 kms
com um litro de gasolina aqui na Cidade e nenhum destes carros novos com toda a "tecnologia" embarcada não fazem esta média. Sinais dos tempos!
Silvina, eu prefiro um besouro com uma lebre dentro!...
Rss.
Pedro, com a nossa gasolina de péssima qualidade, não tem motor que consiga ter bom rendimento.
Ruim e cara!
Abs.
Postar um comentário