quinta-feira, 30 de novembro de 2006

Faixa de Gaza

Conta o Blog do Barata que no dia Primeiro de Janeiro de 2007, uma passeata organizada por petistas, pemedebistas "históricos" e membros dos segmentos artístico-culturais discriminados por "PKeys" estaria sendo planejada para retirar a malfadada placa colocada no Teatro Maria Silvia Nunes. Uma afronta ao princípio da impessoalidade na gestão pública.

quarta-feira, 29 de novembro de 2006

Hasta siempre

O jornal argentino Clarín através do jornalista Juan Pablo Menezes publica uma série de textos na seção Crônicas Argentinas sobre Ernesto Che Guevara. O link a seguir leva ao último post da série El Che. Interessante ler a sequência inteira. É importante algum conhecimento do espanhol.

Crônicas Argentinas

George Harrison

A edição on-line da revista Rolling Stone Argentina oferece uma edição especial em homenagem ao ex-Beatle George Harrison.
Esperava um pouquinho mais da sugestão linkada no website do importante jornal argentino La Nacion. Mas vale uma paradinha.
Dia Mundial de Luta Contra a Aids 2006

PC do B perde um importante membro

Vem do Blog do Barata a informação de que Paulinho Fonteles deixou hoje o Partido Comunista do Brasil. Seu destino, segundo o blog, estaria entre o PT e o PSB.

Fora de foco

Como já disse em outro post, em tempos de confusões aeroportuárias, ficamos meio desfocados na compreensão dos títulos das matérias em nossos jornais.
O Diário hoje publicou este título: Júlio César terá radar em 2007.
De imediato, imaginava que um radar aeronáutico iria ser instalado no aeroporto Júlio César.
- Puxa vida! - imaginava eu.
- Já estão exagerando!
Qual não foi minha surpresa ao ler a reportagem e perceber que se trata de radar rodoviário para prevenir os constantes acidentes de trânsito na Avenida Júlio César.
Caí na pegadinha, traído pelo furacão aeroportuário.

Elitismo sim

Por sugestão de Luciane Fiuza de Melo comentando o post Café com arte do Quinta Emenda, recomendamos a leitura do blog Hupomnemata do Prof. Fábio Fonseca Horácio-Castro do Departamento de Comunicação da UFPa.
Em especial os posts sobre Política Cultural, onde o autor analisa os 12 anos de política cultural do PSDB na região. Um primor de clareza.
Contudo, todo o blog é denso e cheio de conteúdo interessante para aqueles que desejam mais do que as notas do cotidiano.

Fantasia

O Deputado Vic Pires Franco em mais uma participação neste blog, esclarece o que de fato teria acontecido na última reunião da bancada paraense em Brasília. Segundo publicou o Diário, o deputado Anivaldo Vale teria dado uma resposta atravessada a uma afirmação de Vic. E o blog comentou no post Poucas e Boas.

Todas as reuniões nas comissões são gravadas. Ainda bem!
O que realmente aconteceu, e sempre é assim num clima de muita cordialidade e respeito, é que ao final da nossa reunião de bancada, eu e o Nilson Pinto procuravamos uma maneira de encarnar no Anivaldo, que estava presidindo a reunião.
Foi quando fiz o seguinte comentário: Eu queria encerrar as minhas palavras meu caro Anivaldo, dizendo que essa eleição teve um lado bom e um lado ruim para nós deputados da bancada do Pará. Foi quando ele perguntou qual. Aí eu respondi, que para nós, colegas de bancada, o lado bom era de que nós ficaríamos livres do ranzinza do Anivaldo na próxima legislatura. E alguém perguntou lá atrás, e o lado ruim? Eu na hora respondi, que em compensação ganharíamos de volta o Gerson. Foi uma gargalhada geral. O Anivaldo rindo muito, me respondeu que ele não estaria, mas o Lúcio ficaria no lugar dele e de olho em mim. E todos caimos na gargalhada. Foi só isso.

Quanto ao amor aos cães, remonta a outra época que nosso comentarista Oliver bem se lembra.

terça-feira, 28 de novembro de 2006

LUA VERMELHA

Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes
Lua vermelha

Quase sem amor
Minha luz alheia
Brilho sem calor

Lua vermelha

Branca, lua, preta
Lambe minha orelha
Com a sua cor

Lua vermelha

Dez da madrugada
Sapos na calçada
De nenhum país

Lua vermelha

Noite de Luís
Toda sertaneja
Eu sempre te quis
Eu sempre te quis
(...)

Lua vermelha

Noite que menstrua
Lua lua lua
Por cima de mim

Lua Laranja



Provavelmente coberta por uma fina camada de nuvens, a lua em crescente, apareceu com tonalidade alaranjada agora à noite em Belém.
Registrei o fenômeno.

A crise da seguridade. Qual crise?




A paraense de Santarém Denise Gentil, professora do Instituto de Economia da UFRJ, concluiu tese de doutorado entitulada " A Falsa Crise da Seguridade no País". Trata-se de um tema atualíssimo e polêmico por constar da agenda do estado brasileiro. Na contra-corrente do nhenhem neoliberal, Dra. Denise acerta o fígado: demonstra que a previdência pública é auto-sustentável e o sistema de seguridade social é superavitário. Mais detalhes na Folha de São Paulo de 27/11.

Google Gadgets

Quem acompanha o Google Blog, já tem esta dica. Quem não acompanha, o Flanar vai compartilhar.
Se quiser adicionar alguns serviços interessantes ao seu blog, vá até o Google Gadgets e escolha o seu preferido. Existe muita bobagem mas no meio de tudo, você vai encontrar alguma coisa interessante para seu blog. O Flanar já botou alguns exemplos na barra lateral direita.
Só tome o cuidado de dimensionar direitinho o gadget escolhido e checar a visualização nos dois navegadores (IE e Firefox). Além disto, recomendamos enfaticamente que antes de alterar qualquer coisa em seu código, copie o original para o Bloco de Notas e salve em seu PC. Se acontecer alguma coisa errada, você poderá voltar tudo ao que era antes.
Uma dica importante para tudo funcionar direitinho: quando for dimensionar seu gadget, escolha 220 para o valor de Width. O valor de Height pode ser qualquer um que você achar adequado ao gadget escolhido.

Poucas e boas...

O Diário do Pará publicou na semana passada, com direito a charge, o que disse o Deputado Vic Pires Franco Neto, na última reunião da bancada paraense em Brasília.
Para o Deputado pefelista as eleições deste ano trouxeram uma boa e uma má notícia para os eleitores do Pará. A boa seria a não eleição do Sr. Anivaldo Vale, e a má a eleição do Sr. Gérson Peres.
O Deputado Anivaldo Vale, presente na reunião, reagiu mal ao comentário e redarguiu que de fato não mais integraria a bancada federal paraense, mas teria substituto no filho, eleito, que viria do Pará como um pitbull para morder o rabo de Pires Franco.
Certamente, o Deputado Vic frente a total perda de compostura do Sr. Anivaldo Vale não treplicou. Mas, quem o conhece sabe que não teme a cães. Por muito tempo, quando jovem, praticou em Belém, com sucesso, a cinofilia com pastores alemães .

O Baixio das Bestas

Depois do cultuado Amarelo Manga, Cláudio de Assis lançou no Festival de Cinema de Brasília seu novo filme, Baixio das Bestas, ambientado na Zona da Mata pernambucana.
Quem o assistiu informa que o filme é violentíssimo. Um soco no estômago que remete ao cinema político de Pasolini.
Em tempo de cinema brasileiro bem feitinho e oscarizável, de olho em rentável bilheteria, vale conferir tal cometimento. Mais detalhes no Estadão.

Pergunta e resposta

Fazendo onda, o Repórter Diário pergunta qual seria o motivo de dois cavalheiros de chapéu na mão, Ronaldo Passarinho e Lula Chaves, encontrarem-se na porta da casa da governadora eleita, no finalzinho da tarde do último domingo.
Objetivo responde o Repórter 70 , na edição de hoje:

Montada a chapa para o TCM com Rosa Hage fora.
Ronaldo Passarinho para a presidência, Aloísio Chaves para vice e Laudelino Soares, corregedor.

O tamanho da besteira

Diz o 70 em poucas linhas que Belém está sob risco de um surto de dengue por conta da operação padrão dos agentes de combate a doença. Não informa, contudo, sobre o que motiva o protesto desses trabalhadores.
Uma coisa é certa: a prevalência da dengue é alimentada pelas poucas ações de educação ambiental e pela falta de saneamento básico. Sem uma população educada, não há agente de dengue suficiente para buscar os ninhos do Aedes aegypti numa cidade de elevado índice pluviométrico e quase 1,5 milhão de habitantes.

Navegação segura



Em tempos de transtornos aeroportuários, nada como transformar sua navegação web em céu de brigadeiro.
Aqui vai uma dica do Flanar para os cyberamigos.
Trata-se do McAfee Site Advisor. Um pluggin para Internet Explorer e Firefox que avisa quando um link do Google, Yahoo ou MSN Busca é um potencial perigo para seu computador.
O programa gratuito promete proteção contra spyware, spam, vírus e fraudes on-line.
Foi eleito como um dos melhores da tecnologia 2006 da revista Popular Science, na categoria Computing.
Aprenda como ele funciona clicando aqui.

