sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Como publicar vídeos do YouTube no seu blog

Atendendo a um frenético pedido de um leitor, vamos explicar um passo-a-passo de como publicar vídeos do YouTube em seu blog. Este post, bem como muitos outros relacionados, estarão sempre disponíveis na área de Tutoriais do Flanar. Dê uma passadinha lá e você vai encontrar muitas dicas e informações a respeito de blogs, hardware, software, entre tantas outras curiosidades de interesse aos amantes da blogosfera, microinformática, etc.
Vamos então aprender como publicar um vídeo do YouTube em seu blog.

1) Em primeiro lugar, antes que você possa pensar em fazer isso, você precisa ser membro do YouTube. Portanto vá até lá e no canto superior direito clique em Sign Up. Preencha o formulário, escolha seu login e senha, e seja um membro do YouTube. Lembre-se que isto também lhe dará direito a fazer upload de seus vídeos pessoais para que o mundo os veja.



2) Uma vez membro e logado no YouTube, escolha o vídeo que deseja postar em seu blog. Escolhido o vídeo, observe os links existentes na parte inferior do vídeo.
Clique em Share.



3) Vão aparecer os serviços que podem usufruir do compartilhamento de vídeos do YouTube. Escolha Post to Blog. Em seguida, é preciso que você escolha exatamente qual o serviço de Blog que deseja postar, qual exatamente a URL de seu blog, bem como login e senha de acesso ao serviço de postagem. Portanto, você precisa definir isso, clicando em Edit Blog Settings. Na captura de tela abaixo, já aparece pré-configurado o Flanar. O mesmo acontecerá com o nome de seu blog, tão logo você termine de preencher as configurações acima.
É possível que, como você estará utilizando este recurso pela primeira vez, existam algumas diferenças neste passo. Mas obrigatoriamente você deverá escolher o serviço de blog (Blogger, Wordpress, etc), definir sua URL (ex: http://blogflanar.blogspot.com) e seu login e senha no serviço de postagem que utiliza (Blogger, Wordpress, etc). Não utilize o login e senha do YouTube. Isto só deverá ser feito uma vez. Daí em diante, toda vez que você se logar no YouTube, terá automaticamente pré-configurada a opção de postar em seu blog, sempre que clicar no link Share, como mostrado no passo 2.



4) Cumprida esta última etapa, o YouTube preenche automaticamente o título do video que você escolheu e abre uma caixa de texto, para você preencher com algum comentário, se desejar. É claro que o título pode ser modificado.

5) Quando tudo estiver prontinho, simplesmente clique no botão Post to Blog. Quase que imediatamente, o vídeo estará disponível em seu sítio. É só ir lá e conferir.
Boa sorte!

----------------------------------------------------------------

Atualizada em 28 de fevereiro de 2009

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: esta solução mostrou-se problemática, com efetividade irregular. Além do mais, da época de sua publicação (novembro de 2007), é provável que já esteja desatualizada. Recomendo então que os leitores, que por acaso tenham caído aqui através das ferramentas de busca, leiam a solução definitiva - publicada ainda em dezembro de 2007 - que até o presente momento (Fevereiro de 2009) ainda funciona. Embora seja mais trabalhosa. Basta clicar aqui. O poster agradece a sua visita.

17 comentários:

Thiago Luiz Torquato disse...

Obrigado por ajudar a resolver o meu problema. Estava tentando postar um vídeo interessante sobre a web 2.0 e não estava conseguindo. Web 2.0 também é isso: a colaboração dos usuários uns com os outros.

Carlos Barretto  disse...

Com toda a certeza, Thiago. Que bom que vc aproveitou.
Volte sempre e obrigado pela visita.

Anônimo disse...

muito legal o seu tutorial.. mas eu não conseguia achar o video depois, nem no blog

aonde é esse "sitio" ??????

Obrigado

Carlos Barretto  disse...

Obrigado Khalil.
Mas desculpe. Não entendi sua dúvida. Que sítio?
Que vídeo?

Abs

Anônimo disse...

No tutorial sobre postar vídeos do youtube no blogger.
você diz:

5) Quando tudo estiver prontinho, simplesmente clique no botão Post to Blog. Quase que imediatamente, o vídeo estará disponível em seu sítio. É só ir lá e conferir.
Boa sorte!

fiz td certinho mas não sei onde o vídeo foi parar

Valeu!

