sábado, 30 de setembro de 2006
Choque em pleno ar
E nós cidadãos amazônidas, usuários destas linhas aéreas, agora ainda mais restritos a elas em função da desativação local dos vôos da Varig, estaremos a espera de uma explicação oficial para o inimaginável. Como 2 aviões novos e modernos equipados com sofisticados sistemas de alarme anti-colisão encontram-se em pleno ar em altitude de cruzeiro? E a orientação das torres de controle, responsáveis em última análise pela atribuição de altitudes e rotas diferentes a cada aeronave?
quinta-feira, 28 de setembro de 2006
O Efeito Cicarelli
O efeito Cicarelli também nos faz pensar sobre o conteúdo na web 2.0. Quando você dá poder aos usuários, é difícil tirá-lo. Não adiantou os supostos moderadores do YouTube tirarem os primeiros vídeos postados porque dezenas de outros foram postados e vistos centenas (se não milhares) de vezes antes que o moderador pudesse barrar.
Leia mais [Clicando Aqui].
Flanando pelo Google Earth
Caribe - Ilha de Montserrat
Em 1997, a erupção do vulcão Soufrière Hills destruiu parte desta pequena colônia britânica localizada no Caribe. Os esforços para sua recuperação incluíram um megashow com a participação de Sting, Phill Collins, Paul MaCartney, Mark Knopfler, Elton John, Eric Clapton entre outros que originou o DVD Music for Montserrat. Gravado em Londres no Royal Albert Hall em 15 de setembro de 1997, este DVD tem um final emocionante e apoteótico com todos cantando o mega-sucesso dos Beatles Hey Jude. Recomendável em todos os aspectos.
Latitude: 16°44'48.10"N
Longitude: 62° 7'46.94"W
Praga Exemplar
Desafios
Existe hoje no Brasil uma combinação de apego proclamado à democracia reconquistada, interesse na manutenção do statu quo – não se leia a expressão em sentido restrito, como empenho apenas do establishment, mas em sentido muito amplo, que inclui ponderáveis camadas beneficiadas de algum modo por políticas públicas, mais arcaicas ou mais modernas – e uma certa tradição de falsa acomodação que permite empurrar com a barriga o desfecho político dos conflitos.
Fala-se aqui e ali em golpe, mas as principais forças políticas não pretendem, até onde a vista alcança, aventurar-se fora dos marcos institucionais vigentes.
Leia a íntegra clicando [aqui].
Peer-to-peer
Programas de compartilhamento de arquivos não são novidade na internet. Há anos eles existem desde a criação do finado Napster, que sucumbiu após processos judiciais movidos pela poderosa indústria de entretenimento dos EUA.
São uma opção excelente de diversão na internet. Muitos tem disponibilizado a mais variada gama de arquivos aos seus usuários que vão de músicas em mp3, vídeos, programas, e-books, entre outros. Até o propalado vídeo de Daniela Cicarelli já caiu nos braços dos usuários das redes peer-to-peer. E este é um dos principais problemas destes programas. No meio de coisas interessantes existem muitos arquivos maliciosos, de baixa qualidade, ilegais e principalmente vírus e malwares. Sem entrar no mérito da pirataria, que merece discussão à parte, há que se ter bom aconselhamento quanto ao uso destes programas. Neste sentido, muito cuidado quando escolher o seu. Alguns quando instalados premiam seu usuário com spywares que são terrivelmente difíceis de extrair do PC, muitas vezes obrigando a traumática formatação de seu HD.
As versões originais de Kazaa e Bearshare por exemplo, instalam uma penca de spywares.
Existem contudo, versões alternativas destes e outros programas livres de spyware.
Pessoalmente utilizo o Bearshare Lite que até o momento não me deu problemas desta ordem. Lembro que trata-se do Bearshare LITE. Que é bem diferente do Bearshare que contém spywares (e não será linkado neste blog).
Nada disso desobriga seu usuário de rodar o antivírus em cada arquivo baixado por estes métodos. Uma medida que deve ser considerada como tediosa porém deve ser estabelecida como necessária ROTINA.
Além do mais, há que se considerar que estes programas abrem portas em seu PC para que malfeitores a utilizem para ataques variados. Mas alguns, dispostos a correr o risco, poderiam considerar esta indicação que até o momento em meu PC protegido com Firewall por hadware e software mais um poderoso antivírus, vem sendo bem sucedida. Sem falar em minha rotina paranóica de backup regular e sistemático de todos os PCs de minha rede doméstica.
quarta-feira, 27 de setembro de 2006
"Choque de Gestão"
Por trás do choque de gestão
Um dos bordões da campanha presidencial do tucanato apregoa a necessidade de aplicar no governo federal o mesmo “choque de gestão” que Geraldo Alckmin deu no governo paulista. Herdeiro do choque de Alckmin, o atual governador, Cláudio Lembo (PFL), anda chocado. Leia abaixo três notas veiculadas na coluna de Mônica Bergamo (assinantes da Folha)
Choque tucano - O "choque de gestão" de Geraldo Alckmin em São Paulo deixou, só até setembro, um rombo de R$ 1,2 bilhão nas contas do Estado. O governador de São Paulo, Cláudio Lembo, confirma a informação. Há três meses, ele enviou ofício a todos os secretários proibindo novos investimentos e determinando "redobrada atenção do governo" e "rigorosa austeridade nos gastos públicos". Houve também "diminuição no ritmo de velocidade das obras", diz Fernando Braga, ex-assessor especial de Alckmin e hoje secretário de Planejamento.
Choque tucano 2 - Só a suspensão de novos gastos não será suficiente para enquadrar as contas paulistas na Lei de Responsabilidade Fiscal. O governo está atrás de novas receitas. Espera que nesta semana seja aprovada a lei que dá descontos de até 100% nas multas e 50% nos juros para devedores de ICMS que saldarem seus débitos já. Com isso, espera arrecadar R$ 700 milhões, diz Braga, do Planejamento. O que falta para cobrir o rombo deverá vir de uma "blitz gigante" sobre os 50 mil maiores devedores de IPVA do Estado.
Déficit zero - Lembo brinca: diz que não corre o risco de ser preso, como prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal. "Vamos zerar as contas. Além disso, tenho mais de 70 anos, a pena é menor."PS.: instado a comentar o assunto, Geraldo alckmin disse que não deixou nenhum "rombo" no governo de São Paulo. Afirmou que as providências adotadas pela gestão Lembo são "ajustes naturais" que ocorrem todo final de ano.
Meu comentário. Vamos rapidamente providenciar um desfibrilador para o Geraldo.
Pobre do Raimundo
Nunca esquecerei o olhar do Raimundo, chamado a mediar o debate. Era o olhar do sofrido retirante nordestino diante de um novo Conselheiro: não sabe se estrangula ou se estapeia...
Leia mais aqui.
"Ecos do 11 de setembro"
Ainda sobre o debate, e a "sensação de insegurança" que assola o Pará, o Brasil e o mundo, desde o dia 11/09/2001, que como nos ensinou o candidato tucano, é portanto responsabilidade total da "Al Qaeda".
Agora mesmo, às 15:30h, em frente ao prédio onde reside a vice-governadora do Estado, na popular Doca, uma senhora que dirigia uma carro foi assaltada por um adolescente. Dois guardas de trânsito que estavam no sinal da esquina conseguiram prender de imediato o assaltante. Depois de muita espera pelos magníficos equipamentos e investimentos que os governos tucanos fizeram em 12 anos de governo, todos os envolvidos, policiais, assaltantes e a vítima, tiveram que embarcar juntos no carro da pobre assaltada, agora transformada em motorista de viatura policial, e seguir juntinhos para a Seccional.
Mais uma traquinagem do Bin Laden para eu avisar a CNN.
Leia o post Debate-se no Quinta Emenda
Flanando pelo Google Earth
Paris - Basilique du Sacre Coeur
Paris - Montmartre
Aqui um lugar muitíssimo especial. Por razões estritamente pessoais, elejo este lugar como uma das muitas pérolas de Paris. Montmartre. À direita pode-se ver a Basilique du Sacre Coeur com sua magnífica cúpula. À esquerda, com detalhes em vermelho a frequentadíssima Place du Tertre.
Latitude: 48°53'11.75"N
Longitude: 2°20'31.74"E
Zebra em todos os cantos
Deu zebra
O Ibope registrou no TRE uma nova pesquisa para ser publicada no final de semana que passou. A coleta de dados foi feita, mas ninguém viu nada na TV e nem no jornal oficial. Por que será?
