sábado, 6 de setembro de 2014

Cesta do enfraseamento: a volta de Labareda

Para João Lusco-fusco, viçoso pela reza da palavra

Se João Lusco-Fusco anda inquerindo, então Labareda volta zunindo tão logo setembro reluz em cérebro desidratado de tantos corredores e cercanias de uma cidade polvorosa visitada por tantos benfeitores, professores da paixão no peito sob o risco do equador e as delícias do milagre da multiplicação dos peixes. 

Não se espante, João, se eu, Labareda, do bando de Corisco (braço direito de Lampião, tentando sobreviver no cangaço das palavras atravessadas), escambotear aqui ou levar um tombo ali e me ferir com certos verbos do presente e do pretérito. É por conta da ciência, cuja percepção poética fica minguada, feito Cantareira e Cariri, que dá escasseamento na moleira e fragilidade osteoporótica nos fêmures que
põe Labareda em risco de trincar e cair.

Se queda ocorrer, de fato, não ajunte os ossos, não, João. Basta remediar o versista com carimbó. Esse tira qualquer um da paraplegia, tiriça, ziguezeira e astenia. E fará o homem saracotear em sorriso e simpatia.

Uma vez findada a missa-missão, então sigamos feito processão de velas no rumo do milagre da ceia: hóstia, vinho, pão (peixe, açaí, camarão).

Não sei o tamanho da exaustão de labareda, só sei que saí varando Marajó e rios: Amazonas, Guajará, Guamá. E, em braçadas e madrugadas adentro, tentei discernir a margem que me desafiava, insinuando-me que da vida pouco sei, pouco vi, mas que me situa me dá um norte. Por isso preciso insistir um pouco mais.

Se achegue, Labareda de mim, e traga reza e palavra.

Labareda, do bando de Corisco, braço direito de Lampião, tentando sobreviver no cangaço das palavras atravessadas.

2 comentários:

Abel Sidney disse...

bom retorno, Labareda!

palavras atravessadas - desde que bem postas no lombo - podem aguentar muitos solovancos.

o importante é a partilha do verbo continue.

estaremos aqui, sempre, prontos para a degustação.

Geraldo Roger Normando Jr disse...

Um abraço adornado por suas palavras vale mais que um quinhão de dinheiro.