Anônimo disse...

http://blogflanar.blogspot.com/2007/11/como-publicar-vdeos-do-youtube-no-seu.html

neste post!

Anônimo disse...

Consegui!!! desculpa a encheção de saco
valeu mm!!!

Carlos Barretto  disse...

Agora entendi.
De vez em quando, por problemas do próprio YouTube, existe um lapso de tempo (às vezes muito longo) entre o momento em que vc clicou no botão Post to blog e o seu aparecimento no blog. Já aconteceu comigo em umas 2 oportunidades. Por esta razão, prefiro utilizar uma segunda maneira de postar estes vídeos. Esta segunda maneira, apesar de um pouquinho mais complicada, garante a publicação imediata de seu vídeo.
Falei sobre ela em outro post, que vc pode acessar no link abaixo:
http://blogflanar.blogspot.com/2007/12/como-postar-vdeos-do-you-tube-2.html
Por favor, para poder acessar o link (que não cabe inteiro na janela de comentários) abra novamente a caixa de comentários, desta vez clicando no link COMENTÁRIOS do post com o botão direito do mouse e escolhendo ABRIR EM NOVA JANELA ou ABRIR EM NOVA ABA.
Tenho certeza que desta vez vai funcionar.
Abs e Boa sorte!

Carlos Barretto  disse...

Rsss...
Foi um prazer ajudá-lo.
Volte sempre.

Abs

Anônimo disse...

Olá amigo!

Muito bom seu artigo, bastante prático.

Já tenho um video do youtube no meu blog, e gostaria de perguntar-lhe se pode me dar umas dicas sobre como fazer o video abrir assim que a página do meu Blog é aberta(abrirem juntos), sem a necessidade de clicarmos no botão para que o video abra/inicie. Ok?!

Abraço!

Carlos Barretto  disse...

Olá Jefferson
Entendi sua dúvida. De fato, deve existir uma maneira sim de fazer isso. Deve-se possivelmente alterar alguma linha de código que o próprio You Tube gera.
No momento, não me recordo exatamente. Mas vou pesquisar e vai dar um post específico sobre o assunto.
Abs

Cristina Carneiro disse...

Povos, há um problema de bios entre a cadeira e o note... Li todas as dicas que vcs deram sobre postagem de vídeos em blogs. Contudo não achei a opção do blogspot para publicar os vídeos. Como é que eu faço agora?? Aguardo uma resposta, claro se eu resolver o problema de Bios. Ah, eu tenho uma conta no youtube.

Carlos Barretto  disse...

Bom dia, Cris.

Será um prazer ajudá-la. Por favor, me perdôe pelo fato de talvez não ter entendido direito sua dúvida.
Até onde entendi, no blogspot, não existe exatamente uma "opção" para publicar vídeos dentro dos "posts". Trata-se infelizmente de um trabalho meio manual mesmo.
Você deverá seguir as instruções contidas na atualização que fiz, ainda em dezembro de 2007, contida no link abaixo:

http://blogflanar.blogspot.com/2007/12/como-postar-vdeos-do-you-tube-2.html

Ela é muito mais trabalhosa, sem dúvida. Mas garanto a vc que funciona, pois é a maneira que utilizo até o presente momento, para associar vídeos do You Tube em meus posts.
Por favor, se permanecer qualquer dúvida, volte aqui e me faça saber, para que possa ajudá-la.

Abs

Cristina Carneiro disse...

Obrigada pela atenção Carlos!!! Vou tentar, qq coisa entro em contato. Depois se tiver interesse em ver meu blogspot é o ansiecalma.blogspot.com

Abraços

Carlos Barretto  disse...

Já passei por lá e gostei, Cris.
Boa sorte na tentativa e qualquer ajuda, é só voltar a entrar em contato.

Abraços

disse...

No meu computador quando clica em Compartilhar não aparece Post to blog, aparece as seguintes coisas :

orkut
del.icio.us
Facebook
Digg
Live Spaces
reddit
MySpace
StumbleUpon

O que eu faço ?

Carlos Barretto  disse...

Por favor, Zé.

Esqueça esta maneira e siga a outra que recomendo no final do post, realçada como OBSERVAÇÃO IMPORTANTE. É a que vai funcionar.

Obrigado pela visita e Boa Sorte!