E a Vox Populi também não foi talvez pelos mesmos motivos. Ou seja, é muita zebra que vem dando por aí.
A Volta de Bob Dylan
Mais uma sugestão de garimpagem na internet. O último disco de Bob Dylan é ótimo. Boas lembranças vem a memória ao ouvi-lo. Modern Times recém lançado no iTunes é simplesmente fantástico.
Anotem e saiam garimpando.
terça-feira, 26 de setembro de 2006
Entre mortos e feridos...
Heloisa Helena vai sumindo, Cristovam Buarque não decola e Alckmim ganha 7,9 pontos.
Lula se mantém estável em 51,1% das intenções de votos embora apresente uma leve queda em sua pontuação.
Leia mais aqui.
Firefox no Memory Key
Que tal levar seu Firefox com todos seus bookmarks com você no Memory Key (Pen Drive)? Já pensou naquelas viagens? Ter que se lembrar de todos os seus favoritos em seu local de trabalho? Pois é possível levar seu Firefox no bolso. E tudo em open source.
Para saber mais [Clique Aqui].
Não esqueça de ler as instruções de instalação no próprio website.
Saber discordar
Já estou no encalço do endereço IP de um deles que parece usar o PC do marido para atacar este blog, ou então é o próprio, escondendo-se no disfarçe de mulher, o que beira o ridículo. Coisas de cidadezinha provinciana que se recusa a avançar pelo baixo nível de suas elites. Espero que continuem a mandar seus ataques para eu complementar o cerco que venho fazendo, e eles vem mordendo.
Continuem então...
Jazz Singers
Por sugestão de um anônimo deste blog, ouvi e recomendo a excelente jazz singer Madeleine Peyroux, também com inúmeros hits disponíveis na internet, para quem sabe achá-los.
Vale a pena também visitar seu website clicando no link acima.
Flanando pelo Google Earth
Cautela e canja de galinha... 2
O país agüenta qualquer tranco no câmbio, no preço do petróleo, na renúncia de um presidente (como aconteceu com Collor de Melo). O país só não agüenta um furacão político. Alguns aprendizes de feiticeiros e outros aloprados tentaram no passado provocar uma divisão no país. Produziram uma tragédia.
Leia mais [Clicando Aqui].
Cautela e canja de galinha...
Esse flagrante “descolamento” entre a posição dominante da grande mídia e a maioria da população tem provocado dois tipos de reações importantes: a primeira, de inconformismo – geralmente acompanhada de uma desqualificação dos eleitores – e a segunda, de radicalização de posições.
Leia mais [Clicando Aqui].
segunda-feira, 25 de setembro de 2006
Eldorado de Carajás e outras "esquisitices"
“Falei com o comandante-geral e disse a ele que a tropa não tinha condições nenhuma de realizar aquela missão Eu propus a eles naquela ocasião, naquele momento, que fosse mandada de Belém uma tropa especial, que na época nós tínhamos e temos até hoje. Mas ele, mesmo assim, me respondeu que não: não iria tropa especial nenhuma de Belém, porque o governador Almir Gabriel não iria mais gastar com o envio de tropas pagando fretamento de ônibus até o local dos acontecimentos. Isso podia ter sido evitado se o governador Almir Gabriel tivesse me ouvido, se o secretário Sette Câmara tivesse me ouvido e o comandante-geral também tivesse me ouvido. Sinto-me como um bode expiatório, arcando com uma responsabilidade, de uma culpa, que eu não tenho”
Leia mais sobre esta e outras histórias [clicando aqui].
Sifu
Um jornal brasileiro mandou seus leitores "sifu", em linguagem coloquial.
Leia mais [Aqui].
Messenger no seu celular - Dicas
Para quem gosta de enviar mensagens do MSN direto para o celular dos usuários, aqui vai uma boa dica da PC World. Contudo, que fique claro que nem todas as operadoras são compatíveis e quem paga a mensagem neste caso, é quem recebe a mensagem. Portanto, usem com cautela.
From This Moment On
From This Moment On
Para os admiradores da estonteante jazz singer Diana Krall, existe ampla variedade de músicas para download na internet. Incluindo seu último CD denominado From This Moment On. Aliás, vale a pena clicar no link acima e conhecer um pouco de sua boa música.
Mais dicas para baixar vídeos do YouTube
Pesquisando, fiquei impressionado com o número infindável de maneiras de baixar vídeos do YouTube para o PC. Existem até ferramentas exclusivas para os fãs do navegador Mozilla Firefox (como eu). Você vai aprender mais uma boa variedade delas [Clicando Aqui].
Blogueiros em alerta
Mais uma ferramenta para publicar seu blog e facilitar seu trabalho. Trata-se do Windows Live Writer e você poderá fazer o download [Clicando Aqui].
É compatível com o Spaces, Blogger, Live Journal e outros.
[Clique Aqui] para saber mais a respeito.
Editada às 17:30 h
Trata-se de uma ferramenta em fase beta. Tem a marca registrada Microsoft. É lenta, e não muito fácil de utilizar com uma longa instalação.
Talvez no futuro poderemos recomendá-la. No momento, não.
Portugueses no blog
Carlos Barretto - Contrabaixista Português
Sabem por que este blog tem tantos portugueses na lista de seus visitantes? É que sou homônimo de um músico de jazz português que se chama exatamente Carlos Barretto (com 2 "t" também)!
E aí, quando eles pesquisam em sua ferramenta de busca pelo nome, caem no blog.
Mesmo assim são bem vindos os patrícios!
Margem de erro nas pesquisas eleitorais
Sobre este provocante assunto o Observatório de Imprensa traz hoje uma excelente matéria que pode muito bem servir para esclarecer nossos leitores.
Os lulistas podem preferir a primeira das quatro possibilidades. Os tucanos, a quarta. Nenhum deles está necessariamente certo. Nenhum deles está necessariamente errado.
[Clique Aqui] para ler a íntegra.
Flanando pelo Google Earth
Arizona (EUA) - Cratera Barringer no Google Earth.
Uma foto aérea...
E outra tirada da borda da cratera.
A cratera Barringer, localizada no estado do Arizona tem 1,18 km de diâmetro e cerca de 180 metros de profundidade. É aberta a visitação e possui estrutura turística dentro e fora da cratera.
Mais informações você pode ter no The Barringer Meteorite Crater.
Latitude: 35° 1'31.83"N
Longitude: 111° 0'37.30"W
Centenário de Santos Dumont
A Força Aérea Brasileira realizou ontem um evento elogiável em todos os aspectos. Após uma longa programação de atrativos, arrecadou 2 toneladas de alimentos para serem distribuídos entre 5 entidades carentes cadastradas na instituição.
Uma iniciativa louvável e exemplar de nossa Força Aérea. Um exemplo a ser seguido pelas demais forças armadas.
Sempre fui um apaixonado pela aviação militar e civil. E não perco até hoje as apresentações da Esquadrilha da Fumaça. Uma boa lembrança de meu pai que costumava levar-me a estes eventos.
E agora a Força Aérea, sensível as necessidades de seu povo, atua de maneira reta solidarizando-se com os mais carentes.
Para saber mais [Clique Aqui].
Desabafo
A jornalista Ana Célia Pinheiro em seu blog A Perereca da Vizinha faz um longo desabafo hoje sobre os comentários que vem recebendo em seu blog.
Apesar do meu espírito democrático – e, quem me conhece, sabe da enormidade da minha tolerância – creio que há sorte de gentalha extrapolando.
Tais excrementos insinuam, de todas as maneiras, que devo algo a alguém. Mas, a quem, afinal?
Para ler a íntegra, [Clique Aqui]
Inimigos? Para que?
Se Lula não precisa de inimigos, o Geraldo também se basta. Veja o o que o RD nos informa hoje:
Ato falho
Depois de ignorar os indicadores sociais do atual governo e de acusar Lula de não se preocupar com a população pobre do país, o candidato tucano Geraldo Alckmin cometeu um ato falho na semana passada no Rio de Janeiro: simplesmente jogou a toalha e reconheceu que considera a reeleição de Lula um fato consumado. Acompanhe a declaração do tucano: “O governo atual deu 1% de aumento real para o salário mínimo no primeiro ano, deu 1% no segundo ano. Deu agora 16%. O ano que vem que não tem eleição eu quero ver quanto vai ser esse aumento”.
domingo, 24 de setembro de 2006
Flanando pelo Google Earth
Austrália - Wolf Creek no Google Earth.
E aqui a Wolf Creek em foto aérea.