Exagerado

Vá lá que aos olhos de papá e de mamã os filhos sempre parecem mais bonitos e inteligentes. Contudo, não é verdade que o Parafolia está pela primeira vez recolhendo o ISS no município em que é realizado, no caso Ananindeua, confome noticiado no Diário do Pará de hoje.
Na época da administração de Edmilson Rodrigues, em Belém, os donos da festa recolhiam não sem malcriação o imposto devido ao fisco municipal.
Mas, o preço político pago pelo Ed, por fazer cumprir a lei, era alto. Pelo menos por um mês tomava uma saraivada de notícias negativas sobre o Governo do Povo em todos os três veículos de comunicação associados à micareta, sem contar as vindas da Câmara Municipal.
Ao menos os Barbalhos, por serem também do ramo, estão em condições de igualdade para travar o bom combate.

Possível Recall da Sony


Sony DSC T1 - Belo design mas não imune a problemas.

Depois de se envolver em problemas com um recall de baterias de alguns de seus notebooks a SONY agora se envolve em outro problemão. Se você é o feliz proprietário de câmeras digitais da SONY, prepare-se pois pode ter uma surpresa. O IDG NOW informa que a companhia detectou um defeito no CCD em alguns modelos de câmeras digitais, entre elas, algumas bem populares por estas bandas.

Problemas com a captação de imagem em oito modelos de câmeras digitais da Sony podem levar à incapacidade de tirar fotos claras ou mesmo qualquer foto, comunicou a empresa na sexta-feira (24/11).

A lista de modelos envolvidos inclui: DSC-F88, DSC-M1, DSC-T1, DSC-T11, DSC-T3, DSC-T33, DSC-U40 e DSC-U50.
Observa-se que as T1 e T3 estão incluídas e são muito utilizadas pelos brasileiros, encantados com seu design realmente arrojado, a despeito de uma empunhadura terrível.
Por estas e outras que sempre recomendamos que antes de adquirir qualquer produto de informática, dê uma pesquisada pela internet em busca artigos de revisão do produto.
Afinal, recall não é privilégio da Sony. E a empresa tem uma merecida fama de fabricar bons produtos.

Top em tecnologia de 2006



A revista Popular Science elegeu as melhores invenções tecnológicas de 2006. A esmagadora maioria dos indicados, os brasileiros ainda não tiveram a oportunidade de conhecer.
Mas vale a pena dar uma passada lá para conferir.

Popular Science

Esquerda volver

Emir Sader comenta em seu blog na Carta Maior os resultados das últimas eleições na América Latina.

Estas observações configuram um desgaste significativo da votação dos partidos que defendem programas neoliberais, com expansão do voto à esquerda – mais radical nos casos da Bolívia, do Equador e da Venezeula -, mais moderada nos casos do Brasil, da Argentina e da Nicarágua.

Leia a íntegra aqui.

Flanando pelo Google Earth


Uma clara visão de Machu Pichu no Google Earth

O famoso ângulo de Machu Pichu (Foto: Biker Tony)

Esta é a foto que sonho em tirar. O mais famoso ângulo desta fantástica cidade pré-colombiana, misteriosamente abandonada.
A uma altitude de cerca de 2400 metros, a cidadela foi toda construída no topo da montanha de mesmo nome numa de área de cerca de 1 km quadrado, rodeada pelo rio Urubamba, é o mais importante sítio arqueológico do extinto império Inca.
A aura de mistério que envolve seu nome, leva a esmagadora maioria de seus visitantes a momentos de muita emoção ao atingir o objetivo de chegar lá. E existem pelo menos 2 maneiras de chegar saindo de Cuzco que fica a 70 kilômetros do local. Normalmente parte-se de trem de Cuzco até a pequena cidade de Águas Calientes que fica na base da montanha. Quem é amante de trekking pode optar pela antiga trilha Inca numa viagem de 3 a 4 dias a pé até Águas Calientes. De lá até a montanha, são cerca de 8 km de subida.

Para mais informações sugerimos os seguintes links:

Mochila Brasil - para mochileiros e aventureiros
Enjoy Travel Peru - para turistas tradicionais
Biker Tony - Uma excelente coleção de fotografias de alta resolução de Machu Pichu

Latitude: 13° 9'48.44"S
Longitude: 72°32'46.46"W

segunda-feira, 27 de novembro de 2006

The Beatles

Por sugestão do Caneta sem Fronteira, aqui vai um excelente link para os amantes dos Beatles. Um website para o lançamento mundial do novo CD do grupo. Lá, após o registro, enquanto você ouve as músicas, pode ver em um mapa mundi outras pessoas que também estão ouvindo.
Passe lá agora mesmo!

The Beatles.com

Assalto à Twist

O blogueiro e advogado Yúdice Randol estava na Lanchonete Twist no momento do assalto de sábado à noite. E conta sua experiência traumática no fato, salientando que é ainda pior o que costuma acontecer nos meios legais após o crime: lentidão e humilhação em delegacias pela cidade.

Leia mais aqui.

domingo, 26 de novembro de 2006

Onde estão todos os outros?


Entre as maiores iniquidades que uma guerra produz, está o fato de que as maiores vítimas delas são os civis, e entre estes, inegavelmente, estão incluídas as crianças. São elas as maiores vítimas de qualquer guerra, quer seja pelo sofrimento imediato, quer seja pelas incertezas que ensombrecem de ameaças o futuro delas.
Não é diferente no Iraque. Ali se está produzindo uma carnificina sem precedentes, que faz de qualquer prisão Abu Grab e Guantánamo apenas a ponta do iceberg da tragédia de um povo.
Aos de estômago forte e que se interessarem por ver o que o profissionalíssimo exército anglo-americano está ali protagonizando, sempre auxiliados com a providencial cumplicidade da grande mídia, recomendo acessarem os seguintes sítios:

Robert Fisk
The Unseen Gulf War
Salon

Urge que os homens de bem se posicionem contra essa guerra imoral e ilegal, liderada pelos EUA e Reino Unido com o exclusivo interesse de fortalecer suas respectivas influências política e econômica no Oriente Médio.

sexta-feira, 24 de novembro de 2006

O revisionista



Foto: SERGIO DUTTI/AGÊNCIA ESTADO/AE

Carlos Alberto Brilhante Ulstra, coronel do exército brasileiro, é atualmente o único militar brasileiro que responde a processo por tortura física e psicológica contra uma família inteira, praticada em unidade repressiva da ditadura militar sob seu comando. Na época, segundo testemunhas, os atos foram praticados inclusive na presença e contra uma criança, hoje adulta.
A acusação não é inédita, contudo. Anos atrás, no governo do Presidente Sarney, servindo na Embaixada brasileira no Uruguai, foi denunciado pela artista Bete Mendes, também vítima da truculência dele, que se identificava nos porões da ditadura militar como capitão Ubirajara.
Sentindo o cerco apertar, identificado pela organização Tortura Nunca Mais para responder por atos contrários à dignidade e à integridade física de prisioneiros sob a guarda do estado, publicou livro em que reescreve a história pessoal, apresentando-se como vítima de circunstâncias e homem respeitador dos direitos humanos.
Não adiantou. Veio o processo e agora ele mantem reuniões em churrascarias de Brasília, mobilizando com antigos companheiros de armas e campanhas, certamente para lembrar dos velhos tempos, e, lógico, manter pressão sobre a justiça que deverá enfim ser feita.

Pra não dizer...

O Totalmente sem-noção está com um post divertidíssimo sobre um assunto já-não -sei-mais-se-meio-que-proibido-para-menores.
E olha que no post seguinte, o cara se queixa de ter chegado aos 30. E eu que já passei dos 40? Como é que fica?

Dê uma passada lá clicando aqui.

Fechadura de porta

As situações narradas abaixo, parece que já se previam há muito tempo atrás.
Sempre fui um cara com alguma paciência para algumas coisas. Montava aqueles aviões de plástico da Revell (hoje voltando ao mercado). Meu irmão era infinitamente mais habilidoso neste particular. Disputávamos meio que em desigualdade de condições pois ele tinha no mínimo 7 anos mais de experiência do que eu no plastimodelismo. E sempre foi mais paciente, dedicado e cuidadoso. Passava até 5 dias lixando, pintando e montando os modelos. Já eu, queria ver logo tudo pronto.
Mesmo assim, eu me esforçava para montar o modelo. Quando conseguia montar um sem empastelar toda a obra com excesso de cola, já saía comemorando e mostrando pra todo mundo.
Num destes dias, minha avó (que era uma figura daquelas) , supostamente impressionada com o feito, disse:

- Muito bem, meu filho! Já que você tem tanta habilidade com estas coisas, será que você não conseguiria consertar a fechadura da porta do meu quarto?

Cai o pano.

Conselhos tecnológicos: não dê!

Outra situação que enfrento com bastante frequência, é do "amigo" que vem me pedir que "especifique" um notebook, porque finalmente, ele decidiu comprar um.
Aiaiai! Se ele soubesse como esta é uma situação delicada.
Estas máquinas, como absolutamente tudo em informática, são melhores e mais poderosas na proporção direta de seu preço. Não há como não meter a mão no bolso.
Resisto sempre um pouco, antes de evitar o cometimento:

- Olha, cara. Sou médico intensivista. Curto a tecnologia apenas como um hobby meio caro, que alivia minhas angústias cotidianas da vida em UTIs. Só isso.

