domingo, 23 de janeiro de 2011

iLuv i707 para seu iPhone/iPod - Um "review" muito pessoal

iLuv i707 FM Transmitter
Quem gosta de produtos de áudio e vídeo, normalmente não se atém apenas ao seu produto preferido, do jeito que foi concebido pelos engenheiros na origem. Eu por exemplo, após assumir uma certa paixão pelo produto, dou início a uma compulsiva pesquisa em busca de acessórios que possam extrair o máximo prazer daquele investimento original. 
É o caso do iPod/iPhone. E para eles, uma grande indústria paralela e imediatamente derivada floresce e ganha corpo, fabricando os mais variados acessórios para ampliar seu prazer com os iGadgets. Acontece que, apenas parte desta indústria paralela, tem de fato sido bem sucedida em seus projetos, sem jogar sua reputação  no lixo. É preciso portanto, estar atento e avaliar bem opiniões de "first time users", antes de meter a mão na carteira.
Particularmente, um acessório que tenho procurado, é aquele que me permita fazer o feliz casamento entre os iGadgets e o som do carro, especialmente sem o acréscimo de fios e cabos adicionais, num espaço por vezes já tão exíguo. Com fios e cabos, já existem soluções baratas e de alta qualidade, demonstradas no post iPod no seu carro, de março de 2010. Existem também soluções mais robustas (com preço diretamente proporcional a robustez), como é o caso do Oxygen O'Car, citado pelo Yúdice esta semana no post Som para seu carro
Contudo, como disse, interessam-me propostas de preço dentro de um padrão equilibrado de investimento, que eliminem a necessidade de fios e instalações de maior complexidade. Enquadram-se naturalmente neste perfil as tecnologias de transmissão WiFi, Bluetooth e FM. Nas primeiras, a mais alta qualidade e fidelidade de áudio e vídeo. E geralmente o maior preço. Na última, uma maior dependência da posição da antena de seu rádio (se interna ou externa), bem como da potência do transmissor FM associado ao produto. Além, é claro, de não estar incluída a possibilidade de transmitir vídeo.
Pois esta semana, mesmo ressabiado com experiências anteriores com FM transmitters, resolvi apostar num produto disponível na iStore Brasil*, a novíssima assistência técnica autorizada Apple em Belém. 
A idéia é simplória. O produto consiste em um transmissor FM, que conectado ao iGdaget, transmite o áudio de seu conteúdo para uma frequência FM disponível no rádio de seu carro. Trata-se do iLuv i707 FM Transmitter
A iLuv, é uma afamada e tradicional fabricante de acessórios para os gadgets da Apple. De fato, os produz desde os tempos dos iPods de primeira geração. Possui uma ampla variedade de acessórios que incluem desde prosaicas capinhas até robustos mini sistemas de áudio doméstico, onde se pode encaixar os iGadgets. Veja o website da empresa para comprovar.
Pois esta semana, resolvi adquirir o i707, e encarar o desafio. Na caixa, além da possibilidade recarregar seu iGadget, ele prometia justamente um transmissor FM mais poderoso. Pois vamos a nossa avaliação.
A instalação é realmente muito simples. Basta conectá-lo à entrada para acendendor de cigarros de seu veículo, encaixar seu iGadget, sintonizar em seu rádio a estação de transmissão padrão do i707 que é 107.7 MHZ, acionar o iGadget e começar a ouvir as músicas. A frequência padrão do produto é livre em Belém, já que nenhuma outra estação de rádio local a utiliza. Contudo, caso a frequência padrão esteja ocupada por alguma emissora local, é fácil escolher outra frequência, na ampla faixa de 88.1 a 107.9 MHZ, utilizando para isso o display iluminado e um par de botões. O produto, é capaz de memorizar ao menos 2 opções.
A qualidade de som, será comparada a melhor qualidade sonora que já pude experimentar, que é aquela obtida com a conexão direta do iGadget via cabo P2 Stereo, descrita no post iPod no seu carro.
E ela está longe de ser equivalente a este prosaico perfil. Especialmente, na dependência da localização da antena de seu rádio automotivo. Se a antena de seu rádio automotivo for externa (como é o meu caso), ao aumentarmos o volume, ainda poderemos ouvir alguns perceptíveis ruídos de estática. Notei também, uma queda na qualidade de reprodução dos graves.
Há que se ouvir opiniões de outros usuários que experimentaram o produto com antena automotiva interna. Mas em meu cenário, a experiência foi rigorosamente esta.
Devo afirmar que estas conclusões, mesmo que inegáveis no cenário de teste, não desabonam o produto. Acreditem. Só ouvidos muito rigorosos sentirão a diferença. Há pessoas muito satisfeitas com áudios automotivos ainda mais elementares. Isso eu posso quase que garantir.
Contudo, a um preço de cerca de 265 reais, há que se pensar um pouco, antes de enfiar a mão no bolso. E, como sempre, parte da equação, is up to you. Perceba bem. Se você for daqueles com ouvido muito exigente e tiver orçamento folgado, há que se contentar com outras soluções mais robustas e ainda mais onerosas. E para aqueles com ouvidos igualmente exigentes,  orçamento limitado e não se incomoda com o cabo aparente no painel de seu veículo, a conexão P2 Stereo é o casamento de mais alta qualidade e baixo preço.
Sinceramente, apesar de estar razoavelmente satisfeito com o iLuv i707, pela experiência obtida (repito: em meu cenário particular de teste), penso que a a relação custo x benefício está muito prejudicada. Por um preço menor, até aceitaria uma experiência apenas mediana como esta. Mas sem a menor sombra de dúvida, é um produto infinitamente superior a soluções FM do passado.
Há alguns detalhes relevantes, que encontrei em uma rápida pesquisa de preços na web. O iLuv i707 é vendido na iStore Brasil e na Apple Store BR pelo mesmo preço: R$ 265,00. Contudo, curiosamente, ele não é encontrado na Apple Store Americana. Na Amazon.com ele é encontrado por meros 34 dólares  (após ter sido cotado anteriormente a 80 dólares). Algum problema? Ou seriam meras disparidades mercadológicas?