Vemos aqui a segunda maior cratera do mundo, criada há 300 mil anos pelo impacto de um meteoro gigante no território australiano.
Mais informações você pode ver no Outback Australia Travel Guide e no Earth Impact Database.
Já no Google Earth...
Latitude: 19°10'42.02"S
Longitude: 127°48'28.67"E
Como acontecem os golpes
Golpistas como golpistas são
Os golpistas militares tailandeses agiram como golpistas militares fazem: insatisfeitos com o governo, aproveitaram que o premiê Thaksin Shinawatra tinha viajado para Nova York para discursar na abertura dos trabalhos da ONU e tomaram de assalto o palácio.
Declararam lei marcial, a Constituição de 1997 foi anulada, o Congresso fechado. Todos os tribunais estão submetidos ao comando golpista.
Thaksin foi reeleito no início de 2005 com uma votação estupenda e arrasadora e, ao completar o primeiro mandato, viu-se como o único na história do país a ser eleito e governar sem ser derrubado os quatro anos que lhe cabiam.
Enriqueceu levantando um império de telecomunicações, embora a oposição o acuse de ter sido favorecido pelo desmantelamento do monopólio público durante os anos 70. Os pobres gostavam de suas políticas de crédito e de atendimento médico facilitado. Os ricos gostavam do estilão executivo, um bocado diferente do que fazia a velha guarda. Era o que, por aqui, chamam neo-liberal.
Quando a família vendeu o controle das empresas para um grupo da Cingapura, ninguém gostou. Pipocaram reclamações que iam de corrupção a traição da pátria. Militar adora coisa do tipo: é quando vestem a carapuça de honestos patriotas.
Os golpistas garantem que entregam o governo tão logo venham eleições gerais. Mas golpe de Estado é só golpe de Estado, fechando Congresso, submetendo a Justiça e jogando fora a Constituição dá mostras da evidência.
Se houver clima, ficam. Sempre ficam.
(Os leitores do El País na Tailândia estão escrevendo enquanto podem sobre o que acontece nas ruas. Enquanto podem porque já faz algumas horas que os golpistas garantem que interromperão o fluxo de telefonia e Internet no país. Por enquanto, só conseguiram desligar as televisões.)
É sempre assim. Quem analisar a anatomia de um golpe, vai perceber sinais e sintomas semelhantes em todo o mundo. Quem tem as armas, sai pelas ruas com a roupa de bastiões da moralidade. Calam a imprensa e as instituições e dizem que vão devolver a democracia brevemente. Aproveitando que ninguém pode fiscalizar, acabam por reproduzir em pouco tempo, aquilo que diziam que iam combater: a corrupção.Por aqui, a última durou 20 anos e a corrupção acontecia mas ninguém podia saber. Bem como uma epidemia de meningite irrompeu pelo sul do país e quase ninguém soube.
Cuidem da segurança nacional e deixem os povos resolverem seus problemas na legalidade. E quem é dono de clube, restrinja-se a atividade associativa. Deixem a política para os civis. Ou então publique nota mostrando a corrupção como um todo. E não só aquela que a ineficácia de blindagem permite.
Outros olhares
A sede da ONU é o lugar mais burocrático do mundo. Mas tem seu charme. O maior deles é ouvir idiomas sei lá donde e ver africanos de batas coloridíssimas. Mas dia de abertura de assembléia geral é dia especial. Só nesta terça-feira vimos de perto Bill Clinton, Jacques Chirac, Kofi Anan, George Bush (também conhecido como "Diabo") e... Lula.
Para ler mais, [Clique Aqui].
sexta-feira, 22 de setembro de 2006
quinta-feira, 21 de setembro de 2006
Cicarelli irada
Google Calendar no Brasil
Agora você pode importar seus compromissos agendados no Microsoft Outlook para o Google Calendar. Isso significa que vc poderá agora consultar sua agenda de compromissos de qualquer lugar do mundo, bastando para isso acessar sua agenda no Google Calendar.
Para saber como [Clique Aqui]
Júniores em Fogo
O Blog do Barata explica hoje os bastidores de uma briga monumental entre Romulo Maiorana Júnior e seu Diretor de Marketing, Guarany Júnior.
[Acompanhe Aqui].
Bola cantada
O Diário também publica hoje matéria afirmando que o Diretório Nacional do PT já havia alertado para o possível surgimento de uma "armação" para prejudicar a campanha de Lula há 15 dias da eleição. Precedentes existem, não há a menor dúvida. Quem não se lembra do episódio de D. Míriam na eleição de Collor?
Mas eu perguntaria: se já estavam alertados, por que caíram na "arapuca"?
[Clique Aqui] para ler mais.
Lúcio Flávio ganha uma
O Diário do Pará informa hoje que Ronaldo Maiorana perdeu na justiça a ação de indenização por danos morais que moveu contra o jornalista Lúcio Flávio Pinto.
Seria realmente o cúmulo se a justiça a considerasse procedente.
Para saber mais [Clique Aqui].
quarta-feira, 20 de setembro de 2006
Flanando pelo Google Earth
Chile - Ilha Alejandra Selkirk
No Pacífico, quase perdida na costa chilena, aparece esta pequena e desabitada ilha vulcânica, em fotografias de alta definição, onde se pode ver detalhes das encostas escarpadas, que ficam mais bonitas com os recursos 3D do Google Earth.
Latitude: 33°46'38.83"S
Longitude: 80°44'58.05"W
Errata
O Professor Yúdice Randol escreve para o blog e agradece a divulgação de seu manifesto contra a não realização do Auto do Círio este ano. O blog é que agradece a oportunidade de divulgar o importante assunto e pede desculpas.
É que o Yúdice é professor de Direito Penal no CESUPA e não na UFPa, como foi divulgado no post.
terça-feira, 19 de setembro de 2006
Flanando pelo Google Earth
Jornais em Crise
E por falar em "mal das pernas", um importante órgão de imprensa internacional assusta o mundo publicando um pedido de ajuda em editorial para sua crise financeira sem precedentes.
E o Observatório da Imprensa comenta sobre o mal que atinge o Liberation.
A importância do Liberation para o jornalismo mundial começou com sua fundação, em 1973, no contexto pós-68. “O Libé era o único a defender, contra as instituições, a ‘França de baixo’”, escreveu o jornalista Gérard Courtois, do Le Monde, por ocasião da saída de July.
[Clique aqui] para ler na íntegra a reportagem.
Jornalismo "fiteiro"
IstoÉ não é a única protagonista do jornalismo fiteiro. A decadência dos semanários em todo o mundo ajudou a empurrar nossas revistas de notícias para este segmento (Veja divulgou o vídeo da propina nos Correios e até hoje não revelou os meios empregados para obtê-lo).
[Clique aqui] para ler a íntegra.
Inusitado
Em casa de enforcado...
Foi motivo de pilhéria, entre as lideranças locais do PMDB e do próprio PT, a inclusão de uma ambulância da Prev Saúde na comitiva presidencial que se deslocou para o comício de Lula em Belém.
A Prev Saúde é uma empresa da família do secretário executivo de Saúde, Fernando Agostinho Cruz Dourado, que por conta da promiscuidade entre o público e o privado está no olho do furacão de uma denúncia de corrupção na Sespa (Secretaria Executiva de Saúde Pública).
Mais na frente, ele completa.
...não se fala em forca.
Em épocas de sanguessugas, o mais recente escândalo que ronda o governo Lula, uma ambulância já cheira a provocação. Da Prev Saúde, então, nem se fala...
Boa pergunta
Perguntar não ofende
Da série perguntar não ofende: você votaria em um candidato que é capaz de plagiar até música de jingle?
Se o bom rapaz plagia até jingle, do que não é capaz de fazer em Brasília, em proveito próprio!!!
Assim não dá!
E Lula, mais uma vez, não sabia de nada
O presidente-candidato Luiz Inácio Lula da Silva - que mais uma vez não sabia de nada - se mandou para Nova Iorque, nos Estados Unidos. Deixou a bomba nas mãos do ministro da Justiça, Marcio Thomaz Bastos, e do eficiente Paulo Lacerda, diretor-geral da Polícia Federal. O dossiê-bomba contra José Serra e Geraldo Alckmin explodiu, como no Riocentro, durante a ditadura militar, no colo de seus protagonistas. O episódio por incrível que pareça vai reforçar o favoritismo de Serra em São Paulo e dar a arma que Geraldo Alckmin ansiava para tentar levar a eleição presidencial para o segundo turno. O Freud Godoy, que caminhava com Lula, jogava bola com Lula na Granja do Torto e estava lotado no mesmo andar do presidente da República no Palácio do Planalto por certo é inocente. Como inocentes eram José Dirceu, José Genoíno, Silvio - Land Rover - Pereira, Waldomiro Diniz, Delúbio - Valerioduto - Soares e outros bichos.