Mas o sujeito geralmente insiste:

- Mas você montou o seu próprio PC. Aquela máquina maravilhosa que faz uma montanha de coisas. Tem uma rede doméstica wireless em casa. Como é que não pode me dar uma ajudinha.

Geralmente respondo:

- Sim. Sim. Tudo isso é verdade mas não apareceu num piscar de olhos. Li muito a respeito, comprei passo-a-passo todas as peças e tirei um mês inteirinho pra montar tudo. Cometi muitos erros toleráveis no contexto de um projeto pessoal. E ainda estou configurando minha rede doméstica e ainda continuo lendo muito a respeito.

Não tem jeito. Acabei por dar mais motivos para o sujeito continuar sua sanha. Ele fica me olhando com aquela terrível cara de pidão:

- Tá bom! Tá bom! - rendo-me aos fatos, concordando com o sujeito.

Inicia-se então uma longa e nunca reconfortante caminhada.
Na tentativa de ajudar o amigo, começo uma entrevista básica e delicada, que visa estabelecer o tipo de máquina que o consultante deseja, associado ao inarredável fato de quanto ele pretende gastar com o mimo.
Na esmagadora maioria dos casos, o "amigo" deseja uma supermáquina por um precinho camarada. Coisa que não existe nesta área.

Alguns chegam a cometer:

- Não. Não. Eu não quero nada muito exagerado não. Só quero rodar o Auto-CAD pra fazer a reforma de minha casa, o Photoshop para editar minhas fotos e um "programinha" para editar e gravar os vídeos de minha última viagem para a Europa.

Difícil evitar um certo divertimento numa situação destas.
Aí eu sugiro:

- Olha amigo. Pense num Macbook que faz tudo isso com folga ou então prepare-se para investir num notebook de última geração com pelo menos 1 gigabyte de RAM e um HD parrudo. Você não prefere montar uma workstation convencional em sua casa? Acredite! Sai mais barato!

E aí vem a indefectível cara de tacho:

- Puxa! Você só sabe indicar máquinas caras! Um amigo meu comprou no kid leitão um supernotebook por apenas 3000 reais!

Aí a coisa pega. Você é que acaba ficando muito p... da vida com o cara e ele com você.

Mas não pára por aí. Existem outros cenários mais ridículos, para dizer o mínimo.
Após a tal criteriosa entrevista com o cara, e após você ter perguntado umas 3 ou 4 vezes para o rapaz se de fato o principal interesse era apenas editar textos, fazer apresentações e acessar a internet, você concorda que aquele Celeron ou Sempron de R$ 2500,00 está adequado.
Muito bem! O cara corre pra loja e sai satisfeito com o negócio da china que acaba de fechar.
Uma ou duas semanas depois, o sujeito tem o displante de ligar e dizer:

- Pô, meu! Tu me indicaste aquela máquina que me custou tão caro e agora, meu filho diz que essa máquina é uma carroça! Uma toupeira! Que não consegue nem rodar o Counter Strike?

Aí não dá. Enrolo a bandeira e digo:

- Adeus amigo! Vê se não enche! Tosco!

Smartphones

O UOL Tecnologia publica hoje uma interessante revisão sobre os chamados smartphones (telefones inteligentes) . Estes brinquedinhos aglutinam as funções de PDA, Cãmera Digital, MP3 Player e telefone, é claro. Alguns vem também com GPS como é o caso do iPaq hw 6945 citado no post Convergência Digital.
Mas a revisão do UOL analisa apenas os modelos BenQ P50, Motorola Moto Q, Nokia E62 e Palm Treo 650.
Já em minhas mãos, o HP iPaq hw 6945 é uma maravilha para um viajante. O GPS funciona de maneira perfeita, desde que você leia o manual (problema sério para alguns) e descubra que ele só é ativado quando um software para utilizar o GPS é instalado (vendido à parte). Mas é possível encontrar a versão 2005 do Microsoft Pocket Streets pela internet ou então versões comerciais para venda por um bom preço em websites de download de softwares para PDAs.
Tenha em mente o seguinte: se você pretende comprar um smartphone e já tem um PDA, faça a opção por um que tenha o mesmo sistema operacional de seu PDA. A curva de aprendizado é menor. Mas isto não o livra da leitura do manual.
Para os amigos, que com frequência me procuram para tirar uma dúvida absolutamente primária sobre seu novo PDA, vou logo avisando: leia o manual antes.
Nada é mais irritante do que ouvir aquela perguntinha: mas como é que eu faço para instalar programas no meu palm?
Aaarrrgghh! Ninguém merece.
Geralmente, estas "perguntinhas" são feitas assim "en passant", como se a resposta fosse a coisa mais simples do mundo, que uma parada no elevador fosse o suficiente para respondê-la.
Se você deseja entrar no complicado mundo da tecnologia, por favor, prepare-se para arranjar tempo para ler o manual. E ninguém tem uma resposta na ponta da língua ou uma mágica de efeito irrepreensível para aquele PC que insiste em desligar sozinho, etc, etc, etc. Aí você tem que levar na assistência técnica mesmo. Meter a mão no bolso e não buscar a solução mais barata enchendo a paciência de terceiros.
Mas este post que pretendia falar sobre os smartphones acabou por assumir uma postura meio de queixa.
Não é difícil imaginar a razão, não é verdade?

Medo

Apesar de ser um viajante habitual, que procura com isso equilibrar o stress da opção de trilhar o caminho da Medicina Intensiva, confesso que sempre viajo de avião "algo incomodado". Já disse isso a alguns colegas que poderão confirmar.
E agora, com as notícias que chegam do depoimento dos controladores de vôo afirmando que existiria de fato não só uma zona cega mas também surda e muda numa região a 200 km ao norte de Brasília, percebo que talvez seja levado a uma opção meio que medicamentosa na próxima viagem aérea que fizer. E vai ser em julho de 2007.
Adeus, amigos!

Polêmica

Sobre o caso do oftalmologista que cobrou honorários de um paciente do SUS por uma cirurgia de transplante de córnea (mostrado no Jornal Nacional), o G1 afirma:

O Ministério Público Estadual, que investiga a denúncia, já descobriu que nem o médico nem a clínica onde ele trabalha estão autorizados a realizar transplantes.

O Ministério Público Estadual também quer saber por que a córnea foi enviada para um médico e uma clínica que não estavam autorizados a fazer o transplante.

Já o Diário do Pará publica hoje que a Assessoria Jurídica do Sindicato dos Médicos que acompanha o caso do oftalmologista se pronunciou da seguinte maneira:

É importante esclarecer que o Banco de Olhos credencia tanto profissionais da área pública como privada. O repasse da córnea é gratuito mas o procedimento de transplante é cobrado ou não, dependendo de quem faz o transplante”, informou, acrescentando que o oftalmologista usou o direito de cobrar os honorários médicos, pois não estava vinculado ao SUS. “O médico não cobrou pela córnea. Tanto é verdade que devolveu a córnea imediatamente, em tempo hábil, para ela ser transplantada em outra pessoa.

É preciso ter calma com o andor porque assim como existem bons médicos existem também bons jornalistas. O blog aguarda as investigações.

Leia mais no G1 e no Diário do Pará.

quinta-feira, 23 de novembro de 2006

Dia Mundial de Luta Contra a Aids 2006

Outra versão

O Blog do Barata levanta hoje a versão do médico oftalmologista supostamente envolvido no episódio divulgado no Jornal Nacional de cobrança indevida de um paciente SUS para realização de transplante do córnea.
Segundo o blog, na versão oferecida pelo médico e por colegas de profissão dele, não só o oftalmologista, como a própria clínica da qual este é um dos sócios, não são credenciados pelo SUS para fazer transplante.
De fato, até o momento, só lemos e ouvimos a "peia" em cima do médico. Ainda não lemos nem ouvimos sua defesa.

Aqueles que conhecem o oftalmologista Hugo Laércio Azevedo da Silva e o avalizam como um profissional competente e probo, antecipam que haverá desdobramentos judiciais da matéria gerada pela TV Liberal para a Rede Globo de Televisão, exibida no “Jornal Nacional” da noite de quarta-feira, 22, e reprisada no “Bom Dia Pará” desta quinta-feira, 23, acusando o médico de cobrança indevida a paciente do SUS (Sistema Único de Saúde).

Mais um motivo para o CRM atuar seja para abertura de PEP ou para desagravo do profissional.
Leia mais no post Briga Feia.

Ação

Nesta história do oftalmologista de Ananindeua que cobrava para realizar o transplante de córnea, o CRM-PA não deveria atuar ex oficio e abrir processo ético-profissional contra o médico?

Sim ou não?

O RD hoje publica uma nota sobre o suposto convite que a Prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins teria feito à "PKeys" para integrar sua equipe, segundo informou o R7o e o blog publicou no post "Pkeys" e Maria do Carmo.
Ela estaria furiosa com o R70.

Maria do Carmo Martins está fula da vida com os boatos de que teria convidado Paulo Chaves para integrar sua equipe.

