segunda-feira, 29 de abril de 2013

"As gatosas"



Nesta sexta ancorei para sessão dupla no SESC Boulevard. A primeira foi para rever a voz bossanovista do Maca Maneschy e a segunda para ver apresentação do grupo Cuíra.

Quando Maca se junta com Tinoco Costa (pianista), decerto o aplauso tem gosto de taperebá e o samba toma jeito de jazz de dar inveja ao Tio Sam. O nosso maior defensor da bossa-nova se sentiu em casa (ou no seu “Canil”, como se retrata em seu seleto grupo de amigos, o qual me incluo) e soltou o ponteio.

Também fui aplaudir a peça teatral “As gatosas”, de Edyr Proença, com o Grupo Cuíra. As Quatro atrizes do Cuíra revisam a idade em que estão e nos transportam para uma paisagem realista com um sotaque de humor fantástico, de doer a barriga. Vale à pena ver, se considerar o riso um gesto frajola da alma humana. Proença é fantástico no que concerne a realidade com pitadas de realidade (vide em “Selva Concreta”, seu último livro).

Sandra Perlin dá um show de sapateado, mas fico com aquela que sentou no meu colo (acho que é a Sônia Alão), em plena cena, e me convidou para reviver meus 20 anos - quando ainda era apenas um garoto que amava os Beatles e os Rolling Stones.

Vou fazer uma sugestão audaciosa ao Edyr Proença, visitador-mor juramentado desse Blog, diria o Edgar Augusto: criar Os gotosos. Certamente, com a capacidade que tem, e com a palavra tirada da Gota (ou Artrite gotosa, doença que pertence aos meandros da Reumatologia e tem uma relação direta com a idade), o título estaria bem ajustado. Eu ia-lhe sugerir, no final da peça, mas minha timidez se sentiu invadida pela intromissão. Prefiro a palavra escrita, sombra de minha dualidade, sobra de meus devaneios.

4 comentários:

Marise Rocha Morbach disse...

Também gostei muito de As Gatosas. O Edyr A. Proença avisou que mudou algumas coisas no texto. Legal!

Marise Rocha Morbach disse...

Digo: Legal, as suas sugestões.

Geraldo Roger Normando Jr disse...

Como ficaria então "Os gotosos?".

Edyr Augusto Proença disse...

Acho ótima a idéia, Geraldo! Vou pensar!
Obrigado por ter estado lá. Casa lotada nos quatro dias. Muito legal.
Abs