Se como estava já era ruim, pra quê piorar mais ainda?
segunda-feira, 18 de setembro de 2006
Flanando pelo Google Earth
Depois reclamam
Que o Diário do Pará é comandado pelo sobrancelhudo, ninguém tem dúvida. Mas e este aqui? De quem é?
DEBATE: Virada
Deixa que digam, que pensem, que falem que o candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, não emplaca o segundo turno, mas nem ele, nem sua coordenação de campanha desistem. Em vários setores da cúpula tucana, a certeza é de que Alckmin vai reduzir a diferença que o separa de Lula durante o debate na Globo. Principalmente se o presidente-candidato comparecer.
Ribalta Intermitente
E o Quinta atingiu mais uma vez a "ribalta" do Diário do Pará, na matéria sobre a pesquisa do IBOPE que foi proibida pelo TSE, mas mesmo assim, foi veiculada no sábado.
O que poderia ser atribuído a um erro formal de digitação, assumiu contorno preocupante pelo fato de o blog Quinta Emenda ter postado, em 11/9/2006, a seguinte nota: ‘Terminou ontem (no caso o dia 10/9) o ‘campo’ da segunda pesquisa Ibope/Liberal, que deverá ser divulgada no final de semana”. A coligação lembra, ainda, que o Ibope afirmou, no registro, que a margem de erro da pesquisa é de 3%. Mas, na amostra, foram realizadas, apenas, 812 entrevistas - contra as 1.111 que seriam necessárias, para que a margem de erro ficasse situada, de fato, em 3%, tendo em vista o tamanho do eleitorado paraense (4.157 milhões de pessoas).
domingo, 17 de setembro de 2006
Auto do Círo: por que foi cancelado?
Sou um admirador e participante ativo de todas as comemorações da quadra nazarena. Vou a todos os eventos, encontro a galera que não via há anos e apoio as manifestações culturais que acontecem na época. E foi mesmo com muita tristeza que fiquei sabendo que o Auto do Círio, uma de suas manifestações culturais mais concorridas, este ano não vai acontecer.
Yúdice Randol, professor de Direito Penal da UFPa também concorda e em seu blog Arbítrio do Yúdice aponta no post A verdade sobre o fim d'O Auto do Círio as reais razões para, na sua opinião, vivenciarmos hoje esta péssima notícia.
Apesar de tombado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - UNESCO como patrimônio imaterial da humanidade desde 2004, pela segunda vez desde o seu surgimento, em 1991, não será apresentado. Motivo real: há dois anos, a realizadora, Universidade Federal do Pará, através da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa - FADESP, vinha recebendo patrocínio da Vale do Rio Doce - aquela mesma que jura fazer muito pelo Pará. Não houve, porém, a devida prestação de contas. Acionada judicialmente, a UFPA/FADESP apresentou contas irregulares e o resultado, óbvio e em cima da hora: patrocínio cancelado.
Mais adiante, também afirma:
PS - Saiba também que a Prefeitura de Belém e a Secretaria de Estado de Cultura nem sequer receberam os promotores do auto. Se o espetáculo fosse sair, os artistas sequer poderiam ensaiar na Aldeia Cabana, porque não foram autorizados. Prova-se assim, indiscutivelmente, o que todos sempre soubemos: o governo estadual e seu apêndice (a atual administração municipal) jamais tiveram qualquer política cultural séria.
Leia mais aqui.
Fedentina
Quem mente?
Quem mente?
Flanando pelo Google Earth
sábado, 16 de setembro de 2006
Túnel reprovado
No R70 hoje:
COMPLEXO: Reprovado
Nos primeiros dias após ser aberto ao tráfego, o Complexo Viário do Entrocamento foi reprovado com louvor. Professor que leciona na Unama BR contabilizava de relógio, por volta das 19h30 de anteontem, exatos 33 minutos consumidos no trajeto que vai da frente do estádio da Tuna, na Almirante Barroso, até a boca do novo túnel. Ontem, a média caiu para 20 minutos. Ainda assim, é demais para tão curto trecho e para a mais longa das paciências.
Cuidado que isso é tiro no pé. Enquanto o problema no entroncamento perdura mesmo com o novo túnel, o Dudu só pensa em "repaginar a orla". Advinhem quem apoiou o Dudú até a morte?
Flanando pelo Google Earth
Recife - Casa da Cultura e Museu do Trem
Em homenagem aos pernambucanos, aqui um inesquecível pedaço de sua terra pelo Google Earth. Acima, em forma de cruz, a Casa da Cultura. Um local fantástico onde se pode comprar bom artesanato da região.
Abaixo à esquerda, o Museu do Trem.
Latitude: 8° 4'0.05"S
Longitude: 34°52'59.87"W
Nordeste Bem Vindo
Pernambuco
Bahia
Consultando os dados do Google Analytics, tenho que fazer um agradecimento especial aos visitantes de Recife e Salvador, respectivamente o primeiro e segundo colocados na estatística de visitantes deste blog, deixando Belém em terceiro lugar. Tal ranking vem se mantendo desde o mês de agosto. Obrigado, amigos. Agradecemos pelas visitas.
Arretada
Sanguessugas: uma história muuuito antiga!
Donos da Planam afirmam que o ex-ministro José Serra está envolvidocom a máfia das ambulâncias e entregam novos documentos sobre a distribuição de propinas
É o que você poderá ler no blog Pelos corredores do planalto do jornalista Val-André Mutran.
Não dá pra deixar de ler.
Vícios antigos
Será que subitamente mudou de atitude na atual campanha presidencial? Óbvio que não. E é exatamente isso que o Observatório de Imprensa publica hoje em matéria intitulada JN e Alckmin: assim é, se lhe parece.
O que o JN produziu foi bom jornalismo, dirão alguns. Cumpriu com excelência o papel de fiscalizar os poderes públicos e não encobrir as mazelas da administração federal. Será isso mesmo ou o que foi ao ar não passa de pura propaganda ideológica em favor da candidatura Alckmin na reta final da campanha? A imensa malha rodoviária estava melhor em 1998, quando FHC se lançou candidato à reeleição? Aliás, como a Globo e outros veículos enquadraram os problemas do país àquela época?
A Pará-Maranhão está abandonada há vários anos e os paraenses que costumam viajar de carro sabem muito bem disso. O resto, não preciso executar nenhum esforço extraordinário de raciocínio para responder.
Repercussão do Imponderável
Explicando a Ortotanásia
Uma matéria publicada no Observatório da Imprensa na seção Cadernos de Cidadania é de suma importância para instruir profissionais de imprensa sobre o tema da ortotanásia. Contudo, é de leitura obrigatória para todos, de maneira a favorecer uma discussão consciente sobre o assunto.
Toda vez que chega à mídia algum caso isolado de eutanásia ou de doente terminal que se nega a receber tratamentos extraordinários, o sensacionalismo vence. Resultado: banaliza-se a discussão sobre a despedida digna da vida.
Leia mais clicando aqui.
sexta-feira, 15 de setembro de 2006
Rebatizando a experiência
Estou pensando em mudar o nome deste blog. Tirar todo este ar personalista que não me deixa muito à vontade. Gostaria de ouvir sugestões sérias de meus leitores. Principalmente daqueles que já o acompanham há mais tempo. Alguém poderia ajudar?
Por favor, comentem.
Carta aberta de Lúcio Flávio Pinto
À OPINIÃO PÚBLICA
Chamar o maior grileiro de terras do mundo de pirata fundiário constitui ato ilícito no Pará, obrigando quem utilizar a expressão a indenizar o suposto ofendido por dano moral. Com base nesse entendimento, a 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado manteve a condenação que me foi imposta no juízo singular. No ano passado, o juiz Amílcar Guimarães, exercendo interinamente a 4ª Vara Cível do fórum de Belém (é titular da 1ª Vara), acolheu a ação de indenização contra mim proposta pelo empresário Cecílio do Rego Almeida e me condenou a pagar-lhe oito mil reais, mais acréscimos, que resultarão num valor bem maior.