E o Quinta Emenda comenta a mesma nota questionando a reação da prefeita, no post Boatos. Mas um anônimo no mesmo post, afirma de pés juntos que o convite de fato teria acontecido.

quarta-feira, 22 de novembro de 2006

O Blog do Google Brasil



A blogosfera é para todos? Os digitalmente incluídos, é claro.
E o Google Brasil não poderia ficar de fora. Desde julho de 2006 está funcionando o Google Blog.
Um blog para explicar o empolado "jeito Google de ser".
Uma coisa assim meio geek, meio estranha, mas informativa para quem gosta da grande variedade de ferramentas gratuitas do Google.
Vejam como ele se define:

O modo googler de ver notícias de tecnologia, novos produtos e nossa cultura.

Flanando pelo Google Earth


Peru - Linhas de Nazca

Este é o alvo da próxima aventura que estamos planejando com alguns amigos para Julho de 2007. Com publicação no blog, se possível com atualizações diárias, iremos conhecer um dos mais intrigantes mistérios da arqueologia latino-americana.
As Linhas de Nazca no Peru teriam sido feitas por motivos ainda obscuros pelo povo de Nazca entre 200 A.C. e 600 D.C.
Está no mesmo planejamento conhecer as ruínas da civilização pré-colombiana Inca em Machu Pichu. Mas isto, será motivo de outro Flanando.
Por enquanto, sugerimos os seguintes links para saber mais a respeito das linhas de Nazca.
As Linhas de Nazca
Nazca Lines and Culture
Wikepedia
No Google Earth, sugerimos enfaticamente um passeio com o mouse por toda a região ao redor, incluindo as montanhas. Os desenhos são claramente visíveis nas imagens de satélite. Outros são mais difíceis pois dependem da incidência lateral da luz no momento da captura das imagens. Surpresas contudo, vão acontecer.

Latitude: 14°42'57.35"S
Longitude: 75°10'8.31"W

segunda-feira, 20 de novembro de 2006

"PKeys" e o turismo

O jornalista e professor de Comunicação Social da UFPa Manoel Dutra, no primoroso post Atração turística? Turismo é outra coisa no blog do Jeso Carneiro, resume aquilo que o Flanar vem dizendo a respeito do Turismo em nosso estado.

Risível imaginar que alguém se abale de Porto Alegre, São Paulo, Salvador, Amsterdam ou Paris para saciar a curiosidade de conhecer a Estação das Docas ou a Casa da 11 Janelas (já houve até um governador que disse que Belém estava preparada para o turismo porque agora dispunha de um bom aeroporto!!!).

Sem dúvida. Fomentar o turismo desta forma, é como começar um plano de ataque pelo fim, sem solidificar os meios.

Leia a íntegra no Blog do Jeso.

domingo, 19 de novembro de 2006

Flanando pelo Google Earth


Niahu, Kauai, Oahu. Molokai. Lanai, Maui e Hawaii As 7 maiores
ilhas do Arquipélago do Havaí.

Latitude: 20°36'51.95"N
Longitude: 157°52'12.26"W


Oahu e a capital Honolulu. Pearl Harbor no canto superior
esquerdo.

Latitude: 21°18'39.99"N
Longitude: 157°51'17.90"W


USS Arizona National Memorial - Pearl Harbor

Latitude: 21°21'53.30"N
Longitude: 157°56'58.76"W

USS Arizona National Memorial.

O arquipélago do Havaí é na verdade constituído por 132 ilhas. Contudo as maiores e mais populosas concentram-se na região sudeste.
Na ilha de Oahu, localiza-se a base americana de Pearl Harbor. E nela, encontramos o monumento ao chamado "dia da infâmia" (7 de dezembro de 1941) quando um ataque japonês reduziu a escombros parte da frota americana no pacífico.
Preservado como memorial, lá ainda estão os restos submersos do USS Arizona, onde muitos marinheiros morreram presos em sua estrutura.
Pânico

Assista aqui o incrível engano da BBC entrevistando o taxista Guy Goma no lugar do especialista em tecnologia Guy J Kewney. Assunto: a disputa da marca Apple envolvendo a Apple Computers e Apple Corporation (selo musical dos Beatles). Imperdível é a cara de pânico do taxista que estava no estúdio apenas para uma entrevista de emprego.

Leia aqui o que o pobre homem foi obrigado a responder:

Karen Bowerman: Guy Kewney is editor of the technology website Newswireless.

Face of horror

KB: Hello, good morning to you.

Mr Goma: Good morning.

KB: Were you surprised by this verdict today.

Mr Goma: I am very surprised to see... this verdict to come on me because I was not expecting that. When I came they told me somehting else and I am coming. So a big surprise anyway.

KB: A big surprise, yeah, yes.

Mr Goma: Exactly.

KB: With regards to the costs involved do you think now more people will be downloading online?

Mr Goma: Actually If you can walk everywhere you are going to see a lot of people downloading the internet and the website and everything they want. But I think eh It is much better for development and eh to inform people what they want and to get the easy way and so faster if they are looking for.

KB: It does really seem the way the music industry's progressing now that people want to go onto the website and download music.

Mr Goma: Exactly you can go everywhere on the cyber cafe and you can take, you can go easy. It is going to be an easy way for everyone to get something to the internet

KB: Thank you. Thanks very much indeed.

Cosa nostra



Com a chegada inegável do período chuvoso (e que chuvas), começa a temporada de viroses respiratórias.
Com elas, as gripes se disseminam de maneira epidêmica. Esta que surge agora, parece se acompanhar de uma laringite brutal que deixa os doentes verdadeiramente afônicos. Muitos apenas sussuram pelos cantos.
É costume local atribuir nomes às gripes que assolam os paraenses de maneira intermitente.
Que nome daríamos a gripe da afonia?
Gripe da rêmora?

"Web Moments"


Taxista entrevistado por engano na BBC, para opinar sobre assuntos de tecnologia.

Por sugestão de ASF@Web, (que tem andado impossível nos últimos dias), recomendaria a leitura de um divertido artigo da PC WORLD americana, elencando os 13 mais embaraçosos momentos da World Wide Web, conhecida entre nós como internete.

Leia clicando aqui. Você não vai se arrepender!

Pipi na rua

General Gurjão com Primeiro de Março.
Ao passar por ali, você não terá dúvidas da serventia que tem aquele espaço. Ali, à vista de todos, um concorrido mictório público à céu aberto. No período noturno, quando a esquina é muito mal iluminada, às vezes é possível ver mais de um usuário. Isto sem que ninguém ouse incomodar o desatino de muitos.
Um pouco mais à frente, já na esquina com a Padre Prudêncio, alguém deposita há anos, diariamente, um monturo de lixo e entulho. A calçada já não existe mais e os pedestres com ela não contam, forçados a andar no meio da rua esquivando-se do entulho. Isto a apenas 1 ou 2 quadras da principal praça da cidade.

Em uma reportagem na edição de hoje, o Diário do Pará pergunta: Problema cultural ou de educação? Inicia a matéria afirmando:

Belém possui 17 banheiros públicos em diversos pontos da cidade, como praças e feiras. No entanto, a cultura de usar a árvore ou poste mais próximos como mictório ainda existe, motivo de reclamação de vendedores, associação de amigos e cooperativas.

Para uma cidade como Belém, o número de banheiros públicos é absolutamente insuficiente. Ou será que 17 banheiros públicos seriam o bastante.
Mas arriscaria afirmar que mesmo que inundássemos Belém com banheiros, ainda assim, lamentavelmente, persistiriam os desatinados em seus propósitos.
Não duvidaria em opinar também que a educação é o principal problema. Se observarmos o universo de barbaridades que nossa população de todas as classes sociais é capaz de fazer, veremos o quanto ainda precisamos trabalhar para mudar esta realidade.
Vamos tentar elencar algumas delas:
  • cuspir no chão, arrotar entre outros atos impublicáveis;
  • som alto nos carros em logradouros públicos;
  • som alto em casas e apartamentos aos fins-de-semana;
  • jogar lixo pela janela dos automóveis;
  • falar alto em restaurantes;
  • não responder adequadamente a gentilezas;
  • não recolher os excrementos de seus animais de estimação;
  • ...
Deixo o restante da lista para os comentaristas complementarem.
Neste universo de barbaridades, o pipi na rua parece até uma mera conseqüência natural dos fatos. A educação é sim um grande problema.
Os indicadores sociais desfavoráveis tem sua parcela de culpa no resultado final. Desemprego, má distribuição de renda, pobreza, entre outros, podem sim gerar estes e muitos outros problemas como o aumento da chamada economia informal.
Mas analisando as ações governamentais ao longo dos tempos, o cenário é igualmente desanimador. Quando se viaja ao exterior, a inevitável comparação só piora o resultado da análise. Mesmo tendo em vista os procedentes questionamentos que se possa fazer sobre estas comparações, lá percebemos que o poder público atua muito mais aparelhado para fazer frente a estes problemas.
Paris por exemplo, além da aura romântica de cidade-luz, é também conhecida pelo infindável número de cães circulando pelas ruas junto com seus legítimos donos. Isto também a transforma em uma cidade em que devemos ter os olhos também no chão, apesar das belezas que nos forçam a evitá-lo. Mas lá podemos ver durante à noite, um veículo especializado para lidar com este problema. Uma espécie de trator equipado com um "sugador de titica" (me perdoem a expressão) e um forte jato d'água. Lá também vemos os tais banheiros públicos, espalhados de maneira massificada em todos os pontos da cidade. E não são gratuitos também.