* A iStore Brasil fica na Rui Barbosa esquina com a Avenida Nazaré, no térreo do Hotel Expresso XXI

8 comentários:

Breno Peck disse...

Estou neste iVício desde 2005 e vou trocar algumas figurinhas contigo, caro Flanar:

Cabo P2 e iPod são uma combinação perigosa porque te obrigam a desviar a atenção do trânsito. Já efetivamente BATI o carro mudando música (nada grave, sem danos materiais, inclusive, graças a reflexos apurados em mais de 20 anos de treinamento intensivo em videogames). O controle do iPod PRECISA ficar no som do carro de modo que aumentar o volume e passar músicas deve ser feito sem olhar.

Transmissor FM e iPod também não são o ideal não só pelos motivos do P2, como também pela qualidade que fica inevitavelmente prejudicada próximo a antenas de rádio. Interferência BRABA em alguns casos.

Eu optei por um som com cabo padrão do iPod que consegui instalar por trás do painel de modo que só a pontilha fique pra fora, num local escondido. Assim o aparelho carrega e eu posso controlá-lo pelo próprio som.

Nesse sentido tem um som da Sony à venda na Sol que elimina o CD pôster e coloca no lugar uma gaveta que cabe certinho qualquer iPod ou iPhone. Mais discreto impossível.

Outra opção que eu achei interessante são os sons com Bluetooth, que fazem o mesmo que os sons com cabo padrão do iPod, mas sem fio. Pena que os que eu vi transmitem TAMBÉM sua conversa telefônica pros altofalantes do carro, ou seja, privacidade ZERO.

Carlos Barretto  disse...

Excelente ponto de vista, "El Pecko" (rsss). De fato, trocar músicas no iPod enquanto dirige é mesmo muito perigoso. E estamos de pleno acordo quanto a mais este pormenor.
Gostaria de entender contudo, exatamente a solução que vc deu para o problema. Sua solução passa pelo som da Sony mais um cabo estilo "proprietário" da Apple/iPod que conecta-se a este som?
É isso?

Abs

Breno Peck disse...

Quase isso, meu amigo de vincas.

Os aparelhos de som automotivo padrão que possuem compatibilidade com iPod (isto é, controlam e exibem informações do iPod no painel) conectam-se via cabo iPod.

Normalmente esses cabos ficam na frente ou na traseira do som, o que inevitavelmente deixará um fio à mostra. No meu eu consegui passar o cabo por trás do painel e deixar só a ponta pro lado de fora porque a conexão é na traseira do som, mas no da minha namorada a conexão é frontal e o cabo precisa ficar exposto, não tem jeito.