C. R. Almeida propôs a ação em São Paulo. Mas como o foro era incompetente, a demanda foi transferida para a comarca de Belém, onde o Jornal Pessoal, uma newsletter quinzenal independente que edito desde 1987, tem sua sede. Durante mais de quatro anos a ação foi instruída na 4ª Vara Cível. A juíza responsável pelo processo, Luzia do Socorro dos Santos, se ausentou temporariamente para fazer um curso no Rio de Janeiro. O juiz Amílcar Guimarães a substituiria por apenas três dias, mas, de fato, só assumiu a Vara no último dia, 17 de junho do ano passado, uma sexta-feira.
Nesse dia ele pediu ao cartório que os autos, com quase 400 páginas, lhe fossem conclusos e os levou para sua casa. Só os devolveu na terça-feira, dia 21, quando a juíza substituta já estava no exercício da Vara. Junto com os autos veio a sua sentença condenatória, datada de quatro dias antes, como se a tivesse lavrado no último dia do seu exercício legal na função.
Representei contra o magistrado, mostrando que a sentença era ilegal, que o processo não estava pronto para ser sentenciado (estava pendente informação da instância superior sobre um recurso de agravo que formulei exatamente contra o julgamento antecipado da lide, que o julgador efetivo pretendia realizar), que os autos sequer estavam numerados e que a sentença revelava a tendenciosidade e o desequilíbrio do sentenciante. A Corregedora Geral de Justiça acolheu a representação, mas, por maioria, o Conselho da Magistratura decidiu não processar o juiz. Recorri em julho dessa decisão, mas o embargo de declaração ainda não foi apreciado.
No plano judicial, apelei da condenação. A relatora do recurso na 3ª Câmara Cível, desembargadora Maria Rita Xavier, manteve a condenação, apenas concedendo uma redução no valor da indenização. A revisora, desembargadora Sônia Parente, pediu vistas. Na sessão de hoje ela apresentou seu voto, discordando da posição da relatora.
Argumentou que a grilagem de terras da C. R. Almeida no Xingu é fato público e notório, comprovado por diversas matérias jornalísticas juntadas aos autos, além de pronunciamentos unânimes de órgãos públicos que se manifestaram oficialmente sobre a questão, incluindo a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e a Justiça Federal. Eu apenas aplicara ao autor da grilagem uma expressão de uso corrente nas áreas de confronto, conforme ela própria pôde constatar quando atuou como juíza numa dessas áreas, o município de Paragominas.
A desembargadora-revisora disse que a matéria do Jornal Pessoal estava resguardada pela liberdade de expressão e de imprensa, tuteladas pela Constituição Federal em vigor. O texto jornalístico expressava uma situação conhecida e lamentada pelos que se preocupam com o futuro da Amazônia, assolada por agressões como a devastação da natureza, a apropriação ilícita do seu patrimônio e até mesmo o trabalho escravo. Muito emocionada ao ler esse trecho do seu voto, a desembargadora disse que Castro Alves, se voltasse agora, encontraria um novo navio negreiro nos caminhões que trafegam pelas estradas amazônicas carregando trabalhadores como escravos. E manifestaria sua indignação da mesma maneira que eu, ao escrever no Jornal Pessoal.
Ela salientou que a expressão em si, de “pirata fundiário”, é apenas um detalhe e irrelevante, porque ela foi aplicada a um fato real e grave, noticiado em vários outros jornais. “Por que só este jornal de pequena circulação, que se edita aqui entre nós, é punido?”, indagou. Suas judiciosas observações, porém, não tiveram eco. A desembargadora Luzia Nadja Nascimento, esposa de Manoel Santino Nascimento, que deixou a chefia do Ministério Público do Estado para ser secretário de segurança do governo, sem maiores considerações, apresentou logo seu voto, acompanhando a relatora. Nem permitiu que o presidente da sessão, desembargador Geraldo Corrêa Lima, apresentasse as observações que pretendia fazer. Sua decisão já estava tomada.
Como havia apenas as três desembargadoras no momento em que a votação foi iniciada, em maio, os dois outros desembargadores que se encontravam na sessão de hoje da 3ª Câmara Cível não puderam votar. Por 2 a 1, minha condenação foi mantida. Agora me resta apresentar o recurso que poderá provocar a reapreciação da questão junto ao Superior Tribunal de Justiça e ao Supremo Tribunal Federal, em Brasília.
Esse entendimento, de que é ato ilícito aplicar a expressão “pirata” àquele que é proclamado “o maior grileiro do mundo”. é exclusivo da justiça do Pará. Cecílio do Rego Almeida também processou a revista Veja, seu repórter, um procurador público do Estado do Pará e um vereador de Altamira pelo mesmo motivo, mas todos foram absolvidos pela justiça de São Paulo. Ao invés de condená-los, como aqui se fez comigo, o juiz Gustavo Santini Teodoro, da 23ª Vara Cível, elogiou-os por defender o interesse público. Justamente no Estado que sofre a apropriação indébita do seu patrimônio fundiário, com a mais escandalosa fraude de terras, a grilagem é protegida e quem denuncia o grileiro é punido.
Prioridades
Flanando pelo Google Earth
quinta-feira, 14 de setembro de 2006
No Brasil também
O ASF@Web de Antonio Fonseca informa que também no Brasil, o TSE ainda não poderia alegar apropriadamente a segurança da urna eletrônica brasileira.
Cuidado com elas!
O R70 chama a atenção hoje para um problema cada vez mais frequente em Belém. Empresas que não honram seus compromissos legais com os consumidores.
E isto é mesmo um problema bem mais frequente do que se pode imaginar. Na área de assistência técnica e manutenção de equipamentos hospitalares tem equipamento que há mais de 3 meses não voltou da assistência técnica. Mesmo que para tanto, recebam verbas públicas a título de contratos de manutenção. Comprometem seriamente a boa imagem e o bom nome dos fabricantes.
PROCON: Golpe
Uma empresa de Belém, que vende equipamentos da marca LG (televisores de plasma, aparelhos de ar-condicionado etc.) está sendo acionada, hoje, no Procon por não cumprir contratos assinados e não avalizar a garantia de fábrica dos aparelhos que vende.
Casa de ferreiro...
Impressionante. Simplesmente inacreditável. A nação mais poderosa do mundo ainda não conseguiu resolver o problema de sua votação eletrônica. Depois da recontagem de votos para o primeiro mandato do presidente Bush em que o mundo ficou sabendo de aspectos medievais da eleição americana, eles ainda não conseguiram desenvolver uma solução segura. Leia sobre o assunto no IDG Now.
Bebendo demais
Em bem humorada nota, o Quinta hoje arrasa com uma nota sobre o mau comportamento de um jornalista no Boteco das Onze na ocasião das comemorações da edição local do JN. Quem seria?
Flanando pelo Google Earth
Imagem do caos
Entroncamento ontem. (Foto: Diário do Pará)
Será que este absurdo vai continuar? Esta malfadada obra é o típico exemplo daquilo que o Reitor da UFPa, Alex Fiúza de Melo, quiz dizer quando afirmou em evento recente que o Brasil avançou inegavelmente na democracia, mas não na república. Um prefeito inicia uma obra que o governador da ocasião tenta embargar. Tudo isso por um mero túnel dentre os inúmeros que Belém já merecia há muitos anos em vários pontos críticos no terrível trânsito da cidade. Tanto o primeiro quanto o segundo deveriam ter tido a competência de facilitar as coisas ao invés de complicá-las ainda mais. Mas ao invés de realmente pensarem nisto, estão mais interessados em repaginação da orla e outras obras de prioridade questionável e de forte apelo eleitoreiro, para alegrar os indígenas. Enquanto isso, os cidadãos, portadores do direito líquido e certo de exigirem uma cidade melhor de viver e principalmente trabalhar, ficam assistindo o espetáculo de submersão da cidade em meros 45 minutos de chuva forte.
Será que é só "disposição de governar" o que está faltando?
Flanando pelo Google Earth
quarta-feira, 13 de setembro de 2006
iTunes 7.0 - Não recomendável
Aviso aos proprietários de iPods. A versão 7.0 do software de sincronização iTunes para Windows, apesar de bonita e cheia de novidades, é instável e cria problemas para quem tem sistemas de áudio 7.1 no PC. Recomendamos por enquanto que não instalem e mantenham a última versão 6.05.
Para saber mais, clique aqui.
Para fazer o download da última versão estável, (6.05) clique aqui.
Para aqueles que já instalaram a versão 7.0 e tiveram problemas sugiro enfaticamente que a desinstalem apropriadamente no Painel de Controle. Trata-se de um lançamento precoce da Apple, citada pelos críticos como um verdadeiro beta teste com os usuários.
Lamentável!