E o que dizer de uma cidade que se sente confortável com apenas 17 banheiros públicos e é capaz de permitir que alguém deposite um monturo de lixo no mesmo lugar há anos, em plena zona central?
Como falar de turismo numa cidade com este perfil?
Um bom início é admitir que somos mesmo um povo rude e bárbaro e precisamos mesmo de muita educação. Em seguida, os poderes constituídos poderiam ajudar ampliando seus equipamentos e fiscalizando aquilo que a lei já postula em seus inúmeros códigos de posturas.
E que governos e cidadãos reforcem seus esforços no sentido de educar aqueles que vem depois a não repetirem estes atos tão condenáveis de seus pais.
Quem sabe assim, daqui a algum tempo, não ocorre a mudança?

sexta-feira, 17 de novembro de 2006

Pinto Alegre

Essa nota é de lascar.
Que maldade senhor prefeito. Quem dá algum presente a alguém, dá e pronto! Não adianta querer direcionar o uso que o presenteado fará do mimo. Ora bolas!

Alegria do idoso
Idosos do Pará ficaram animados com a possibilidade de prefeituras daqui copiarem o programa de distribuição grátis de remédios contra a disfunção erétil, instituído pelo prefeito de Novo Santo Antonio (MT). Denominado de Pinto Alegre, o programa atende idosos com mais de 60 anos. Quatro comprimidos são entregues mensalmente para cada participante. Como a procura tem sido alta demais, a Prefeitura pensa em entregar os medicamentos diretamente às mulheres dos beneficiados, pois muitos, segundo elas, estão usando o remédio para “pular a cerca”.


Obra e arte do Repórter Diário de hoje.

quinta-feira, 16 de novembro de 2006

Joe Sharkey no Blogger

O jornalista Joe Sharkey (aquele que publicou no NYT sua "aventura nos céus da amazônia" dias após o acidente da Gol) criou um blog ainda em outubro para desfilar suas razões para o acidente.
Para quem domina o inglês, pode ser lido em Joe Sharkey At Large.
Detalhe: optou por não permitir comentários no blog.

quarta-feira, 15 de novembro de 2006

Flanando pelo Google Earth


Navio cruzando o Canal de Suez

Construído entre 1859 e 1869, o Canal de Suez reduziu os custos da navegação marítima encurtando o caminho até a Ásia.
Ligando o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho, por ele trafegam em média 15.000 navios ao ano.
Mais informações na Wikipedia.

Latitude: 30°49'16.00"N
Longitude: 32°19'3.58"E

Doentes terminais e a imprensa

O Observatório de Imprensa mais uma vez chama a atenção para o tratamento pouco adequado que alguns órgãos de imprensa dão a importante questão da ortotanásia. É preciso um pouco mais de responsabilidade ao abordar este importante tema, recheado de tabus o suficiente, para cedermos às tentações das simplificações. Para dizer o mínimo.

(...)"Médico pode limitar ajuda a doente terminal".
Seja ela ou um editor o responsável pela manchete, o que se pensa ao ler esse título? Que a partir de agora os médicos podem deixar de fazer o que devem por alguém que está morrendo!

Basta ler o próprio texto e as entrevistas para ficar claro que não é nada disso, como exposto acima – mas, novamente, essa chamada "vende". É mais um exemplo de bom jornalismo totalmente maculado pela catastrófica chamada para o texto.

Quando a mídia irá aprender?

Leia a íntegra aqui.

Convergência Digital



A partir de amanhã estará em minhas mãos o novo HP iPaq hw6945 Mobile Messenger.
Parece mais um handheld. Mas não é.
Telefone celular GSM/GPRS/EDGE compatível com as principais operadores deste padrão, possui conectividade WiFi, Bluetooth, IR, USB e Serial. Além disso, câmera digital de 1.3 megapixels e um GPS (Global Positioning System).
Tudo isso com Windows® Mobile™ 5.0 software for Pocket PC, Phone Edition with Messaging and Security Feature Pack.
Sim. Também é um handheld da plataforma Pocket PC.

Já disponível no varejo brasileiro (Americanas e Submarino) por um preço mais do que salgado.

Momento único



Após ser adquirido pelo Google, era de se esperar que modificações interessantes começassem a acontecer no You Tube. Mas o contumaz madrugador ASF@Web conseguiu registrar um momento único: o exato momento em que os servidores do You Tube passavam por possíveis atualizações pela turma do Google.
Na captura de tela que ele enviou como prova, pode-se ler:

We're busy pushing out some new concoctions and formulas. We'll be back soon...assuming all reactions are stable.

Clique na imagem para ver com mais detalhes.

Boas fontes

O Quinta Emenda em nota Não Era Boato afirma que desde o dia 15 de outubro, já estava informado por uma fonte sobre as prisões que acabaram por acontecer ontem na cidade.
Pura verdade. Naquela oportunidade, pelo telefone com o Flanar, citou um dos nomes do principal suspeito que emerge na agora conhecida Operação Rêmora: Marcelo Gabriel.
Mas não podia e nem devia publicar o que sabia. Afinal, em pleno período eleitoral, "jacaré que não se cuida vira bolsa de madame".
Mais um ponto para o Juca sim.

terça-feira, 14 de novembro de 2006

Linux "for all"

O ASF@Web divulga o I Install Fest Ubuntu-PA que vai acontecer no dia 18 de novembro na UNAMA da Alcindo Cacela, 287. Começa às 8 da manhã.
É a turma do "free software" disposta a divulgar os conceitos de software livre. Se levar seu PC, a galera promete instalar e configurar seu PC com a mais amigável versão Linux.
Em tempos de lançamento do pesadíssimo Vista, nada como ter uma excelente opção para fazer esta sua velha máquina adquirir nova vida.

Impessoalidade

Comentando o post Voltou, o advogado, professor e blogueiro Yúdice Randol mais uma vez analisa e dá consistência a questão da placa do "PKeys".

A impessoalidade constitui princípio reitor da Administração Pública, sendo uma conseqüência natural de outro, o da moralidade. É imoral usar a coisa pública em benefício próprio, mesmo que sem intenção lucrativa; a massagem ao ego também é vedada.
Tais princípios são expressamente consignados no art. 37 da Constituição. Com base neles, aquelas famosas fotos do Presidente ou do Governador, que existem em qualquer órgão público, são ilegais. São uma herança maldita da ditadura, que a vaidade incomensurável dos governantes jamais permitiu que fosse abolida.
Logo, quem quiser defender aquela plaquinha estúpida, deve saber que defende uma ilegalidade. Para dizer o mínimo.

Azeredo recua

A Folha Online informa que o Senador Eduardo Azeredo (PSDB) admite discutir a possibilidade de retirar de seu projeto sobre "Crimes Cibernéticos" a obrigatoriedade de identificação dos usuários da rede.
Com este nome pomposo e alegando combate aos crimes digitais, o Senador acabou por ameaçar a privacidade do usuário digital.

Blogosfera em fogo

Aquecidíssima com as últimas notícias da Operação Rêmora, a blogosfera repercute a história intensamente. Alguns poucos contudo, se calam. E não é por falta de tempo ou de conhecimento.
Preferiram por livre opção publicar outras histórias.

Prisão repercute no Brasil


(Foto: Carlos Borges)

Repercute na mídia nacional a prisão do filho do ex-governador do Pará Almir Gabriel. A Folha de São Paulo On Line informa que o empresário Marcelo França Gabriel é considerado o principal articulador da suposta quadrilha que fraudava a previdência social e licitações em orgãos governamentais. A foto está publicado na página do Diário do Pará e provavelmente será chamada de primeira página do jornal amanhã

Operação Rêmora



Segundo a Polícia Federal, os capturados na Operação Rêmora, além de fraudarem a Previdência Social, também atuavam criminosamente em licitações com propostas ou execuções de contratos mais onerosas, maculando o caráter competitivo do processo licitatório da qual as empresas investigadas participavam. Várias pessoas e empresas alvos da Operação Rêmora já haviam sido investigadas nas operações Galiléia e Caronte e voltaram a atuar de forma transgressora.

Rêmora é referência a peixe que se aproveita dos restos alimentares que escapam da boca dos tubarões.

Bem sugestiva a escolha do nome.

---------------------------------------------------

Além do encarceramento dos acusados outras medidas foram tomadas pela força tarefa de 130 agentes federais, procedentes do Amapá, do Pará e do Maranhão: o cumprimento de 26 mandados de busca e apreensão em residências, escritórios de empresas e orgãos do governo paraense, dentre os quais SEDUC, COSANPA, IPASEP.

Os mandados judiciais foram expedidos na 3a. Vara Federal de Belém, e os acusados ficarão sob custódia pelo menos por 5 dias, para que não obstruam por qualquer expediente a condução do inquérito policial.

A Operação Remora representa um abalo sismológico sem precedentes para alguns personagens da política e da sociedade paraense. Há choro e ranger de dentes em algumas famílias alcançadas na carne pela investigação policial. É possível que outros figurões sejam citados após conclusão do inquérito. Mais que purgatório, sabem que doravante viverão o inferno da desmoralização pública.

