terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Reserva Mamirauá recebe prêmio internacional


Pelo blog "Brasília Confidencial" fico sabendo que a famosa Reserva Mamirauá, no Amazonas, ganhou um prêmio internacional hoje: primeiro lugar em gestão sustentável de sítios Ramsar nas Américas.

Os sítios Ramsar são áreas de proteção ambiental de wetlands (áreas pantanosas) que foram criados como resultado da Convenção Ramsar (Irã, 1971). o Brasil possui outras 10 áreas de proteção Ramsar, além da Mamirauá. Fiquei surpreso de constatar que nenhum destes 11 importante sítios de preservação ambiental são no Pará. Será que a ilha do Marajó não merecia estar nesta lista? Afinal de contas, é um meio ambiente único, sendo uma área inundada em pelo menos seis meses por ano.

Bom, de qualquer forma fico feliz pela Mamirauá, que é mesmo considerada uma excepcional área de gestão sustentável. A bela foto acima foi baixada diretamente do site da própria reserva.

Um comentário:

Paulo Santos  disse...

Mamirauá foi a primeira reserva com um novo conceito para preservação ambiental, a chamada RDS-Reserva de Desenvolvimento Sustentável, onde a pesquisa é fundamental para o conhecimento e manutenção do homem na região. Idéia do cientista Márcio Ayres, falecido precocemente em 2003 aos 49 anos. Bem próximo temos as RDS Amanã e Piaguaçu Purus.