Flanando pelo Google Earth
Google Earth - Concordes em Heathrow
Inauguramos hoje uma nova seção neste blog. Flanando no Google Earth vai compartilhar com nossos leitores algumas sugestões de passeio pelo Google Earth, apresentando curiosidades e pontos interessantes pelo planeta.
Iniciamos com esta intrigante imagem do aeroporto de Heathrow em Londres, onde podemos ver 2 jóias da engenharia aeroespacial e talvez o avião com o design mais elegante do mundo. Pena que os custos de sua manutenção e o acidente ocorrido há alguns anos tenham encerrado sua carreira definitivamente.
Para quem quiser visitá-los aqui vão as coordenadas cartesianas.
Latitude: 51°27'39.20"N
Longitude: 0°26'38.76"W
terça-feira, 12 de setembro de 2006
iTunes 7.0
Atenção usuários de iPod. Chegou o iTunes 7.0, que já está disponível para download aqui.
Acuados
O R70 destaca uma frase do diretor geral da PF.
"O sujeito, quando é infrator, não vira honesto; fica com medo".
Paulo Lacerda, diretor-geral da Polícia Federal
Muito apropriada para alguns que optaram pela patifaria espalhados na administração pública federal, estadual e municipal.
Caso UEPA
O Diário publica hoje uma nota oficial da UEPA sobre a ação civil MPF contra o Reitor e Vice-reitor daquela instituição. E o blog como repercutiu o assunto, acha justo também publicar a reportagem em seu espaço para avaliação dos leitores.
Uepa esclarece denúncias
A reitoria da Universidade do Estado do Pará (Uepa) enviou nota de esclarecimento ao DIÁRIO onde informa que as denúncias que geraram a atual ação civil do Ministério Público Federal contra a mesma estão sendo apuradas há dois anos pelo próprio MPF. Segundo a nota, “a ação popular original tem, atualmente, um despacho que garante uma auditoria nas contas dos convênios citados, já em curso, pela Auditoria Geral e Transparência, então presidida pelo ministro Valdir Pires, que foi solicitada pelos próprios denunciados na ação”.
Dessa forma, diz a nota, “a Uepa e esta administração têm colaborado sobremaneira, e a despeito de qualquer motivação política nas denúncias, com o esclarecimento dos fatos. Manifesta assim seu desejo de Justiça e de que seja garantido o seu inviolável direito de defesa ampla”.
A nota afirma que a Uepa atingiu e superou a meta de treinar milhares de profissionais de saúde para atendimento do SUS no Pará, “De acordo com atestado de capacidade técnica, emitido em 17 de maio deste ano, pela chefa de gabinete da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do MS, Sâmara Rachel Vieira Nitão, de Brasília, a Uepa se encontra regular perante o Ministério da Saúde, pois ‘(...) atendeu satisfatoriamente as obrigações assumidas nos contratos (citados)”.
Outro documento, da Unidade de Convênios do MS no Pará, atesta a aprovação das contas do Convênio nº 334/2002, firmado entre a Uepa e a Funasa para promover curso de especialização em enfermagem no Amapá, diz a nota.
A nota diz ainda que o Incra também emitiu documento aprovando as contas do Pronera, “através do Convênio CRT DF/30.000/00, celebrado entre a Uepa e aquele instituto”. O projeto visava alfabetizar 1.520 jovens e adultos nas áreas de assentamento, segundo a nota.
A nota conclui afirmando que “a Uepa reitera, de forma autônoma e honrada, seu compromisso no desenvolvimento social deste Estado, que tanto carece e que tantas dificuldades a ele impõe”.
Mosqueiro e música II
Com um mp3 player e uma câmera digital, caminho nas belíssimas tardes de outubro e novembro fotografando tudo o que me impressiona a alma. Um programa solitário mas altamente prazeiroso. Infelizmente, a insegurança na ilha (incluída aí a tal "sensação de insegurança") é um dos ítens que pioraram muito nos últimos 10 anos. E agudamente. Razão pela qual, tenho feito este programa com a máxima cautela.
Pirataria beneficiaria o Windows?
Um artigo publicado no IDG Now, afirma que a pirataria de software Windows beneficiaria o próprio windows. Isto em comparação com o Linux. O artigo pode ser lido no IDG Now .
O avestruz parece tirar o pescoço do buraco
O Blog do Barata nos informa hoje sobre a mentira que o candidato Almir Gabriel aplicou na entrevista à TV Liberal na segunda-feira dia 11 de setembro. Nela, o candidato negou que tivesse atribuído o aumento da criminalidade à já famosa "sensação de insegurança". Tanto que é verdade que ele falou, que a expressão há muito já virou a chacota preferida da blogosfera. É ou não é, galera?
Mosqueiro e a música
De fato Mosqueiro mudou muito em um curto período de apenas 10 anos. Mas para pior. Neste sentido, vários aspectos podem e devem ser considerados. O RD nos chama a atenção para apenas 1 deles: a música.
Mosqueiro também padece com a praga de carros que são verdadeiras aparelhagens sonoras. Quem vai à ex-bucólica para relaxar e curtir a natureza é obrigado a poluir os ouvidos com músicas de qualidade duvidosa em níveis proibidos por lei.
Mas a a qualidade da música, não é exatamente o problema. Todos tem o direito de ouvir a música que desejarem. O problema é o volume e o lugar onde ela é executada. E a música varia conforme a temporada. Fora dos feriados e férias escolares, predomina o brega. Nos feriados e férias escolares (quando prefiro não ir ao Mosqueiro), além do brega temos o chamado "bate-estaca".
Sempre em volume altíssimo, executadas em carros com equipamentos poderosos, geralmente conduzidos por aleijados mentais, que associados ao consumo de bebida alcóolica, muitas vezes se transformam em indivíduos violentos, que não admitem serem chamados a regra de boa convivência. Escolhem a porta de nossas casas para largar o carro durante quase todo o dia executando a música de sua escolha em alto volume.
Mas isso não é privilégio de Mosqueiro. Em Salinas, podemos ver o mesmo velho mal hábito do paraense. Só que lá, as casas ficam bem longe da praia. Mas o conceito provinciano de poluir visualmente as belas paisagens de Salinas com aquela infinidade de carros no meio da praia,, literalmente levando o caos urbano para dentro dela, perdura por anos e anos. Se formos observar, trata-se de um mal hábito generalizado em todas as praias do Pará. E mais em frente, o RD parece se dar conta desta tese.
Donos de carros com aparelhagens de som no porta-mala estragam o programa de quem procura a aprazível orla de Icoaraci para ver o pôr do sol. E não aparece um fiscal da Semma ou policial para calar essas anomalias sonoras.
Além da ausência do poder público para fiscalizar, é falta de educação ambiental básica mesmo. Sem falar nas outras formas de má educação.
segunda-feira, 11 de setembro de 2006
Dupla sensação
Nem o jornal oficial consegue mais conter a verdade. O Repórter 70 hoje, em uma bem humorada nota afirma:
Quentinha
Um jornalista - morto de forme, coitado - atravessou o cruzamento da Humaitá com a Almirante Barroso, no início da tarde de ontem, para comprar a quentinha do almoço e, com ela, forrar o estômago. Na volta, foi parado. 'Passa a quentinha', sentenciou um bandido. A vítima, felizmente, nem pestanejou: deu a quentinha de bandeja ao assaltante e preservou a vida. Ficou com o estômago roncando o restante do dia, de tanta forme, mas está vivinho para contar a história.
Realmente, coitado do jornalista. Ficou com dupla sensação. A velha conhecida "sensação de insegurança" e a sensação de fome.
E por aqui...
É o que se pode ler na matéria do Diário de hoje.
E na enquete realizada pelo Diário sobre o assunto, percebe-se o quanto o chamado "senso comum" é carente de informações, com raras excessões.
Cinco anos do imponderável
NYC - Ground Zero. Foto: Vincent Laforet, The New York Times .
Há cinco anos, o mundo assistia estarrecido pela televisão aquilo que se achava imponderável. E o RD nos lembra sobre o fato.
O fanatismo religioso e político levado ao extremo resultou na morte de mais de três mil pessoas em 11/09/01 nos EUA, no maior ataque terrorista da história. Hoje, cinco anos depois, as marcas do evento permanecem vivas na memória de todos.
Mas não só as marcas emocionais.
Em Nova Iorque, num lugar que os americanos convencionaram chamar de ground zero, um enorme buraco, feito uma grande ferida no downtown, permanece até hoje.
