segunda-feira, 8 de maio de 2006

Dobradinha genial

No Quinta Emenda hoje, uma sacada genial de Chico Buarque, seguido de um comentário igualmente brilhante de Juvêncio de Arruda.

De Tudo Um Pouco
Da coluna de Guilherme Augusto,no Diário do Pará de hoje.

Ser petista ou tucano é...De Chico Buarque, sobre o PT e o PSDB: “No fundo, sempre existiu no PT a idéia de que você ou é petista ou é um calhorda. Um pouco como o PSDB acha que você ou é tucano ou é burro”.

Só o Chico mesmo, para resumir tudo muito bem resumido.Até porque o mundo está cheio de petistas calhordas e tucanos burros.E vice versa.

Sei que é citação da citação da citação. Mas é absolutamente irresistível privar meus leitores deste post maravilhoso.

2 comentários:

Anônimo disse...

Bem postada. Chico fez a síntese de dois pontos fundamentais para entender a trajetória PT/ PSDB:
1) como a leitura moralista da realidade pode aproximar dois partidos que historicamente têm se antagonizado na disputa pelo poder.
2) como essa leitura moralista do adversário é sintoma da origem de classe desses partidos: um de base operária, que incorpora uma intelectualidade gauche; e outro de lideranças intelectualizadas de centro-direita,a partir do fim da ditadura militar, com base política na classe média.
Eu lembro que na época da Nova República, quando o PSDB foi fundado, houve quem ironizasse ser o partido uma Sorbonne... mas sem alunos.

Carlos Barretto  disse...

Excelente seu comentário para tão instigante assunto. E salta aos olhos o dilema existencial: será que o homem, com todo seu avanço tecnológico (não necessariamente cultural) não consegue produzir soluções de poder melhores dos que as atualmente existentes? Ou será que estamos muito à frente de nosso povo? Trata-se de um debate de vanguarda, sem a menor dúvida. Mas em minha humilde opinião, talvez estejamos na América Latina, dentro de um perfil evolucionista gradual, num nível elementar de desenvolvimento político institucional.
Que tédio!
Abraços