Este aparelho Sony que eu te falei é um som automotivo comum, mas que ao invés de ter um CD player possui uma gaveta onde você acomoda seu iPod ou iPhone confortavelmente. O som engole o teu iCoisa e ele fica lá, escondido, carregando e tocando música. Discreto e eficiente.

Essencial pra quem planeja fazer isso com um iPhone é ter um fone Bluetooth, estes quase desaparecidos das lojas ultimamente (encontrei um Nokia por R$60 na Saraiva; na Sol, só da Multilaser, Cruz-credo). Isso porque deve ser bem perigoso remover o aparelho de dentro da gaveta com pressa pra atender uma ligação.

Custa mais ou menos 500 reais e vende na Sol este Sony. Pensando seriamente em comprá-lo este ano, apesar de estar satisfeito com o que eu tenho.

Carlos Barretto  disse...

Sim.
Esta é uma solução robusta, entre as citadas no post. Mas envolve instalar um som não original no seu carro, que chama a atenção e acaba mesmo nas mãos dos larápios, capazes de quebrar seu carro todo em busca do conjunto.
Contudo, fiquei interessado no produto e vou dar uma olhada.
Mas devo dizer, que robustez e segurança mesmo, é vc trocar as músicas acionando controles no próprio volante do veículo, como alguns modelos "top" já estão vindo. Pena que bem longe do alcance de meu orçamento.
Enquanto isso, vou levando de FM transmitter. Vamos ver ao longo do tempo como ele se comporta. Por hora, devo dizer que estou parcialmente satisfeito com a solução, pelos motivos alegados no post.

Abs

Raul Reis  disse...

Otimas dicas, Carlos e Bruno. Seu post e comentarios vieram muito a proposito e na hora certa para mim. Eu estou no meio de uma semana frustradissima com o meu iGadgets e o som do carro.

Tenho um EOS da VW há dois anos, e veio com um "slot" no console central no qual vc encaixa o iGadget. O controle se dá através do som do carro, como menciona o Bruno. Fez uma diferenca inacreditavel na minha vida! Posso passar as musicas e escolher as playlists como se estivesse ouvindo um CD.

Bom, venho usando este sistema há dois anos, e estava muito satisfeito com ele. Tanto o iPod como o iPhone estavam funcionando numa boa.

Porém, de repente parou de funcionar. Começou com uma estatica horrivel, e depois praticamente parou de funcionar completamente. Levei o carro ntem a concessionaria, e depois de varias horas com o carro de molho lá, me disseram que a culpa era minha, que o carro estava perfeito e devia ser incompatibilidade com os meus iGadgets!

Isto a despeito do fato de tê-los usado por 2 anos sem problemas, e do fato de que a conexão no carro foi feita exatamente para os iPods/iPhones da vida!

Bom, estou ponderando my next move e aberto a sugestoes...

Raul Reis  disse...

Breno, not Bruno, sorry!

Carlos Barretto  disse...

Raul
Aí nos EUA, a solução que vc adotou, sem a menor dúvida é a melhor. E certamente a que garante a melhor qualidade de áudio. Não consigo entender como o mau funcionamento tenha sido atribuído ao seu iGdaget. A não ser que tenha danificado a conexão proprietária Apple disponível nos iGadgets. Ou então o cabo que faz essa conexão. Vc já experimentou se está tudo funcionando em outro veículo com o mesmo perfil?

Abs

Raul Reis  disse...

Pois é. Pesquisei um pouco mais ontem, e a única explicação possivel é que a AT&T está renovando/ampliando a potência da rede por aqui, e o iPhone deve estar realmete interferindo com a transmissão musical.

Minhas opções eram três: colocar o iPhone em "airport mode" e não poder receber ligações no bluetooth do carro (o que seria um problema tremendo, já que as distâncias aqui são gigantes); comprar um iPod Nano (por $250); ou comprar um FM transmitter de ultima geração, como os sugeridos aqui.

Decidi comprar um transmitter, e o fiz há uma hora atrás. Comprei o iCar Play 800, da Monster, com automatic FM scan. Custou $70 (sem automatic scan seria $50). O automatic scan é essencial, já que temos um numero enorme de FM stations aqui.

Bom, tirei da caixa, e em dois minutos o transmitter já tinha achado a melhor frequência e o iPhone estava tocando perfeitamente! Milagres da tecnologia, para aliviar uma semana frustrante. Vai quebrar o galho por enquanto. Tenho 90 dias para devolver este gadget, se eu decidir fazê-lo, mas acho que vou ficar com ele mesmo...