E o The New York Times traz hoje uma extensa reportagem sobre tudo o que aconteceu desde o dia 11 de setembro até os dias atuais. Intitulada The Hole in the City's Heart (O Buraco no coração da cidade, em tradução livre), a matéria tenta explicar sobre as razões de após 5 anos o ground zero permanecer exatamente como está: um grande buraco no coração de Nova Iorque.
There were developers, architects, politicians, insurers, community residents, relatives of Sept. 11 victims and multiple competing government entities. “Too many cooks,” Mr. Whitehead (the former chairman of the Lower Manhattan Development Corporation) said. And they all viewed ground zero differently.
Existem inegavelmente muitos corações querendo dar um destino ao ground zero. E isso, pode levar a idéia de reconstrução do lugar a se arrastar por mais 5 anos? Quem saberá.
domingo, 10 de setembro de 2006
Fotos para a história
Paris, Quarta-Feira, 12 de Setembro de 2001
Neste dia que amanheceu ensolarado e frio, compramos o Le Figaro e fomos ao Beaubourg (também chamado de Centre George Pompidou) - o fantástico museu de arte moderna todo em estrutura metálica e vidro - cumprindo nossa vasta programação turística, ainda que assustados com os acontecimentos do dia anterior.
Na véspera, estávamos voltando de nosso passeio a Tour Eiffel e ao Hotel des Invalides, quando ao sentar em um café para almoçar por volta de 14: 45 h, ouvimos pelo rádio ambiente que um avião havia colidido com uma das torres do World Trade Center. A princípio, o impacto foi grande entre nós pois, há apenas 2 anos, havíamos visitado aquele importante landmark de Nova Iorque. Mal sabíamos o que ainda estava por acontecer.
Ainda estarrecidos e longe de visualizar os fatos que ainda estavam se desdobrando, continuamos nossa programação indo até uma coiffeur para aparar nossos cabelos, que já estavam um pouco além da conta. Para tanto, havíamos marcado hora com madame Brigitte, uma simpática e espevitada cabeleireira nas imediações de Montmartre, bairro onde moramos por cerca de 24 dias.
Ao chegar à cabeleireira, notamos algo de estranho nas feições e aparências das pessoas que lá estavam. Madame Brigitte estava visivelmente espantada, arregalava seu par de olhos azuis a cada frase que se ouvia no rádio ambiente do salão. (Sim. Nem no café e nem no cabeleireiro havia uma televisão). E foi lá que soubemos que um segundo avião havia colidido com a segunda torre. Assustados e com pouco domínio do francês, dependíamos de meu irmão que incrédulo, tentava nos traduzir o que estava acontecendo. Nesta altura, madame Brigitte se apressava-se em cortar o meu cabelo rapidamente de maneira a fazer o que todos pareciam querer fazer naquele momento: correr para casa e ligar a TV.
Saímos rapidamente da cabeleireira e corremos as escadarias da Rue du Mont Cenis acima em direção ao nosso apartamento.
Chegamos a tempo de assistir o imponderável: o desabamento da primeira torre. Ainda sem acreditar no que nossos olhos viam, alguns minutos depois assistimos o desabamento da segunda.
Angustiado, sem poder entender o francês rápido e angustiado do repórter da TV, eu perguntava:
- Meu irmão. Isso é um replay?
- Não, Carlos. É o desabamento da segunda torre! - respondia ele.
Silêncio absoluto na sala, todos com os olhos vivamente ligados naquelas imagens de horror. Olhos marejados.
- Não é possível! Isto não está acontecendo! É um filme! Um trailler de filme! - dizia eu.
No mesmo dia, já à noite, o governo francês deu início ao plano vigipirate que era um pacote de extensas medidas de segurança excepcional.
Tínhamos uma viagem marcada na quinta, dia 13 de setembro, para Londres via Eurotunel.
Reunião de emergência. O que faremos? Damos prosseguimento a nossa programação ou cancelamos tudo. Decisão: aguardemos por 24 h as providências das autoridades locais e depois decidimos.
E no dia seguinte, dia 12, Paris amanheceu sem as suas lixeiras estilizadas. No lugar delas, apenas sacos plásticos presos a estrutura metálica que antes as abrigava. O metrô e as ruas intensamente policiadas. A ordem era eliminar tudo aquilo que pudesse ocultar bombas terroristas. Mala desacompanhada no metrô era sinal de pânico e alarme total.
Mantivemos então a programação para o dia 12 ainda em Paris, onde faríamos um passeio de barco pelo charmoso Canal de Saint Martin. Nada feito. Ao chegarmos lá, após pagarmos o passeio, entrar no barco e esperar por cerca de 20 minutos, recebemos o dinheiro de volta com a notícia de cancelamento do passeio por razões de segurança.
Frustrados em nosso intuito, decidimos então antecipar o passeio ao Beaubourg, onde na fila de espera para entrar, tiramos esta foto com a manchete do Le Figaro: La Nouvelle Guerre. Até hoje, ainda guardo este exemplar do jornal em casa. Suas folhas já amareladas pelo tempo, ainda nos trazem a memória tudo o que aconteceu naqueles dias. Dias que mudaram o mundo.
sexta-feira, 8 de setembro de 2006
Alta
Segundo informa o Diário Online, a candidata Ana Júlia Carepa saiu agora no final da tarde do Hospital Porto Dias
Esvaziando as gavetas
Esperamos contudo, que a saída da secretaria não exclua o desenrolar e conclusão das investigações pendentes. De acordo com extensas reportagens produzidas no Diário do Pará, o mau odor que exala desta gestão nos faz, como cidadãos, exigir o mesmo rigor que foi utilizado para punir os malfeitores do mensalão. Mas esperamos também que um dia a grande imprensa atue em uníssono na fiscalização de homens públicos. E que não se calem quando for conveniente.
Dourado: contagem regressiva
Essa é a informação que vazou do bunker tucano, de uma fonte segundo a qual o deputado federal Vic Pires Franco (PFL), avalista da indicação do secretário, já foi acionado para que Dourado seja defenestrado do cargo. A preocupação é evitar as inevitáveis explorações eleitorais dos sucessivos imbróglios dos quais o secretário executivo de Saúde é o personagem central, com seu nome invariavelmente vinculado a denúncias de corrupção na sua administração.
Sony DSC-H5
Esta é a Sony DSC-H5. Uma câmera satisfatória para hobbystas em fotografia. 7 megapyxels, LCD de 3 polegadas, Zoom de 12 x. Disponível na Sol Informática, em Belém.
Continua a perseguição no Amapá
Mesmo tendo hospedado seu blog no exterior, a jornalista Alcinéia Cavalcante continua a receber hostilidades judiciais do senador José Sarney.
Em e-mail encaminhado ao blog explica e pede apoio em sua luta.
Claro que eu publico. Ô, Sarney. Cadê seu espírito democrático?
Mesmo tendo hospedado meu blog no exterior (já que ele conseguiu tirar do ar o que eu tinha no UOL) o Sarney não pára de me perseguir.
O homem está delirando e nesse delírio acredita ser o dono do mundo.
Fui notificada agora pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá que Sarney entrou com cinco ações contra meu novo blog (http://alcineacavalcante.blogspot.com). No total, já são 14 ações
Acabei de postar sobre isso e espero continuar contando com teu apoio.
Alcinéa Cavalcante
Parada militar ainda é popular
E O RD hoje nos dá a dica para uma possível razão para tamanho sucesso.
Saliência, galera. Saliência.
O ponto de dispersão do desfile militar, no final da Presidente Vargas, virou uma espécie de “clube de mulheres” não autorizado. Desarmadas de qualquer pudor, elas se lançavam contra os soldados para tocá-los, beijá-los e entregar a eles pedaços de papel com nome e telefone. Um militar quase teve a farda rasgada. Mas os que receberam mais apalpadelas e beliscadas foram os bombeiros guarda-vidas, que desfilaram de sunga.
Tudo piora mas ele vai ficando
E o Quinta nos diz hoje que até entre os tucanos o mau odor já é insuportável.
Enquanto isso, o titular da SESPA vai ficando.
Façamos o seguinte: o secretário sai da pasta para não atrapalhar as investigações e busca provar sua inocência. Esta seria a melhor providência que tomaria na atual conjuntura.
Um conselho de cidadão.
Blogosfera aquecida
quinta-feira, 7 de setembro de 2006
Bela, mesmo encoberta
Anônimo madrugador
Só que o comentário madrugador nada tinha a ver com o contexto do post em meu blog.
Tratava-se de cópia da matéria do Diário do Pará de hoje, tratando do fato de o MPF ter denunciado o Reitor e Vice-reitor da UEPA por improbidade administrativa. (Leia matéria aqui).