----------------------------------------------------

Com os resultados da Operação Rêmora na mão, a Governadora eleita Ana Júlia estará politicamente fortalecida para fazer uma devassa sem precedentes nos doze anos de governo tucano, principalmente em orgãos e secretarias de governo denunciados na mídia como campo de gravíssimas irregularidades administrativas.

Operação Alcaides

A polícia federal realizou hoje 14 de novembro, em Pernambuco, a Operação Alcaides contra gangue especializada em fraude de licitações, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva, que atuava em cidades do interior pernambucano, com piores índices de desenvolvimento humano.
A organização criminosa, ora investigada, atuava da seguinte forma:

1. O prefeito municipal firmava convênios ou contratos de repasse com a União com o intuito de angariar recursos;

2. Empresas de fachada ou que tinham ligações umas com as outras participavam das supostas licitações.

3. Não havia a prestação do serviço contratado ou a entrega do material adquirido. A suposta empresa apresentava notas fiscais frias para a prestação de contas junto à Prefeitura.

4. Em algumas cidades, o dinheiro da União repassado para a prefeitura era sacado na boca do caixa pelos prefeitos da época, por seus tesoureiros, secretários de finanças ou por terceiros que não tinham relação com as empresas que supostamente prestavam o serviço e que, portanto, deveriam receber os valores.

5. Com as notas fiscais falsas fornecidas pelas empresas, a Prefeitura elaborava a sua prestação de contas fraudulenta.

Tilintar de algemas II

Segundo o Blog do Barata a prisão de Marcelo Gabriel foi registrada por uma emissora de TV local, sem o menor constrangimento.

(...)A chegada à sede da Polícia Federal de Marcelo Gabriel, algemado, foi filmada e exibida no Jornal Liberal 1a edição, da TV Liberal, afiliada no Pará da Rede Globo e que integra as ORM (Organizações Romulo Maiorana). As ORM foram privilegiadas na partilha das verbas publicitárias oficiais, nos últimos 12 anos, na sucessão de governos tucanos.(...).

Tilintar de algemas

Agora na Redação Online no Portal ORM, vem a informação que a Polícia Federal realizou 10 prisões na Operação Rêmora, abrangendo Belém e Manaus. Todos acusados de integrar uma quadrilha que atuava em fraudes na área de arrecadação da Receita Previdenciária.
Entre eles, Marcelo França Gabriel, filho mais velho do ex-governador Almir Gabriel e o auditor do Tribunal de Contas do Município, Luís Fernandes da Costa.

Leia mais também no Diário Online.

Voltou

Simplesmente é um desatino que alguém insista em mandar colocar sua própria fotografia em local público. Gostaria sinceramente de ouvir o arquiteto Paulo Chaves explicando esta atitude.
Pessoalmente, não tiro seus méritos como arquiteto. Penso que há que se fazer distinção entre a crítica de seu trabalho como arquiteto e seu perfil como gestor da cultura (sua legítima opção política), mesmo que pareçam em primeira análise indissociáveis. São dois pontos de vista diferentes. Um julga a estética da obra per se, outro as prioridades, custos envolvidos, lisura de procedimentos administrativos, etc. Tanto um quanto outro são questionáveis e entendo que possam haver pessoas que também critiquem o aspecto estético das obras de "PKeys". Em nada me incomodam os projetos dele neste particular. Muito me incomodam os aspectos políticos, no tocante a prioridades, política de incentivos à cultura regional, entre muitos outros aspectos entre os quais a destinação final de tão belos trabalhos. E isso pode sim comprometer todo o valor de uma gestão. Mas no aspecto estético, não lhe nego méritos. É sem dúvida um talentoso arquiteto.
Em Belém, podemos ver obras com boa estética e outras com gosto duvidoso, como é o caso do Monumento à Magalhães Barata (que me perdoe seu autor pela sincera opinião), entre tantos outros.
Mas já disse alguém que "elogio em causa própria é vilipêndio".
Qual seria a razão desta placa então? No mínimo, um ato desnecessário.
E o silêncio, a pior das respostas.

Placa de volta

O retrato de Paulo Chaves voltou para a parede da Estação das Docas. A Pará 2000, administradora do espaço, informa que a foto havia sido retirada porque sofreu danos durante a desmontagem de um evento. Chaves prefere dar ao novo governo ou à Justiça o trabalho de livrar os visitantes daquela anomalia paga com o dinheiro público.

O foguetório é grande, mas...

A Microsoft prepara uma grande festa em NYC para o lançamento mundial não só do Windows Vista mas também do Office e Exchange Server 2007. Mas pesquisadores do Forrester Research afirmam que os consumidores finais não adotarão o sistema tão logo ele tenha sido lançado.
Num artigo mal traduzido pela turma local do IDG NOW!, o Forrester revela que foram necessários 4 anos para que 76% dos usuários americanos tivessem alguma versão do XP rodando.
As exigências de hardware são impactantes uma vez que, segundo o Forrester, os consumidores finais só compram PCs novos quando os antigos quebram, quando os preços caem suficientemente ou quando um evento em suas vidas motiva a compra.
Tudo isto vai contra as expectativas da Microsoft que aposta que o novo sistema operacional seja adotado duas vezes mais rápido do que versões anteriores.

Leia mais no IDG NOW!.

segunda-feira, 13 de novembro de 2006

30 de Janeiro de 2007

Esta é a data oficial do lançamento do Windows Vista.
Para quem está interessado, é bom logo ir preparando uma máquina parruda, principalmente se desejar ver funcionando toda a parafernália gráfica do novo sistema operacional. É o que se chama de interface Aero, com efeitos de transparência entre janelas, pop ups animadas, ícones com miniaturas do aplicativo aberto na barra de tarefas, entre outras quinquilharias.
Prepare-se! Você vai ter problemas se instalar nesta máquina velha aí, com placa gráfica "bereré" apenas pra rodar o Word e a internet. Quem vai rodar numa boa são os usuários de jogos pesados que já tem máquina pronta pro Vista.
A Microsoft publicou aquilo que chama de requisitos mínimos para rodar o Vista. Traduzindo, se não cumpri-los, o Vista nem vai instalar. Em outras palavras, melhor ficar como está ou providenciar um outro PC.
Para ver um vídeo promocional, clique no Soapbox on MSN Video Beta.
Para saber sobre os requisitos de sistema para rodar as diferentes versões do Windows Vista, clique aqui.
Quer rodar um aplicativo para diagnosticar se sua máquina está pronta para o Vista, faça o download do Windows Vista Upgrade Advisor (6,4 mb).
Deus nos abençoe!

Neologismo

Ismaelino Pinto em O Liberal, vai de fina ironia para caracterizar uma nova síndrome que assola a cidade.

NOVIDADE - A Maricota língua de jambu, depois de voltar de um safari nas montanhas da Romênia, promete contar nas próximas edições detalhes sobre uma nova patologia na mangueirosa: o chilique DAS. Aguardem!

Estamos aguardando.

Gafe

O R70 hoje comete uma rápida gafe em relação ao médico-cirurgião-vascular-mestre-em-letras-poeta Aristóteles Guilliod de Miranda.
Não sobre os méritos do colega, sabidamente um excelente escritor e poeta.
Mas sobre a especialidade.

Academia

O poeta Aristóteles Miranda, que na semana passada lançou mais um livro de poemas, começou a sonhar com a Academia Paraense de Letras (APL). A primeira estratégia é entregar a cada eleitor-imortal um exemplar de seu belo livro de versos e anunciar que é candidato, numa próxima eleição. Há muito tempo que um poeta do nível de Aristóteles, que é neurocirurgião graduado e mestre em Letras, não tenta uma vaga na APL.

Ari é cirurgião vascular. E bem que merece a indicação à APL.

Firefox crescendo



Este gráfico em "pizza" retirado do Google Analytics analisando o perfil do visitante deste blog, mostra (embora de maneira não científica) o crescimento da fatia dos usários do navegador Mozilla Firefox.
No Flanar está dando IE 69% Firefox 27,6%.
Méritos inegáveis do navegador que facilita as coisas para o usuários com sua característica navegação em abas.
Seria interessante saber as estatísticas de outros blogs neste particular.

O Beijo



Esta é uma imagem de minha autoria já publicada outras vezes neste blog.
É da obra "O Beijo" de Rodin, disponível no Museo Nacional de Bellas Artes (MNBA), em Buenos Aires.
Um pedaço de mármore estonteante.

Não é escolha sensata

Uma besteira a coisa da prefeitura petista de Santarém contratar o PKeys como seu urbanista. Essa gente parece desconhecer o princípio de imiscibilidade dos líquidos, ou de que cada macaco tem o seu galho para atirar caroços na cabeça dos outros, e que os homens se distiguem dos outros, neste mundo, pelo dinheiro, o amor, a política e o poder.
Imagina se o Almir Gabriel ou o Simão Jatene chamaram Edmilson Rodrigues para formular projetos urbanísticos, quando este deixou a Prefeitura de Belém, ainda que fossem para o mais remoto dos remotos interiores de um interior paraense!
A razão é bem simples: magnanimidade pressupõe avaliação de risco. Não fosse assim Albert Speer teria sido reconstrutor da Alemanha após a Segunda Guerra Mundial.

Fé no que virá!

