domingo, 31 de julho de 2011
Les Schtroumpfs - a volta em grande estilo
Eles fizeram sensação na TV nos anos 80 e agora estão de volta no cinema em 3D. A pré-estréia mundial foi em Bruxelas - terra natal dos Smurfs e de Peyo (Pierre Culliford), o belga criador desses adoráveis seres azuis. Os Smurfs (ou Schtroumpfs, na versão original francófona) surgiram em 1958, na legendária revista de quadrinhos belga Spirou. Mas foi nos anos 80 que eles viraram um dos hits da TV mundial, devido à produção da série de desenhos animados pela Hanna-Barbera. A volta dos Smurfs acontece quase 20 anos depois da morte de Peyo, em 1992. A filha dele, Véronique Culliford, conseguiu manter a empresa que detém os direitos da obra do pai, a IMPS (veja no link tudo sobre os Smurfs) . E mais ainda, Véronique manteve controle sobre a qualidade dos Smurfs nessa versão cinematográfica, que mistura animação e atores - entre eles o que faz o vilão, o impagável Gargamel- e que se passa em Nova York. O trailer já é divertidíssimo.
sábado, 30 de julho de 2011
Marcel Barretto em Belém 2
Marcel Barretto mostrando seu talento
Isso não é um "jabá" não. O cara é meu sobrinho do coração. Mas tem talento e criatividade gigantes. Mora no Rio de Janeiro onde já se apresenta com músicos cariocas. Tocou em Belém na Banda de Juca Culatra e fez participações especiais na banda O Teatro Mágico .
Veja outro vídeo clicando aqui.
Fim da solidão
Eis que hoje descobri que não estou só. Ninguém menos que Elizabeth Bishop concordou comigo, anos antes de eu aprender a ler.
Um resumo da crítica ácida de Bishop ao trabalho de Salinger e diversas outras perlengas literárias estão na interessante coleção de frases colhida pela revista Trip. Quanto mau-humor!
Isso é que é uma boa desculpa...
New York City - Norah Jones
sexta-feira, 29 de julho de 2011
Mais horizontes
Imagem: Carlos Barretto (Direitos Reservados) |
Imagem: Carlos Barretto (Direitos Reservados) |
Belém: cidade do "já foi" e do "já teve".
Imagem: Carlos Barretto (Direitos Reservados) |
"Só pra se viver..."
Grand' Hotel (Composição: George Israel / Paula Toller / Lui Farias)
Se não tivesse dito tanta coisa,
Se não tivesse inventado tanto
Podia ter vivido um amor Grand' Hotel.
Se não dissesse tudo tão depressa,
Se não tivesse exagerado a dose,
Podia ter vivido um grande amor.
Sem teus carinhos e tua atenção
O nosso amor se transformou em "Bom Dia"...
Será preciso ficar só pra se viver?
Qual o sentido da realidade?
Será preciso ficar só pra se viver?
Se não fizesse tudo tão depressa,
Se não tivesse exagerado a dose,
Podia ter vivido um grande amor.
Sem teus carinhos e tua atenção
O nosso amor se transformou em "Bom Dia"...
Será preciso ficar só pra se viver?
Qual o sentido da realidade?
Será preciso ficar só pra se viver?
Só pra se viver.
Só pra se viver...
Ficar só
Só pra se viver.
Amigos. Ao infinito e além
Sempre tem um dia que...
Mas o mais engraçado nem foi exatamente isso. Como fui o fotógrafo oficial da noite ilustrada, foi interessante, digamos, ao rever as 700 imagens registradas do evento, observar uma progressiva deterioração em sua qualidade. Boas no início. Já no fim? Foco e enquadramento horríveis! Era o fim, não? Também tinha o direito de ficar "tchongo", ora! Kkkkkk!
E como se não bastasse, sempre tem o Day After. Até o momento devo ter sorvido uns 2 litros de água. Mas vou sobrevivendo. Ô bagaça!
--------------------------------------------------------------------------
Atualizada às 15:17 h
E acabo de saber que no final de semana, ainda vai ter mais!!! Ooohhh!! Bons amigos que eu tenho, olha.
Red Mercury
Imagens: Dave J Hogan/Getty Images
A equipe Red Bull fez uma homenagem inusitada ao falecido vocalista do Queen, Fred Mercury, hoje durante os treinos livres do GP da Hungria de Fórmula 1, ao colocar o bigode de Freddie nos membros da equipe, e até nos carros.
Na verdade tudo não passou de uma campanha beneficente para arrecadar fundos para a Mercury Phoenix Trust, organização que combate a AIDS.
Mercury, que morreu há exatos 20 anos, certamente cantaria algo como “Another One Bites The Dust”, em homenagem à equipe campeã.
quinta-feira, 28 de julho de 2011
"Apaixonar-se é fácil"
"Apaixonar-se é fácil.
Basta ceder aos encantos, deixar-se levar pela beleza, pelo sorriso, pelo bom papo.
Fazer programas legais, aproveitar o furor da novidade e curtir as descobertas do corpo de cada um.
Curtir tudo de melhor que o outro se empenha para mostrar." (...)