Sobre este assunto já me manifestei em momentos anteriores e aguardo o desenrolar dos fatos.
----------------------------------------------------------------------
Editada às 13:30 h
E o Quinta Emenda comenta hoje sobre o mesmo assunto no post Mais Corrupção. Parece que vai cair mesmo nas malhas da blogosfera.
----------------------------------------------------------------------
Editada às 22:58
Também o Blog do Jeso comenta o episódio no post Trio.
Aumenta a blogosfera
"La donna é mobile" - Rigoletto
La donna è mobile
qual piuma al vento
muta d'accento
e di pensiero
Sempre un'amabile
leggiadro viso
in pianto o in riso
è menzognero
La donna è mobile
qual piuma al vento
muta d'accento
e di pensier
e di pensier
e di pensier
È sempre misero
chi a lei s'affida
chi le confida
mal cauto il core
Pur mai non sentesi
felice appieno
chi su quel seno
non liba amore
La donna è mobile
qual piuma al vento
muta d'accento
e di pensier
e di pensier
e di pensier
E aqui, uma possível "tradução" livre para o inglês destes versos (que só em italiano concentram a força original), compilada de inúmeros websites na internet.
Acreditem. Existem traduções piores.
like a feather in the wind,
she changes her voice,
and her thoughts
She's always sweet,
Her face is pretty,
Whether she's laughing or crying
Or telling a lie.
Woman is fickle (movable),
like a feather in the wind,
she changes her voice,
and her thoughts,
and her thoughts,
and her thoughts
Always miserable,
he that trusts in her
who confides in her,
his unwary heart!
Yet nobody
feels fully happy
who on that bosom
doesn't drink love,
Woman is fickle (movable),
like a feather in the wind,
she changes her voice,
and her thoughts,
and her thoughts,
and her thoughts!
Dramático, inesquecível e belo!
Se alguém conseguir uma boa tradução para o português pode comentar.
terça-feira, 5 de setembro de 2006
Perigo à vista
Esta serve para os profissionais e entusiatas do vídeo digital. Alguém sabe o que é um codec de vídeo? Trata-se de um software codificador/decodificador que contém um algoritmo de compactação de vídeo (entre outras informações) que são os responsáveis pela produção e visualização de vídeos digitais. Exemplo disto é o famosíssimo DiVx que revolucionou a visualização de vídeo na internet, produzindo vídeos com boa qualidade sem o enorme tamanho dos formatos originais. O análogo ao DiVx é o mp3 que também revoluciona a área de áudio digital. Neste sentido, os videólogos se interessaram rapidamente pelos codecs entendendo a importância que eles tem para o usuário final. Alguns vivem atrás de outros codecs capazes de superar um recentemente lançado. Disto se aproveitaram alguns espertinhos que disponibilizaram na internet um novíssimo codec de vídeo, que na realidade, trata-se de um programa adware que pode instalar cavalos-de-tróia, rootkits e outros softwares maliciosos.
O IDGNow alerta para isto hoje em uma reportagem que pode ser acessada clicando aqui.
Quem acessar o website da empresa que tenta distribuir o adware e estiver utilizando o Mozilla Firefox com a Barra de Ferramentas do Google, terá seu acesso alertado para o fato imediatamente.
Hipocrisia tem seu preço
Sinal dos tempos: um dos mais ácidos críticos do presidente Lula durante a CPI do Mensalão, o senador Artur Virgílio patina hoje na casa dos 4% nas pesquisas para o governo do Amazonas.
História do Hospital Barros Barreto - Cap. 5
Com o pedido de demissão do Dr. Antonio Lobão, assume interinamente em 15 de abril de 1961 o Dr. Almir Gabriel, que estava em Belém de férias de seu curso de cirurgia torácica no Sanatório de Curicica, ficando no cargo até 16 de maio, quando assume o Dr. Raimundo Pereira de Oliveira. Neste período, no Sanatório, seriam realizadas cirurgias cardíacas pelo Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, durante a Semana de Cardiologia promovida pela Faculdade de Medicina e a Sociedade Paraense de Cardiologia.
De volta a Belém em 1962, o Dr. Almir Gabriel passa a fazer parte do corpo clínico do Sanatório. O hospital tinha somente 40% de sua estrutura física pronta, em condições de funcionamento. Em uma única ala acabada, de seis pavimentos, funcionavam no primeiro a administração e os serviços; no segundo as enfermarias de clínica tisiológica e o refeitório; no terceiro a clínica cirúrgica e o centro de cirurgia. Os demais pavimentos precisavam de acabamento.
Com a chegada do Dr. Almir Gabriel inicia-se a cirurgia de tórax no Barros Barreto, contando com o auxílio do Dr. Alexandre Santos, cirurgião do Domingos Freire, e de Socorro Gabriel enfermeira, além do Dr. Rui Ventura, anestesista.
Ainda em 1962 o Dr.Almir Gabriel assume a direção efetiva do Sanatório buscando uma reordenação do hospital, com o estabelecimento de normas e controles indispensáveis ao seu funcionamento. O médico Ernani Motta passa a chefiar o Departamento Administrativo, sendo contratados mais três tisiologistas: José Felix, Alcir Araújo e Walry Ferreira; para a cirurgia Jorge Loureiro do Amaral, Nilo Almeida e Isaac Benchimol; para anestesia Ronaldo Acatauassu Nunes. O Centro de Estudos é fortalecido como meio de aperfeiçoamento profissional. As obras permitem o funcionamento do 4º, 5º e 6º andares e o restante do 3º da ala oeste, com a abertura de dez leitos para pneumopatias não tuberculosa. O hospital tem sua capacidade ampliada em mais 140 leitos, passando a atender emergências cirúrgicas do tórax não-tuberculosas, leões de esôfago, câncer de pulmão, etc.
Após a gestão de Almir Gabriel sucedem-no na Direção do hospital: Lindolfo Pedro Ayres, Valry Ferreira e Luis Eduardo Soares Carneiro, retornando Almir Gabriel em 1971, ficando no cargo até 1976. Desse período são as obras de recuperação de telhados, aterros do terreno, reforma do sistema de vapor, etc. concluídas até 1974.
A partir de 1976, com a mudança no paradigma do tratamento da tuberculose, em função do aparecimento de novos quimioterápicos, o então sanatório é transformado emITAL
Em dezembro de 1977, já sob a denominação de Hospital Barros Barreto, o Diretor Substituto José Henrique Vergolino assume a gestão do imóvel entregue pela Divisão Nacional de Tuberculose, mediante cessão de uso. Na ocasião o hospital contava com: centro cirúrgico e centro de material, centro obstétrico, centro de estudos, unidade de internação, emergência, repouso, consultas externas, serviços de arquivo médico e estatística, nutrição e dietética, centro de terapia ocupacional, pediatria, unidades de isolamento, centro médico(raiosX, laboratório, odontologia, provas funcionais e cardio-respiratórias). Com a conclusão das obras ocorre a ampliação do número de leitos, passando de 250 para 400.
Pela portaria assinada pelo ministro da saúde, em 1983, o hospital passa a se chamar Hospital João de Barros Barreto.
Foram diretores após o Dr. Vergolino os seguintes, André Luis Loureiro Valle, Alexandre Santos e Isaac Benchimol,
Em 1990 o hospital é cedido à Universidade Federal do Pará, passando a funcionar como hospital escola, um antigo sonho do curso de medicina, agora com a denominação de Hospital Universitário João de Barros Barreto, constituindo-se em hospital de referência para DIP, Pneumologia e cirurgia, sendo a residência em cirurgia geral a primeira a funcionar, dentro dos novos moldes, no agora hospital universitário. Atualmente, no hospital, acontecem atividades da graduação, com internato inclusive, além de pós-graduação modalidade residência médica nas áreas de clínica médica, DIP, pneumologia, pediatria e cirurgia. Nesta nova fase lembramos os nomes de Leila El Hosn, Elisa Viana Sá, Anselmo Oliveira, Octavio Cascaes Dourado, Murilo Morhy como diretores, sendo a Dra. Elisa Sá a atual diretora.
Gostaria de registrar e agradecer a colaboração da bibliotecária Vera Lúcia dos Santos Carvalho, da assistente social Maria Josefa Joviniano Quadros e da jornalista Roberta Vilanova, esperando que mais pessoas se engajem num projeto mais amplo para que se possa realmente escrever a história do Hospital Barros Barreto.
Belém, 27 de agosto de 2003