Um importante personagem das atribulações do PT, no período pré-eleitoral, esteve incógnito em Belém do Pará, no Círio. Visitou-nos para dar testemunho de fé na santinha que o salvou dos mais terrível abismo, que se lhe abriu em portos muito bem guardados do inimigo.
Dias depois, em contrário do que seus adversários planejaram, foi eleito entre os mais sufragados no berço imperial de um Alencar.

domingo, 12 de novembro de 2006

Flanando pelo Google Earth


Eurotunnel - Coquelles (Calais) - França

Latitude: 50°55'16.12"N
Longitude: 1°47'3.77"E


Eurotunnel - Folkstone (Dover) - Grã Bretanha

Latitude: 51° 5'49.30"N
Longitude: 1° 9'22.77"E

Esta obra fantástica, de extraordinária importância faz em 20 minutos a travessia de Coquelles (França) até Folkstone (UK), a uma profundidade média de 45 metros abaixo da linha d'água.
Por ter custado muito mais do que o previsto, a obra gerou uma dívida enorme ao consórcio binacional que o construiu.
Mais informações na Wikepedia.

Ciclistas

Do R70 de hoje:

A Ctbel começou a cadastrar ciclistas com a intenção de desenvolver uma campanha para reeducá-los no trânsito maluco da cidade.

Taí uma boa iniciativa. Mas era para ontem.
Poderíamos alinhar centenas de problemas observados no cotidiano de quem precisa entrar na terra sem lei do trânsito desta cidade.
O dos ciclistas é apenas um deles. Além de arriscarem a própria vida ao entrarem neste cenário, arriscam também a de terceiros das mais variadas maneiras.
Principalmente ao trafegarem na contra-mão e ainda enchendo-se de razões ao fazê-lo.

"PKeys" e Maria do Carmo

O Repórter 70 emerge neste domingo com uma notícia, surpreendente, para dizer o mínimo.

Emprego

Das propostas de emprego que o secretário de Cultura, Paulo Chaves Fernandes, tem recebido para quando deixar o governo, a que mais lhe agradou, até agora, foi a da prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins. A petista quer que ele participe de projetos urbanísticos na cidade. A primeira sondagem foi feita na Feira do Livro. Depois, Maria mandou um ofício formalizando o convite e, desde então, tem feito contato por meio de assessores.

Alguém se habilita a confirmar esta nota.

Biblioteca de Alexandria


A cidade de Alexandria, conhecida como a Pérola do Mediterrâneo, reuniu obras extraordinárias do mundo antigo: o célebre farol, a maior biblioteca da Antiguidade, o palácio de Cleópatra.
A grande Biblioteca de Alexandria se extinguiu num incêncio atribuído aos exércitos romanos. Até hoje é considerada uma das maiores tragédias bibliográficas registradas na história, pela perda de conhecimento que isto significou (segundo os historiadores, chegou-nos apenas 1/3 da produção literária do mundo antigo).
No canto superior direito vemos a moderna arquitetura da Biblioteca de Alexandria, reconstruída com o objetivo de fazê-la de novo uma das maiores do mundo.

sábado, 11 de novembro de 2006

Dia do Intensivista

Ontem, 10 de Novembro, foi Dia do Intensivista.
Aos colegas que optaram por esta especialidade duríssima, vivendo em plantões, convivendo com a angústia, o stress e ainda tendo que lidar com o mais variado leque de dificuldades, nosso respeito e nossa homenagem.
A Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) fez uma bonita homenagem, que pode ser vista em http://paginas.terra.com.br/servicos/eva/conclusao/

O encontro do século

Mas não teria passado de um simples carneiro regado a Guaraná Garoto.
O Quinta Emenda publica hoje a resposta de Chico Cavalcante sobre o almoço com Orly Bezerra.

Juvêncio,
eu e o Orly sabemos do que tratamos.
Foi uma conversa privada e republicana.
Só tenho a dizer que nada do que foi publicado a respeito corresponde a verdade dos fatos.
Grande abraço, Chico.

sexta-feira, 10 de novembro de 2006

Jáder agora é réu?

O G1 acaba de noticiar que o STF decidiu hoje acolher denúncia do MPF contra o deputado federal Jáder Barbalho por suspeita de irregularidades na desapropriação da fazenda "Vila Amazônia", no Amazonas, na época em que era Ministro da Reforma Agrária do governo Sarney.

Leia mais [aqui].

Resolução da Ortotanásia aprovada no CFM

É o que informa hoje a Folha de São Paulo (apenas para assinantes UOL), notícia comemorada pelo blog que tanto escreveu sobre o assunto, na tentativa de esclarecer a sociedade sobre os reais objetivos da resolução.
Mas a notícia também adverte que por enquanto a resolução só tem efeito interno, "não isentando o profissional de ser responsabilizado criminalmente".
Ainda segundo a matéria:

Segundo José Eduardo de Siqueira, presidente da Sociedade Brasileira de Bioética, a resolução encerra um dilema ético. "Os médicos, sobretudo os intensivistas, estão reféns hoje de uma situação cruel: não ter amparo e não saber quando interromper um tratamento de um doente grave e incurável."

Médicos e sociedade esperam agora que a área jurídica avance no amparo legal a tão importante medida, que visa tão somente evitar a chamada "obstinação terapêutica", garantindo a chamada ortotanásia ou morte natural, recheada de dignidade.

Gostosão

Jordy reclama no Diário do Pará que não tem buscado contatos com os petistas, conforme noticiado ontem. Segundo ele é Ganzer quem o tem procurado com insistência.

Rendez vous

De fazer inveja a qualquer global, foi o encontro mais comentado da semana. Os mortais ficaram sabendo que os abstêmios beberam guaraná e degustaram carneiro num restaurante italiano da cidade. Mas, o prato principal mesmo, quem nos informa é o tinhoso Repórter Diário (Diário do Pará) de hoje:

Chiquinho Cavalcante e Orly Bezerra almoçaram na Cantina Italiana, ontem. O publicitário tucano pôs na mesa proposta de “delação premiada”, a fim de evitar uma devassa nas contas de publicidade dos governos do PSDB.

Diante de tanta boa vontade, os fiscais do bem público devem intimar o confuso publicitário e esclarecer-lhe sobre quem de direito arbitra sobre devassas e delações premiadas na sociedade. Afinal, não existem inocentes na zona.

Escambo

Na coluna Repórter Diário (Diário do Pará), lê-se sobre fato que mereceria maiores detalhes em razão da gravidade do que é informado: com a inocência dos querubins uma autoridade constituída resolveu praticar escambo com o patrimônio público. Parece que, desta vez, a sociedade não terá como única opção queixar-se ao bispo.

"O comandante do Corpo de Bombeiros, Orlando Frade, encaminhou, ontem, defesa ao Ministério Público Militar, com documentação sobre o processo de cessão de uso de terreno público a uma empresa particular em troca de equipamentos de resgate para a corporação. Ele esclarece que os cinco equipamentos são dois jet-skis, um quadriciclo e dois reboques - e não cinco jet-skis, como aparece na denúncia. Todos os equipamentos estão sendo usados pelo Grupo de Busca e Salvamento, no Tapanã".


Miopia

Esse é o comentário da Deputada Socorro Gomes sobre a inclusão de representantes do Judiciário e Ministério Público na comissão de transição do governo:

“Em que pese o enorme respeito que temos pelas duas instituições, é preciso lembrar que a transição é no Executivo, que os poderes são independentes e que nossas relações não poderão passar à sociedade a idéia de que o Ministério Público e o Judiciário funcionam no Pará como correia de transmissão do governo estadual”.

Infelizmente não cabe punhos de renda nesse assunto.
O que se experimentou nos anos dos governos do PSDB no Pará não foi só uma sensação de desequilíbrio entre os poderes, mas a hipertrofia concêntrica do Executivo, capaz de indignar o mais leigo dos cidadãos em matéria política.
A proposta do governandor, portanto, não representa um risco de passar à sociedade uma idéia equivocada, trata-se da própria idéia equivocada tal qual é praticada.

Flanando pelo Google Earth


Pão de Açúcar e o Morro da Urca - Rio de Janeiro

Um dos mais belos e mais conhecidos cartões postais do Rio de Janeiro.

Latitude: 22°56'56.51"S
Longitude: 43° 9'26.18"W

quinta-feira, 9 de novembro de 2006

Nem amargo, nem malogrado

A jornalista Ana Márcia "puxa a orelha" do Flanar sobre o post Amargo e Malogrado. Informa que o blog da Rita Soares no Portal ORM, confirma que o almoço entre os publicitários Orly Bezerra e Chico Cavalcante de fato ocorreu.

Os publicitários Orly Bezerra e Chico Cavalcante dividiram ontem, na Cantina Italiana, um carneiro, regado a Guaraná Garoto.

Aos leitores, nossas desculpas. Nossos agradecimentos a Ana pela ajuda.
Mas que eles mudaram o restaurante, mudaram sim.

Agora é Comendador Verequete!