É muito importante ler o resto. Clique aqui e leia.
E desviando dos horizontes...
União Gay
"Com o tempo, mantendo-se o tema em foco, e sabendo que dar o direito a alguém não tira o meu, tenho a esperança (palavra que está difícil de ser usada ultimamente na área de direitos humanos) de que a informação vá tirar muita gente desse obscurantismo."
A "ousadia" do Ipê
Imagem: Carlos Barretto (Direitos Reservados) |
Persistir, sem congelar
Imagem: Carlos Barretto (Direitos Reservados) |
E falando em horizontes...
Grandeza e generosidade
Imagem: Carlos Barretto (Direitos Reservados) |
Pompa e circunstância
Imagem: Carlos Barretto (Direitos Reservados) |
Imagem: Carlos Barretto (Direitos Reservados) |
A própria natureza se encarrega de chamar a atenção do olhar do fotógrafo, para alguns de seus caprichos. Às vezes.
A música está em todo lugar
Imagem: Carlos Barretto (Direitos Reservados) |
Impressiona a "performance" dos novos Macbooks Air
E por falar em sopro dos ventos...
Imagem: Carlos Barretto (Direitos Reservados) |
Quero ver brotar o perdão onde a gente plantou juntos outra vez
Já sonhamos juntos semeando as canções no vento
Quero ver crescer nossa voz no que falta sonhar
Já choramos muito, muitos se perderam no caminho
Mesmo assim não custa inventar uma nova canção que venha nos trazer
Sol de primavera abre as janelas do meu peito
a lição sabemos de cor
só nos resta aprender...
Uma oitava polêmica
O Ion Piano Apprentice é um teclado real, de um pouco mais de 1 oitava que, conectado ao iPad, com o aplicativo correto, pode dar uma boa ajuda. Como disse, apenas "uma boa ajuda". A razão é simples. Vejamos o seguinte cenário. Tocar o piano virtual, por exemplo, do Garage Band para iPad (e de outros aplicativos congêneres), não é exatamente uma boa experiência. Aqueles que já tem alguma estrada no uso do instrumento real, devem estranhar.
Pessoalmente, odeio usá-lo. O que mais me incomoda é uma certa imprecisão na execução das músicas no vidro sensível do iPad. Em resumo, senti falta da pressão real aplicada nas teclas e de saber pelo bom e velho sentido do tato, os limites entre uma tecla e outra. Portanto, o produto da Ion, tem o mérito de melhorar a execução de músicas no iPad, acrescentando ao tablet, o conforto de um teclado real. Além disso, a presença de luzes nas teclas, indicando as notas que estão sendo executadas, denunciam seu evidente destino aos iniciantes.
Mas se a meta for um aprendizado mais sólido do piano, melhor procurar mesmo o instrumento real.
quarta-feira, 27 de julho de 2011
Desconectar e desplugar
Conheço casais separados que executaram esta desconexão de forma racional e amigável. Conheço também ex-namorados que mantiveram seus links intocados. É claro que há condições muito pessoais que podem permitir uma atitude ou outras. E as decisões e suas consequências devem ser analisadas caso-a-caso.
Desencanar, descomplicar, descomprimir e navegar, é preciso. Sempre que possível.
Arqueologia de sua participação na internet
Google em 1988 |
Não me pergunte se está tudo bem
Quanto vale uma garrafa de vinho?
Eu sou um apaixonado por certos vinhos brancos, o que me coloca na contra-mão da grande corrente que preconiza que vinho é tinto, e ponto final.
É óbvio que não dispenso, entre os tintos, um bom Barolo (e existe Barolo ruim?) ou mesmo um Burgondy, tipo Côte de Beaune ou Côte de Nuits, principalmente se ingerido em boa companhia e bem próximo da região produtora.
Mas para mim, somente alguns brancos, como um bom Chardonnay ou o meu favorito Meursault, da Borgonha, ou mesmo um bom Riesling, Gewurtztraminer ou Pinot Gris, da Alsácia, têm a capacidade de elevar os espíritos a grandes alturas.
E a notícia veiculada ontem sobre a venda de uma garrafa de vinho Chateau d'Yquem, da região de Bourdeaux, de 200 anos de idade, por US$ 117 mil, um recorde de preço para os brancos, me alegrou o coração. Os vinhos brancos começam a ser valorizados.
Eu só não sei se teria coragem de abrir a tal garrafa. E se já for vinagre?!...
PS: a propósito, pela primeira vez na história da vinicultura nacional, os brancos tiveram uma boa safra, em 2010. Talvez o fator climático tenha sido o responsável. Portanto, fica a dica: ao enxergar uma garrafa de Chardonnay ou de Gewurtztraminer, safra 2010, da região de Bento Gonçalves, comprem. E bebam.
Paisagem em uma janela
terça-feira, 26 de julho de 2011
She had said goodbye...
Nelson Motta a considera a melhor cantora/compositora surgida no cenário mundial nos últimos 20 anos. Eu acho que era uma das melhores...Aqui em uma performance antológica de Back to Black, para a BBC. Embora o clip em preto-e-branco da mesma canção seja um primor de beleza, prefiro essa versão. Mais Amy impossível. Vai fazer uma falta e tanto.
