terça-feira, 5 de março de 2013

8 de março

-----------------------

Bom dia! O Dia Internacional da Mulher está chegando em 8 de março. E, junto com ele, as flores, as homenagens e os demais salamaleques. Nós merecemos todas as homenagens! E eu as considero muito aquém do que merecemos e desejamos. Mas, é aceitável! O que preocupa são os números da AIDS, no Pará. O que preocupa é perceber que nossos companheiros não estão usando camisinha, e que nós somos as maiores vitimas da AIDS, no Pará, neste momento. O quadro é dramático, e vai se misturando aos demais, tornando a cena cada vez mais confusa e dolorosa. A medicina deu passos largos; a cura de inúmeras doenças, e os recursos técnicos disponíveis, aumentaram as nossas expectativas de vida. Mas a AIDS mata. A verdade é esta: AIDS mata. Mas, continuamos a ignorar a questão, já que há paliativos e saídas. E a melhor saída para a AIDS é a prevenção: camisinha, sexo seguro, inclusive com os nossos parceiros habituais. A minha ficha demorou para cair; mas caiu! Sou dá geração que  conheceu de frente a AIDS, sem saber do que se tratava. Os gays foram estigmatizados pelo medo do que desconhecíamos. E, hoje,  eles estão mais protegidos do que nós: Mulheres. A AIDS entrou na casa das  "mulheres casadas", que imaginavam estar protegidas de todo o mal. São as mais desprotegidas, hoje. E por que será?  A resposta é simples, mas o dia-a-dia de um casamento,  não é! São medos, são valores, são machismos: são muitos os problemas e os impasses. Não tenho AIDS. Não tenho, que bom! No dia 8 de março é preciso encarar os fatos: nós estamos sendo vitimadas pela AIDS. É hora de acordar!
O dia 8 de março teve origem  com as  mulheres russas -  diz a lenda - em suas manifestações por melhores condições de vida. Mas a batalha é longa, e está muito longe de terminar. Vamos acordando e adormecendo em meio ao front. No sul do Pará, a AIDS segue galopante,  ao lado de machistas e de mulheres tristes; muito tristes. É preciso ampliar as campanhas de prevenção da AIDS; é preciso usar camisinha; é preciso!!!


---------------------------------------------------------

4 comentários:

Rz disse...

Oi Marise e todos os Flanares!
Há uma interessantíssima exposição no Pátio Belém que, propositalmente foi lá colocada para coincidir com o 8 de março. A contra-pelo de todas essas coisas meio que "mulherzinhas".
Vale a pena ver "De peito aberto" projeto e exposição de Vera Golik e Hugo Lenzi, "adotado" por uma super equipe daqui comandada pela profa. do curso de medicina da UEPA Consuelo Oliveira e por um jornalista que conheci mas, infelizmente, não me recordo o nome.

Marise Rocha Morbach disse...

Já vi RZ, gostei muito e recomendo; valeu a lembrança.

Geraldo Roger Normando Jr disse...

A Consuelo? Então estarei lá. Covardia minha ainda não ter ido. Valeu RZ. Valeu, mesmo.

Marise Rocha Morbach disse...

Ficou muito bom Roger, eles conseguiram dar o recado: vá lá!