Paraenses estiveram em Brasília para receber honrarias.
Primeiro foi a Dra. Ana Vilacy Gallúcio, do Museu Paraense Emílio Goeldi. Seu trabalho de linguística com os índios Sakurabiat foi distinguido pelo Ministério da Cultura com o Prêmio Rodrigo de Melo Franco, na categoria de salvaguarda dos bens de natureza imaterial.
Depois, foi o Mestre Verequete, genuíno artista popular da Amazônia, homenageado com a Ordem do Mérito Cultural.
Foram igualmente honrados com a distinção o artista plástico Emmanuel Nassar e o antropólogo Daniel Munduruku.
A comenda é concedida pelo Presidente da República a personalidades que contribuíram para o progresso da cultura brasileira.

Inculta e bela

O deputado eleito Gérson Peres diz que a menina dos seus olhos na Câmara Federal será a Transoceânica, um projeto de estrada para ligar o Pará e o Maranhão pela costa do salgado. Não sei opinar sobre a coerência desse projeto, pois não o conheço, mas o nome ao menos é impróprio. Trans é prefixo latino que significa além de, para lá de, depois de. Além do mais, a tal estrada não atravessa oceano algum, apenas o marjeia. Correto seria identificá-la como Rodoceânica.

Fogo cruzado

O céu parece cair-llhe sobre a cabeça. Enquanto o Diário do Pará fala de muitos motivos para chamá-lo de oportunista, em O Liberal, o Repórter 70 publica a recente lavagem de roupa suja entre Jordy e Carmona:

Feridas

O marasmo da Assembléia Legislativa foi interrompido, na sessão de ontem, com uma acalorada discussão entre os deputados Arnaldo Jordy e Martinho Carmona. Jordy criticava a possível indicação do senador Luiz Otávio Campos, que não se reelegeu, para o Tribunal de Contas da União. Carmona tomou as dores do amigo e cutucou uma ferida do deputado do PPS: o possível envolvimento de gente do partido dele em corrupão. Segundo relatório da Advocacia Geral da União, há 15 prefeituras sob o comando do PPS envolvidas em desvio de dinheiro da União. Só não foram às vias de fato porque a turma do deixa-disso fez o papel dela.

Os socialistas institucionais

De olho no inegável desembaraço com que o PPS valsa nos salões do poder, o Diário do Pará, em sua coluna mais famosa, senta o pau e passa recibo:
" Coerência
O deputado Arnaldo Oportunista Jordy já procura, insistentemente, a assessoria da futura governadora do Pará, Ana Júlia. Ele tem trajetória política definida. Está sempre com o governo, independente de quem seja".

Lentidão

Apesar de ter melhorado o código de suas páginas web para usuários de Firefox, o Diário Online continua com o problema no servidor de hospedagem. Muuuiiito lento pela manhã.

quarta-feira, 8 de novembro de 2006

Poesia do Grão Pará



Horizonte
Aristóteles Guilliod de Miranda

Ainda que não desejasse,
na palavra
o impulso
de ver além

IN: Poesia do Grão Pará. Org. e notas Olga Savary.
Rio de Janeiro. Graphia Editorial/ Prefeitura Municipal de Belém, 2001.

Médicos escritores

O blog registra e agradeçe o convite de lançamento do livro de poesias "Para Além dos Alísios", do médico angiologista Aristóteles Guiliod de Miranda. Vai ocorrer nesta sexta, dia 10, às 18:30 h no Instituto de Ciência e de Arte da UFPa, na Praça da República. O poster vai prestigiar.

-----------------------------------------------------------------
Editada às 8:25 de 09 de novembro

Lembrado pelo Oliver, além de médico angiologista, o Dr. Aristóteles Guilliod de Miranda é mestre em literatura pela UFPa.

Khan El Khalili, à noite

Mercado Egípcio


Uma nação milenar que tem ao norte o Mar Mediterrâneo como limite, e o Rio Nilo como elemento de integração nacional, necessariamente possui habilidades comerciais especiais. Aqui estamos em Kahn El Khalili, o lendário centro comercial do Cairo, 24 horas a mercadejar.
E se prepare para negociar , porque o primeiro preço é sempre salgado. Mas, com paciência, se o vendedor não voltar atrás no último minuto, os preços se reduzem em até quarenta por cento. Entretanto, caso ele desista no último minuto, não esmoreças, volta à carga, que ele apenas está testando tua espectativa para pelejar em mais uma nova rodada de negociação.
No Egito, é bom sempre lembrar: acerte ANTES nos mínimos detalhes, tudo o que vai fazer e não vai fazer, porque os contratos estão presentes em todas as relações comerciais, ainda que sejam eles orais. Esse é um bom conselho para que, ao final, ouças de teu negociador a melhor das exclamações em árabe: Salam! Paz!

Amargo e malogrado

Vejam o que aconteceu com o pretenso almoço que Orly Bezerra queria com Chico Cavalcante, citado neste blog no post Almoço Amargo.
O Blog do Barata nos conta que "foi tudo por águas de bacalhau" no post Almoço Malogrado.

Quando andamos pelas ruas do Cairo observamos que a maioria dos traseuntes são do sexo masculino. Apesar do Egito ser um dos países mais ocidentalizados do Islã, são ainda bem rígidas as regras que delimitam o papel social das mulheres. Aqui um grupo de estudantes passa pelo carro, sob a vista do militar armado de fuzil. A presença militar na cidade é expressiva, especialmente próximo a monumentos e sítios arqueológicos. Quem visita Luxor e o Vale dos Reis tem escolta policial em razão dos atentados que ocorreram nesses lugares turísticos. Infelizmente, por falta de tempo, não pude ver essas jóias da arqueologia egípcia.

A cidade do Cairo

A cidade do Cairo tem cerca de 20 milhões de pessoas, constituindo-se num dos maiores núcleos urbanos do planeta. É uma cidade de fortes contrastes sociais, marcada por um trânsito caótico, de fazer qualquer paulistano sentir orgulho do trânsito na capital bandeirante.
A dimensão do que digo pode significar, por exemplo, invadir a via de uma avenida tipo Almirante Barroso, na contra-mão, advertindo-se o assustado passageiro que a manobra é necessária para contornar aquele engarrafamento. Sinais de trânsito raramente são respeitados, e quem impõe ainda alguma ordem é a polícia, presente em todos os lugares da cidade.

Flanando pelo Google Earth


Aeroporto do Cairo e um estranho detalhe...

...um avião em posição pouco adequada.

O Google Earth também é um poço de curiosidades. Existem até comunidades formadas na internet para compartilhar estes achados.
E aproveitando a flanada que dei ontem no enquadramento das pirâmides de Gizé, fui até o aeroporto do Cairo e encontrei esta cena insólita.
Um jato sem as turbinas e com a asa esquerda menor do que a direita, posicionado fora da pista. Marcas de derrapagem podem ser vistas na pista à direita.
Teriam sido os vestígios de um acidente que o satélite surpreendeu?

Latitude: 30° 6'34.34"N
Longitude: 31°24'36.34"E

Jura dizer a verdade?

Sempre que visito livrarias dou com os olhos no livro dele, disponível com livre acesso também na internete. Daí que perguntava aos meus botões por que essa atitude de auto-afirmação meio tardia, de enfrentamento com a verdade de quem o acusa sob a máscara de comandante Tibiriçá.
Agora O Globo me esclarece que, pela primeira vez no Brasil, um condestável da ditadura militar de 64 será levado a tribunal para dar conta de seus atos contra a integridade física e moral dos opositores ao arbítrio. O antes impensável aconteceu: "Coronel Brilhante Ulstra, do Doi-Codi, vai a julgamento em São Paulo por tortura". Uma vitória inegável de suas vítimas e do Movimento Tortura Nunca Mais.

Telefonema amargo

O titular do MPE, procurador Francisco Barbosa, teria levado 40 minutos ao telefone com a Governadora eleita Ana Júlia Carepa!
É o que diz uma notinha malvada do RD hoje.
Pô, Ana! Mil coisas!

Durou cerca de 40 minutos o telefonema do procurador geral Francisco Barbosa, do Ministério Público Estadual, para a governadora eleita Ana Júlia, ontem. Pelo teor (e duração)da conversa, deve ter buscado um “habeas corpus” preventivo em relação ao futuro governo.

Cruz Vermelha

O RD publica hoje nota sobre a precária situação da Cruz Vermelha.

Socorro à cruz
Desde o ano passado, a Cruz Vermelha está precisando de socorro. As dificuldades envolvem desde salários atrasados a cortes de luz, água e telefone. Os problemas começaram quando a Prefeitura de Belém deixou de cumprir convênio assinado com a entidade. Somente em outubro, a Sesma começou a pagar, parcelados, os recursos referentes a 2006, no valor integral de R$ 82 mil. Ainda faltam R$ 67 mil de 2005.

Longe de questionar os inestimáveis serviços prestados pela organização, que possui grande visibilidade internacional e também local, particularmente na época do Círio, tenho alguma ignorância confessa sobre seu modus operandi.
Com toda sinceridade, gostaria de obter mais informações sobre sua estruturação local, modo de funcionamento, composição de sua diretoria, transparência de sua gestão, organograma, e inúmeras outras dúvidas. Quem a administra ao longo dos tempos? Existe alternância nesta gestão? Quais seus relacionamentos com as esferas federais, estaduais e municipais? Existe profissionalização de seus membros? Como se articula nacionalmente e internacionalmente. A gestão local segue as mesmas linhas da organização internacional?
Quem puder me esclarecer, agradeceria.