Imprevisibilidade
Imagens: Carlos Barretto (Direitos Reservados)
3 Horizontes
segunda-feira, 25 de julho de 2011
Adeus ao Vectra
Surgiu assim, em 1993. |
O Vectra (o nome não significa nada; segundo li, foi gerado num software que cria palavras e escolhido pelo impacto sonoro que provoca) chegou ao Brasil a partir de seu congênere fabricado pela Opel (subsidiária alemã da General Motors), com a missão de substituir o Monza, um dos maiores sucessos da Chevrolet. De certa forma, preencheu também a lacuna deixada pelo Omega, cuja fabricação no Brasil se encerrou em 1998 e foi um dos maiores produtos da indústria automobilística brasileira. Por alguns anos, o Vectra cumpriu bem a difícil tarefa que lhe fora confiada.
A segunda geração durou uma década, a partir de 1996. |
Sai de cena assim, sem entusiasmar. |
O Cruze é um sedã médio que também terá a sua versão hatch e motores 1.8 16 V. Esta última foto mostra o carro de testes com disfarces leves, num shopping próximo à fábrica da GM de São Caetano do Sul (SP), e no detalhe o visual que deve possuir, salvo surpresas. Só não espere um preço convidativo.
Aqueles que gostam de carros não deixariam de ter alguma opinião sobre o Vectra. Ainda que países emergentes segurem seus carros por muito mais tempo (no primeiro mundo, eles são modificados no máximo em dois anos), há histórias e histórias. E a do Vectra não pode ser desprezada, como a de outros modelos, que deixaram saudades.
domingo, 24 de julho de 2011
A mão
A MÃO AO ASSINAR ESTE
PAPEL
A mão ao
assinar este papel arrasou uma cidade;
cinco dedos soberanos lançaram a sua
taxa sobre a respiração; duplicaram o globo dos mortos e reduziram a metade um
país;
estes cinco reis levaram a morte a um rei.
A mão soberana
chega até um ombro descaído
e as articulações dos dedos ficaram imobilizadas
pelo gesso;
uma pena de ganso serviu para pôr fim à morte
que pôs fim às
palavras.
A mão ao
assinar o tratado fez nascer a febre,
e cresceu a fome, e todas as pragas
vieram;
maior se torna a mão que estende o seu domínio
sobre o homem por
ter escrito um nome.
Os cinco reis
contam os mortos mas não acalmam
a ferida que está cicatrizada, nem
acariciam a fronte;
há mãos que governam a piedade como outras o céu;
mas nenhuma delas tem lágrimas para derramar.
Dylan Thomas ( tradução: Fernando Guimarães)
sábado, 23 de julho de 2011
Julho de 2011
Amy WhineHouse: "Fui"!
Amy Winehouse Encontrada Morta
quinta-feira, 21 de julho de 2011
Final feliz da saga do iPad 2
A melhor seleção da World Music
Mas o player abaixo, dá uma boa idéia do que você poderá acompanhar com seu iTunes.
Além do Lion, Apple apresenta "hardware" novo
Novo Mac Mini |
Novo Macbook Air |
Os Minis já estão disponíveis nas Apple Stores online, a partir de 600 dólares. Inclui-se aí a Apple Store BR que os vende a partir de 1800 reais. Já o Macbook Air mais baratinho, sai por 3000 reais na Apple Store BR.
quarta-feira, 20 de julho de 2011
Em espelho
Após a morte do piloto da Stock Cars Light, Gustavo Sondermann, em abril último, uma reforma foi agendada e executada na Curva do Café, no Circuito de Interlagos, em São Paulo.
Na semana passada, quando da entrega da obra, houve uma pequena surpresa: a curva foi construída ao contrário e a chicane ficou com a entrada na saída da curva e a saída na entrada...
Uma verdadeira obra-prima de desengenharia, que além de ter virado motivo de piada, gerou a demissão do engenheiro responsável, que também era coordenador técnico do autódromo.
Agora é só quebrar tudo e reconstruir. De novo.
E rápido, pois em 7 de agosto haverá prova de Stock Cars.
Será o Benedito?
terça-feira, 19 de julho de 2011
OS X Lion oficialmente amanhã na Mac App Store
Estrela boa
Primeiro foi o Ministro Joaquim Barbosa que decidiu não publicar o acórdão do processo em que Barbalho é interessado. Depois foi o Ministro Lewandowski que não concedeu uma liminar para que Barbalho assumisse desde logo, por entender que somente o plenário tem competência para uma tal decisão (e ainda não há uma data para esse julgamento).
Nesse meio tempo, Paulo Rocha, terceiro mais votado, teria mais direito ao mandato do que Marinor. Mas não é que, para surpresa de todos, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará negou o pedido de Rocha, em julgamento ocorrido nesta manhã? Em suma, enquanto Barbalho e Rocha seguem em suas perlengas judiciais, Marinor segue senadora.
Os defensores da legalidade estrita que me perdoem, mas eu estou me divertindo com essa novela.